Imagem de Sid Meier's Civilization IV
Imagem de Sid Meier's Civilization IV

Sid Meier's Civilization IV

Nota do Voxel
89
Ficha Técnica
Lançamento: 25/10/2005
Classificação: Para maiores de 17 anos
Desenvolvedora: Firaxis Games
Distribuidora: 2k Games
Nº de Jogadores: 1-12
Resumo
Civilization IV é a quarta edição da renomada série de estratégia em tempo real Civilization. O primeiro passo neste game é escolher uma dentre as grandes civilizações que participaram, ou participam, da história do planeta Terra. Após isso, o estilo e o tempo de jogo vai ser definido pelo tamanho do mapa e quantidade de civilizações existentes — uma partida pode durar desde 2 ou 3 horas até semanas.
 
Desde os primórdios da franquia a mecânica se mantém a mesma: visão superior onde as unidades podem se mover em 8 direções, árvore tecnológica que obriga o jogador a desenhar uma linha estratégica específica, cabendo a ele decidir por melhorias bélicas ou primar pela ascensão cultural além é claro fazer construções e exércitos para atacar e defender.

No caso de Civilization IV, o jogo ficou mais objetivo e técnico: apesar da interface gráfica estar melhor, totalmente 3D, não há visão da cidade; as animações que ilustram a construção das maravilhas do mundo, por sua vez, estão mais cruas, beirando o grosseiro.
 
As batalhas podem ser acompanhadas de perto, dando a possibilidade de se observar os movimentos dos exércitos. O jogador também pode dominar as cidades inimigas próximas caso suas cidades tenham uma influência cultural suficientemente forte. A diplomacia, como já é tradição na série, mantém sua importância para que o jogo se mantenha estratégico e tático, a despeito de uma partida caótica e sangrenta.

Por fim,  a simplicidade dos atributos e da mecânica das batalhas fecha a lista de qualidades de Civilization IV . Agora, em vez de inúmeros números confusos, o jogador deverá se ater ao relevo e vegetação em que seu exército está posicionado — uma montanha pode beneficiar bastante os arqueiros enquanto uma floresta pode beneficiar os fuzileiros, por exemplo. Civilization IV é, portanto, um jogo para um público exigente e que está disposto a explorar unicamente a diversão que a estratégia proporciona e não apelos gráficos e sonoros exagerados.

Comentários

Conteúdo disponível somente online