Deixe de lado os heróis dos livros. Em Lord of the Rings: War in the North, os jogadores são convidados a assumir o papel de três bravos guerreiros, ainda desconhecidos em meio aos conflitos da Terra-Média, mas com potencial para encerrar os derramamentos de sangue ao norte do continente.
O jogo adota a perspectiva de terceira pessoa para submergir os jogadores na mais nítida ação. O controle sobre os personagens é livre, sendo que há a possibilidade de escolher entre um humano (mago), uma elfo ou ainda um anão. Em termos de habilidades, o primeiro da turma é especialista em ataques de alto poder ou magias de proteção. Já a garota ataca com velocidade, sempre de longe para manter-se segura.
O anão é o mais brutal de todos, fincando seu machado nos corpos dos monstros e soldados inimigos, abrindo espaço para a tradicional jogabilidade hack and slash. Além da escolha livre entre os guerreiros, os jogadores poderão também disputar em campanhas cooperativas, tanto dividindo a tela pelo mesmo console ou em lugares separados, através da conexão com a internet.
Por fim, a tematização é bem mais adulta do que a vista nos episódios anteriores da franquia, conferindo não somente mais realismo às cenas, mas também um aumento considerável do impacto das mortes, que agora exibem sangue por todos os lados.