Red Steel é o primeiro jogo de tiro em primeira pessoa para o console de nova geração da Nintendo, lançado no mesmo dia da estréia oficial do videogame. A idéia é um encontro das artes antigas japonesas com a tecnologia moderna. Katanas convivem pacificamente com armas de fogo de alto calibre, enquanto o jogador imerge numa jogabilidade que só é possível através do controle do Wii.
A idéia do jogo é um enredo nipônico-americano. Scott Monroe é o personagem principal. Ele é noivo de Miyu Sato, filha de Isao Sato, um sujeito poderoso envolvido com a máfia. Em um hotel em Los Angeles, na Califórnia, Isao e Scott finalmente vão se conhecer. Uma gangue disfarça-se como staff do hotel e abre fogo pesado contra o quarto de Sato. Scott desespera-se e tenta ajudar, mas acaba caindo incosciente no chão. Ao acordar, afana a pistola do guarda-costas morto e vai ao encontro de Sato (que está ferido) no telhado.
Após uma série de reviravoltas, Sato acaba morto e Miyu é raptada. Cabe a Scott ir atrás do seu amor, perseguindo os bandidos nas metrópoles de LA e Tóquio. Naturalmente, é claro, organizações criminosas e gangues darão as caras para atrapalhar ainda mais a vida de Scott. Prepare-se para um jogo sujo: uma espada na mão, um "três oitão" na outra e o cara já era!