Mais um para a coleção: sapato com e-Ink pode mudar de cor e exibir padrões

2 min de leitura
Imagem de: Mais um para a coleção: sapato com e-Ink pode mudar de cor e exibir padrões

Não é que os homens sejam desleixados com a aparência, mas, em geral, o público masculino não é tão aficionado por calçados – com muitos mantendo apenas alguns poucos pares de tênis. As moças, por sua vez, têm uma relação bem mais próxima com a peça de vestuário, como se fosse preciso ter um sapato para cada ocasião – ou estilo de roupa. Isso faz com que os rapazes sofram na hora de comprar o item para suas amadas. Porém, a tecnologia deve ajudar nessa tarefa com o surgimento do versátil Volvorii, um sapato inteligente.

O produto ainda está em desenvolvimento, mas já é possível dar uma olhada no que ele é capaz por conta do projeto colocado no site Indiegogo – serviço semelhante ao Kickstarter. Apesar de a ideia de calçados smart não ser exatamente nova, o caso do Volvorii é obviamente diferente, deixando de lado a coleta de dados, comum em itens voltados para corredores, para se focar em um visual único. Isso fica claro pela forma estilosa do sapato de salto alto e, claro, pela inclusão de uma tela flexível de e-Ink na parte externa do vestível.

Para cair no gosto das mulheres, a ideia é permitir que seja possível escolher o que é mostrado no display de papel eletrônico quando o produto estiver calçado. A tarefa é simples, já que na sola do wearable há um controlador Bluetooth LE. Basta que o consumidor instale em seu smartphone o aplicativo dedicado à função para que possa controlar o padrão ou a cor que vai complementar o visual do sapato – respeitando-se as limitações da tecnologia monocromática. Com ofertas nas cores branca e preta, o Volvorii abre um leque de opções para seu público.

Para dar conta do recurso, o smart shoe tem uma bateria de 200 mAh com expectativa de duração de dois a seis meses – dependendo da intensidade de uso. Recuperar a energia também é algo prático, uma vez que a recarga par a 100% é feita em cerca de duas horas com o uso de um carregador sem fio. Caso tenha interesse, é bom ficar de olho em mais alguns dados: o item oferece opções de salto de 8,5 e 11,4 centímetros e atende um público amplo, encaixando em pés do tamanho 34 ao 42.

Claro que ainda é preciso que o projeto seja devidamente bancado na plataforma de financiamento coletivo, sendo necessários US$ 50 mil até o dia 12 de abril para que a peça se torne realidade. Até agora o Volvorii conseguiu apenas 9% do valor, mas se conseguir chegar em sua meta, vai poder ser adquirido por US$ 249 – ou menos, caso você aposte na ideia antecipadamente. As primeiras unidades do sapato estão agendadas para entrega a partir de dezembro deste ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.