Quem são as mentes por trás de seus jogos favoritos?

10 min de leitura
Imagem de: Quem são as mentes por trás de seus jogos favoritos?
Todos os dias nós, gamers dedicados, ligamos nossos video games (ou PCs), escolhemos um jogo e jogamos por pelo menos alguns minutos, além é claro de acessar o TecMundo Games para manter-se sempre bem informado de futuros lançamentos que poderão nos interessar.

Entretanto, quais são as mentes por trás dos grandes sucessos que vêm nos acompanhando desde nossa infância, marcando grande parte da diversão neste período de nossas vidas. Descubra o nome dos pais de Mario, Monkey Island, Gears of War, Metal Gear Solid e tantos outros sucessos dos games de hoje e de ontem.


Shigeru Miyamoto
O homem por trás do Mario

Shigeru Miyamoto pode ser um nome um pouco esquisito, mas é bom ir acostumando-se com eles: muitos nomes nipônicos farão parte desta lista extensa de celebridades do entretenimento virtual, e no caso de Miyamoto, sua importância o posicionou como primeiro nome da lista.

Seus trabalhos no mundo do entretenimento virtual são muito conhecidos: Mario, The Legend of Zelda, Donkey Kong, Star Fox, F-Zero e Pikmin são os mais impactantes, e algumas de suas criações mais recentes são Nintendogs e Wii Music, além de Wii Fit.

Com um currículo tão extenso, o homem que provavelmente mais dá dinheiro para a Nintendo é muito bem visto no mundo dos games. Shigeru, no entanto, costumava passar sua infância explorando cavernas e percorrendo campos na região próxima a Kyoto, sua cidade natal. Esta experiência, segundo ele, é fonte inspiradora do sucesso The Legend of Zelda.


Hideo Kojima
O pai da furtividade
Olhos profundos e penetrantes
Ovacionem este nome, fãs de Metal Gear! Hideo Kojima não é um homem de muitas criações: Quando Kojima estava iniciando sua carreira, lançou Penguin Adventure, que não fez muito sucesso. Alguns de seus primeiros projetos eram muito rejeitados, e então Kojima recebeu um ultimato: ou se saía muito bem em sua próxima idéia, ou rua.

Para sua sorte, e da Konami tambémo designer de video games criou então a proposta para Metal Gear, o primeiro jogo de espionagem tática da história dos games. O jogo fez muito sucesso e Kojima manteve seu emprego.

A série Metal Gear transformou-se, posteriormente, em Metal Gear Solid, e é um dos jogos mais famosos da atualidade. Hoje, o sujeito é uma das mentes mais influentes do mundo dos games e possui seu próprio estúdio de desenvolvimento: Kojima Productions. Kojima também é pai de Zone of the Enders e Snatcher.


Alexey Pajitnov
O pai da casualidade

Este russo foi o que levou a fama, mas seu sucesso é na verdade fruto de um trabalho em equipe: Pajtnov criou um dos maiores sucessos do início da era dos video games, Tetris, em parceria Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov.
Quanta alegria


crédito: Eunice Szpillman

Entretanto, o engenheiro da computação nunca ganhou dinheiro para valer com Tetris. Na verdade, como na época da criação a Rússia estava sob controle do governo soviético e Pajitnov era empregado do governo, todo o lucro dos royalties foram para o estado russo.

Depois de Tetris, Pajitnov criou jogos como Pandora's Box, Yoshi's Cookie, Welltris (versão tridimensional de Tetris) e, mais recentemente, Hexic HD, que acompanha as versões premium do Xbox 360. O designer trabalha, atualmente, para a Microsoft.


Cliff Bleszinski
Engenheiro da guerra

Apesar de seu nome difícil (para um game designer ocidental, pelo menos), Bleszinski foi capaz de fazer todos os gamers lembrarem da pronúncia e até mesmo de como soletrar seu sobrenome graças aos seus últimos feitos para a indústria dos games: Gears of War e Gears of War II.

Cliff trabalha na Epic Games há mais de 15 anos, tendo sido responsável também por um jogo chamado Jazz Jackrabbit, que conta a história de um coelho verde que se arma até os dentes para sair em busca de sua amada sequestrada.


Dan Houser
“Estrela do rock”

Não, Dan Houser não é um grande músico que em seu tempo livre desenvolve jogos, e nós nem sabemos se ele é um desenvolvedor que em seu tempo livre gosta de fazer música. O subtítulo diz respeito à companhia na qual Dan Houser trabalha: a Rockstar.

Dan produziu GTA III e alguns outros jogos da série GTA, além de ter escrito o roteiro para Bully e de quase todos os jogos da série GTA, com exceção de Chinatown Wars. Além disso, o designer atua como dublador em alguns de seus títulos, entre eles GTA IV.


Sid Meier
Um homem “civilizado”

Em 1991, o primeiro jogo da série Civilization chegava aos PCs e video games de todo o mundo. Seu pai? Sid Meier. Com um início impactante, a série cresceu e hoje possui quatro jogos, sendo que os dois primeiros deles foram coordenados de perto por Sid Meier.

Sid Meier possui uma história muito interessante relacionada ao seu nome: Quando o designer estava para lançar Sid Meier's Pirates!, o nome era apenas Pirates!. No entanto, após muitas distribuidoras negarem o lançamento do jogo, Sid Meier decidiu inserir seu nome antes do título.
Sid Meier


crédito: Antonio Fucito

Depois disso, aceitaram o lançamento do título, que é considerado até hoje um dos melhores jogos relacionados a piratas da história. Desde então, diversos de seus jogos trazem seu nome no título. A exemplo: Sid Meier's Colonization e Sid Meier's Alpha Centauri, Sid Meier's Railroads! e outros.

O desenvolvedor, que já possui quase 30 anos como designer de games, possui em seu nome uma lista considerável de títulos coordenados. São mais de 30 jogos, o que contabiliza uma média de mais de um lançamento por ano.


Tim Schafer
Senhor adventure

Tim Schafer faz jus ao título de lorde dos games no estilo adventure. O desenvolvedor possui uma extensa lista de títulos adventure de grande sucesso no início de sua carreira. O primeiro jogo a ser dirigido por Tim Schafer foi The Secret of Monkey Island, que é considerado até hoje um dos melhores jogos de todos os tempos.
Tim Schafer


crédito: James Spafford

Day of the Tentacle, Full Throttle, Maniac Mansion, Monkey Island 2: LeChuck's Revenge e Grim Fandango também trazem o nome do designer em seu desenvolvimento, sendo que Full Throttle, um clássico de seu gênero e verdadeira obra-prima dos games, foi o primeiro projeto solo de Tim Schafer.

Atualmente, Tim Schafer está produzindo Brutal Legend, jogo que conta a história de um roadie (auxiliar das bandas em turnê) que vai até o Inferno e decide vencer o demônio para salvar o metal. Dublado por Jack Black, o jogo promete ser um grande sucesso para 2009.


Warren Spector
O pai de Wing Commander e Deus EX

Muitos dos jogadores atuais provavelmente não irão lembrar-se da franquia Wing Commander, mas em sua época, no início da década de 90, esta série de jogos de naves espaciais foi um grande sucesso.

Um dos primeiros jogos a utilizar cenas filmadas, que contavam ainda com a aparição de Mark Hamill (Luke Skywalker, em Star Wars), o jogo marcou época, ainda no DOS. Outros títulos que trazem o selo de Warren Spector são as séries Thief e Deus EX.
Warren Spector


crédito: Justin

Como se não bastasse, Warren criou também System Shock, título que mais tarde daria origem ao jogo Bioshock, na geração atual de consoles.


Will Wright
O homem-simulador

Se Tim Schafer é o lorde dos adventure, Will Wright é o lorde simulação. Pai de Sim City, The Sims, SimEarth, SimCopter, SimLife, SimAnt e, mais recentemente, Spore, o game designer é a mente por trás dos maiores sucessos da Maxis.
Ele parece um sim


crédito: Nathan Borro

O sucesso de seus jogos rendeu bons momentos de diversão a grande parte dos fãs de simuladores. Quantos não perderam horas e horas jogando The Sims ou Sim City?


David Jaffe
O deus da destruição

Depois de criar um dos maiores sucessos do PlayStation e do PlayStation 2, a série Twisted Metal, David Jaffe foi capaz de superar seu próprio jogo, lançando um dos títulos mais impactantes que os consoles da Sony já viram.

O designer é o pai de Kratos, tendo criado o primeiro God of War. Apesar dos outros títulos da série não serem desenvolvido por David Jaffe, o impacto inicial foi por sua conta e, convenhamos, este é o mais difícil de todos.


Tomonobu Itagaki
Ninja cachaceiro

Chegado num saquê, Tomonobu Itagaki é o pai das franquias Ninja Gaiden e Dead or Alive. Apesar de não ser alcoolátra, Itagaki gosta de esvaziar a garrafa em seus momentos de folga. Ninguém reclama, desde que ele continue criando clássicos como os citados acima.

Itagaki dirigia, até um tempo atrás, a Team Ninja, equipe que está desenvolvendo o novo Metroid e que, antes disso, criou os jogos da série Ninja Gaiden, que de tanto sucesso lhes rendeu o título de "time ninja”.

Esta equipe, pertencente à Tecmo, infelizmente viu a saída de Itagaki devido à falta de pagamentos combinados entre ele e a companhia. Itagaki está processando a Tecmo por quebra de contrato, pois aparentemente a empresa ficou devendo a ele alguns milhões, que deveriam ser entregues no lançamento de Ninja Gaiden Sigma.


Hironobu Sakaguchi
A fronteira final da fantasia

Muito bem, respirem fundo antes de ler a longa lista de jogos de grande importância desenvolvidos por Hironobu Sakaguchi: Para começo de conversa, ele é responsável por praticamente todos os jogos da franquia Final Fantasy. Chrono Trigger, Chrono Cross, Parasite Eve, Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, Blue Dragon, Lost Odyssey e muitos outros títulos.

O camarada realmente possui dom para a criação de RPGs, afinal entre os títulos citados acima estão alguns dos RPGs mais marcantes de toda a história dos video games. Chega a ser difícil acreditar que tantos sucessos tenham surgido de uma mesma mente, não é?


Peter Molyneux
Produtor fabuloso

Populous, Theme Park, Dungeon Keeper, Black & White 1 e 2, Fable 1 e 2 e The Movies. Além de serem títulos de enorme sucesso, todos estes jogos possuem mais uma coisa em comum: foram desenvolvidos por Peter Molyneux.

É interessante apontar que o game designer iniciou sua carreira por baixo, vendendo títulos para Atari e Commodore 64. Entretanto sua persistência e potencial o fizeram chegar muito longe. Atualmente, Molyneux está criando Milo, um jogo que irá utilizar o potencial do recém-anunciado Project Natal.


Gunpei Yokoi
Grande inventor

Além de ter sido um grande criador de jogos para a Nintendo, tendo desenvolvido os famosos Metroid, Kid Icarus e Fire Emblem, além de alguns outros jogos menos impactantes, o pai de Samus Aran (a protagonista de Metroid) também era um inventor.

Entre suas criações estão um brinquedo muito popular em todo o mundo, o soco extensivo, bem como o Game & Watch, primeiro mini-game portátil da Nintendo, além é claro do famosíssimo Game Boy.

Entretanto, sua criação mais fantástica para o mundo dos games foi, sem sombra de dúvidas, o controle de quatro direções, que representou grande influência na experiência dos jogadores até o Super Nintendo.

Infelizmente, porém, sua última oferta para os avanços do entretenimento virtual não foi assim tão positiva: Gunpei é o criador do Virtual Boy, um video game lançado pela Nintendo que tinha um formato similar ao de um óculos de realidade virtual, criando um ambiente tridimensional através de um sistema bizarro, por assim dizer.

O Virtual Boy causava terríveis danos aos olhos, não podia ser usado por crianças menores de 7 anos e possuía uma série de defeitos que levaram à demissão de seu criador. Um ano depois de ser demitido, o designer morreu em um acidente de carro.


Ed Boon
Criações mortais

A mente por trás de toda a série Mortal Kombat criou poucos jogos além desta franquia, mas será que precisava de muito mais? O desenvolvedor também criou o arcade Smash TV e The Grid, que não passa de uma espécie de aperfeiçoamento do jogo anterior.

Ed Boon é o responsável ainda pelos dois filmes da série Mortal Kombat, além de ter participado da criação de seis máquinas de pinball diferentes durante o final da década de 80.


Yuji Horii
Um caçador de dragões
Yuji Horii
Além de ter atuado ao lado de Hironobu Sakaguchi no desenvolvimento de Chrono Trigger, Yuji Horii também é um dos pais da série Dragon Quest, que marcou o SNES. Além disso, ele é o criador de Dragon Warrior.

Num dos finais do jogo Chrono Trigger, que possui múltiplos finais, o desenvolvedor aparece no jogo, junto com a equipe de desenvolvimento do título.


Shinji Mikami
Senhor dos zumbis

Não precisamos falar muito para resumir toda a qualidade de Shinji Mikami: este game designer é o criador do primeiro jogo da série Resident Evil, que não é nada menos que um dos jogos mais vendidos de todos os tempos.

Shinji também trabalhou no sucesso Alladin, do SNES, bem como atuou como diretor no desenvolvimento do primeiro Devil May Cry. Também é o produtor executivo que cuidou de Resident Evil 2 e Resident Evil 3: Nemesis, além de desenvolver Resident Evil 4.
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.