Pronto para retornar ao Santuário? [vídeo]

Videoanálise

Quase um ano e meio depois de Diablo 3 ter chegado ao PC, é a vez dos consoles da Sony e da Microsoft receberem uma versão do game. Em vez de simplesmente portar o jogo original para as novas plataformas, a Blizzard garante que o recriou praticamente desde o início para se adequar ao PlayStation 3 e ao Xbox 360.

Isso é possível de ser notado em diversos de seus aspectos. Para começar, um novo sistema de controles adapta para os joysticks o que era baseado no esquema "mouse e teclado". Além disso, novas interfaces e comandos ajudam o jogador a acostumar-se rapidamente com os novos controles.

Outra novidade apresentada nos consoles é a presença de um modo multiplayer local com suporte para até quatro jogadores simultâneos – ideal para quem deseja se divertir de maneira despretensiosa com os amigos pelas terras do Santuário. Será que com isso esta versão consegue obter o mesmo sucesso que a sua irmã do PC?

Diablo 3 é um grande jogo que aproveita toda a mitologia da franquia para contar um novo capítulo da história do Santuário. Durante essa jornada, os jogadores têm a chance de testar as habilidades da classe que escolheram enquanto enfrentam uma série de desafios e criaturas infernais. Tudo isso, no entanto, já estava disponível nos PCs.

O grande diferencial de Diablo 3 nos consoles, além das facilidades proporcionadas pela ausência da Casa de Leilões, é o seu multiplayer local. Claro, enfrentar hordas de oponentes acompanhado de seus amigos já era possível antes, mas fazer isso com eles ao seu lado é algo completamente diferente.

Esse aspecto, contudo, deve boa parte do seu sucesso à competência da Blizzard em criar uma experiência acessível aos novatos e sem complicações para os descompromissados. Ao mesmo tempo, jogadores que quiserem explorar todas as sutilezas do jogo também podem fazê-lo, uma vez que o game está bastante versátil.

Tanto para quem gosta de uma boa experiência multiplayer como para aqueles que, por qualquer motivo, deixaram de jogar Diablo 3 em sua plataforma original, a versão dos consoles criada pela Blizzard é uma ótima pedida.

Diablo 3 foi avaliado utilizando uma edição física para PlayStation 3 cedida pela Blizzard.