Imagem de ModNation Racers
Imagem de ModNation Racers

ModNation Racers

Nota do Voxel
82

Deixe os karts e sua imaginação correrem soltos!

Img_originalO conceito é bem conhecido: crie, jogue e compartilhe. Já vimos isso em LittleBigPlanet — e o sucesso é evidente. Como se o ser humano tivesse uma necessidade inerente de mostrar aos outros aquilo que é capaz de realizar com as ferramentas que possui a sua disposição. Mas um bom conceito nunca passa muito tempo sem ser aperfeiçoado ou, ao menos, assimilado.

ModNation Racers é um título que faz uso dessa premissa. As pessoas gostam de games envolvendo corridas de karts com combates. As pessoas gostam de personalizar seus avatares em jogos eletrônicos. As pessoas gostam de expressar sua criatividade e mostrá-la ao mundo. Logo, as pessoas gostam de um produto que as permita realizar tudo isso ao mesmo tempo e de forma integrada.

Como tal, é um game que necessita absolutamente de conexão à internet. Praticamente tudo que é realizado dentro do ModSpot (nome dado ao centro de atividades, pelo qual o jogador navega, que permite acessar as diversas funções do jogo) tem alguma relação com sistemas online. Desde o compartilhamento de criações até as corridas online com outras 11 pessoas.

A United Front Games realmente fez jus às promessas anteriores ao lançamento. O jogo realmente é tudo aquilo que diziam: divertido, irreverente, flexível, coeso e — talvez o mais importante —possui identidade própria. O suficiente para conquistar inúmeros fãs ao redor do globo... Mas, certamente, não todos os que gostaria.

ModNation Racers é, sem sombra de dúvidas, um jogo muito bom. Possui falhas consideráveis, é verdade, mas do tipo que incomoda apenas tipos específicos de jogadores. O público-alvo central do game não se importa em esperar um pouco para acessar as telas e certamente não se preocupa com as falhas da jogabilidade contra o computador.

Esse conjunto torna o jogo bastante atrativo para as pessoas que estão procurando criar conteúdo próprio e participar de uma comunidade de jogo de corrida que engloba muito mais diversidade do que é possível, de fato, conferir. Ou seja, quem gosta de criar e compartilhar certamente vai encontrar um título excelente.

Quem gosta de jogar, no entanto (especialmente quem gosta apenas de jogar), não se sentirá tão à vontade. Existem vários outros games muito melhores no quesito jogabilidade e que exploram a competição e a diversão de controlar karts (ou mesmo carros) de forma muito mais adequada.

Img_original

Além disso, é preciso investir bastante tempo em ModNation para sentir os resultados e realmente extrair o máximo que ele pode oferecer. Não se trata de um jogo para comprar, sentar e já nos primeiros minutos divertir-se à beça; é preciso todo um investimento e comprometimento iniciais antes de realmente entender do que se trata e como melhor aproveitá-lo.

Sempre ressaltamos, aqui no Baixaki Jogos, que um dos principais quesitos que analisamos é o quão bem um título cumpre sua proposta. ModNation o faz muito bem, embora não perfeitamente, com o único problema de ter deixado um dos três pilares da proposta subdesenvolvido. O que certamente não estraga em nada a experiência de quem quer explorar todos: criando, jogando e compartilhando.