Top 15 jogos para 2011: Nintendo 3DS

19 min de leitura
Imagem de: Top 15 jogos para 2011: Nintendo 3DS

Como é possível perceber, 2011 já começa com a promessa de ser um ano cheio de grandes títulos. A lista de jogos para as plataformas de mesa é de tirar o fôlego e feita para ninguém botar defeito. PS3, Xbox 360 e Wii têm games multiplataforma e exclusivos para agradar aos mais variados gostos e fazer todo mundo se entreter de janeiro a dezembro sem parar.

Mas e com os portáteis? Apesar de serem pequenos e ficarem um pouco à margem da guerra de seus irmãos maiores, tanto Nintendo DS quanto PSP também possuem seus trunfos e mostram que ainda têm muita lenha para queimar no ano que vem.

Franquias de renome, como Pokémon e Parasite Eve, voltam a dar as caras, para a alegria dos fãs. Além disso, também temos os aguardados Okamiden, Patapon 3 e Dissidia 012: Duodecim Final Fantasy também chegando.


No entanto, por mais que DS e PSP se esforcem, é inegável que o grande brilho de 2011 no que diz respeito aos consoles de bolso é o Nintendo 3DS. Com data de lançamento para os primeiros meses do ano, o novo portátil já chega às lojas com uma biblioteca de títulos de dar inveja.

Essa tática é perfeita para deixar os jogadores do mundo inteiro loucos de vontade de colocar as mãos no video game. Com tantos jogos bons logo de início, o fato de ser o primeiro aparelho com efeitos 3D a dispensar óculos especiais chega a ser um mero detalhe.

15 – Nintendogs + CatsO fim da guerra nos condomíniosImg_normalSe você é jogador hardcore e já fez cara feia ao ver o game nesta lista, lembre-se de que gamers casuais também têm interesse no 3DS e a Nintendo sabe muito bem o quão importante é valorizar esse público.

Se o simulador de animal de estimação fez um sucesso estrondoso no Nintendo DS, o que dizer agora que temos cães e gatos lado a lado e totalmente em 3D? Por mais que muita gente não goste do gênero, é inegável que o efeito tridimensional é perfeito para o estilo e é o que faz de Nintendogs + Cats um dos mais aguardados por jogadores que querem presentear alguma criança.

No trailer de divulgação do Nintendo 3DS, vimos Shigeru Miyamoto interagindo fisicamente com um cachorro que saía da tela do portátil. Apesar de isso ser uma visão bastante exagerada do console, podemos esperar ações que nos deem exatamente essa sensação. Se você sempre quis um amigo canino, mas o condomínio nunca permitiu, chegou sua hora.

Cuidado com seus olhos

Entre os jogadores casuais que a Nintendo visa atingir com Nintendogs + cats, as crianças são as que mais merecem atenção. Isso porque a proposta do game é perfeita para elas e ainda serve como porta de entrada para o mundo dos jogos.

No entanto, a recente notícia de que o Nintendo 3DS pode prejudicar a visão de pessoas abaixo dos seis anos de idade faz com que alguns elementos do título sejam repensados. Se a Big N sugere que haja uma pausa a cada 30 minutos, o ideal é que os mini games fiquem ainda mais curtos e com várias ações que forcem os pequenos a largarem o console.

Já em questão de jogabilidade, esperamos que as câmeras sejam amplamente utilizadas para tornar a interação entre jogador e seu bichinho ainda mais real. Se isso já era divertido apenas com o microfone, podemos crer que isso ficará ainda mais real com imagens e movimentos.

14 – Star Fox 64 3DO voo da raposa para fora do consoleStar Fox é mais uma das grandes estrelas da Nintendo que há algum tempo estava desaparecida. Com exceção de suas aparições na série Super Smash Bros., a raposa não recebeu a devida atenção na atual geração e é quase desconhecida por jogadores mais novos.


Para corrigir esse problema, a Nintendo preparou um remake do clássico game lançado para Nintendo 64. O diferencial, como é de se imaginar, é que o efeito 3D vai fazer com que o voo de Fox McCloud pelo espaço chegue a uma nova dimensão, o que torna tudo muito mais real e divertido. Sabe aquela sensação de que o objeto jogado na tela do cinema vai cair no seu colo durante o filme? Pois isso será potencializado em Star Fox 64 3D.

Uma roupagem mais atual

Star Fox 64 foi um sucesso quando lançado em 1997, mas o jogo conseguirá obter o mesmo êxito 13 anos depois? Talvez, mas somente se a Nintendo adaptar o título à atual geração.

Um exemplo disso é um recurso para multiplayer online, algo que era impossível no Nintendo 64, mas que pode ser facilmente inserido em jogos recentes. Se já era divertido jogar com até quatro amigos na mesma tela, o que dizer com um limite ainda maior e com pessoas de qualquer lugar do mundo? É o que esperamos ver em Star Fox 64 3D.


Além disso, esperamos que a mecânica original continue inalterada. A característica ágil dos combates e a facilidade em pilotar naves sempre foram elogiadas na franquia, então não faz sentido substituir isso por algo pouco funcional ou que não lembre em nada o original.

13 – Pro Evolution 3DSoccerMuito mais que um trocadilho infameSe a briga entre Pro Evolution Soccer e FIFA nos consoles de mesa parece não ir muito bem ao time da Konami, no Nintendo 3DS a situação pode ser outra. Isso porque a adição do efeito tridimensional às partidas tem tudo para dar certo e inovar o gênero.

Ainda que nenhuma grande informação sobre a jogabilidade tenha sido divulgada, as expectativas em torno deste PES giram em torno de possíveis novos ângulos de câmera que possam valorizar o 3D, assim como modos inéditos.

Um novo recomeço

Se a série de futebol da Electronic Arts conseguiu tomar a coroa de Pro Evolution Soccer nos consoles de mesa, esperamos que no 3DS a Konami consiga se reestabelecer. Mesmo que um FIFA também tenha sido anunciado para o portátil, somente PES demonstrou certo avanço no desenvolvimento.

Sobre nossas expectativas, esperamos realmente que a mecânica de jogo seja melhorada em relação ao visto nas últimas versões. Além disso, as chances de termos um fracasso são enormes caso o 3D seja usado somente para brincar de arremessar bolas na tela. Também esperamos que o nome final não seja esse trocadilho infame utilizado por enquanto.

12 - Professor Layton and the Mask of MiracleUma nova perspectiva para seus enigmasImg_normalApesar de a série Professor Layton não ser tão popular aqui no Brasil, no Japão ele é um verdadeiro fenômeno de vendas, com direito até mesmo a filmes sobre o personagem. Ainda assim, a mais recente aventura do acadêmico e seu amigo Luke foi vencedora do título de melhor game de DS aqui no TecMundo Games.

Aproveitando os elogios de todo o mundo, a Level-5 anunciou uma nova sequência para a franquia, desta vez no 3DS. Batizada de Mask of Miracle (Máscara do Milagre, em uma tradução literal), a nova trama promete utilizar os recursos tridimensionais do console de maneira inteligente e diferente: em seus puzzles.

Ainda mais desafiador

Quem jogou os games anteriores de Professor Layton sabe o quão desafiador o título é. Se com apenas duas dimensões era praticamente impossível resolver todos os quebra-cabeças sem o auxílio das dicas, o que dizer da possibilidade de termos de usar um novo ponto de vista para isso?

Conhecendo um pouco do trabalho da Level-5, esperamos somente o melhor para Professor Layton and the Mask of Miracle. Além do uso do 3D na resolução dos puzzles, também esperamos que as câmeras sejam utilizadas para que a interação com ambiente seja possível.

11 - Kid Icarus: UprisingPorque anjos nunca morremSe nós achamos que a série Star Fox estava desaparecida, o que dizer de Kid Icarus? A franquia surgiu no NES em 1986 e só recebeu uma sequência para o Game Boy em 1991. Desde então, o pequeno anjo Pit só apareceu em Super Smash Bros. e nunca mais foi visto.

Por conta dessa participação especial, muitos jogadores ficaram sem entender quem era o rapaz alado, pois ele nunca tinha sido visto em um game da Nintendo há, pelo menos, três gerações. Então a empresa decidiu trazer o herói no melhor estilo possível: transformando-o no garoto-propaganda do Nintendo 3DS.

Img_normal
Quando o portátil foi anunciado durante a E3 deste ano, o primeiro título a ser apresentado foi Kid Icarus: Uprising, o retorno triunfal de Pit em um jogo solo. Os efeitos 3D foram perfeitos para a nova jogabilidade da série, que agora abusa de voos em ambientes abertos e repletos de nuvens.

Nova mecânica para novos tempos

Quando Kid Icarus surgiu, as limitações técnicas forçaram que o título fosse uma aventura de plataforma e sem grandes variações. Ainda que o herói fosse um anjo, voar e fazer acrobacias no ar eram demais para o potencial da época. Porém, isso tudo é passado.

Img_normalO Nintendo 3DS marca o início de uma nova geração de consoles de portáteis, portanto é fundamental que haja uma nova mecânica de jogo para se adequar aos novos tempo. Ao menos isso nós já temos certeza, pois o trailer de Uprising demonstrou que o sistema de voo é bastante dinâmico e ágil, o que deve funcionar muito bem com o 3D. O visual belo e quase celestial somente colabora para isso.

Entretanto, é preciso tomar muito cuidado com os controles. De acordo com o que foi divulgado, o jogador terá de utilizar o novo analógico do portátil para movimentar Pit, enquanto usa o botão L para atirar e a stylus na touchscreen para mirar. Achou complicado? Pois nós também, e esperamos que tudo seja muito intuitivo para que o retorno do pequeno anjo não seja marcado como uma enorme queda dos céus.

10 – The Sims 3 3DEsperamos, de coração, que esse não seja o título oficial

The Sims sempre foi sinônimo de PC. Desde a primeira versão, lançada em 2000, a série conquistou uma legião gigantesca de fãs que acompanha toda a evolução do simulador de vida. A franquia ganhou até mesmo algumas versões para consoles que, apesar de alguns deslizes aqui e ali, conseguiu reproduzir o sucesso do original.

No 3DS isso promete não ser diferente. Ainda que não tenhamos muitos efeitos tridimensionais a serem explorados, o novo jogo usará a câmera do portátil para recriar uma versão digital do jogador, assim como interagir com o ambiente.

Img_normal
Entre erros e acertos

Ao contrário das versões para PC, as tentativas de explorar o potencial dos consoles nem sempre funcionou muito bem com The Sims. Nos portáteis isso é ainda pior, pois a edição lançada para Game Boy Advance é uma experiência traumática para qualquer fã.

Esperamos que o 3DS mostre que há esperança para o simulador em video games de bolso. Usar a câmera é uma ótima alternativa, tanto para não banalizar o 3D quanto para se adaptar às funções da série. Porém, no que diz respeito à jogabilidade, só queremos reproduzir aquilo que amamos fazer nos computadores: construir nossa casa e ter uma vidinha simples, sem qualquer desafio bizarro no meio disso. É pedir muito?

9 - Professor Layton vs. Phoenix WrightDois grandes cérebros em conflito

Crossovers são sempre legais. Ver personagens de mundos diferentes se encontrando oferece uma grande quantidade de possibilidades criativas, além de termos a possibilidade de ver nossos heróis favoritos lado a lado.

Pois é exatamente essa a proposta de Professor Layton vs. Phoenix Wright, o título que reúne o astro da Level-5 com o excelente advogado da Capcom. O trailer de divulgação já é o suficiente para fazer qualquer um aprender a falar japonês só para entender os diálogos e mergulhar na trama que promete ser a melhor das duas franquias.

Além disso, os quebra-cabeças também têm seu lugar garantido. Como os puzzles são essenciais nas duas séries, podemos esperar algo incrivelmente desafiador e com um enredo cheio de reviravoltas. O visual em estilo de desenho animado também é um dos grandes diferenciais e digno de uma obra cinematográfica.

Não tem como dar errado... Será?

Tanto Professor Layton quanto Phoenix Wright são dois enormes sucessos do Nintendo DS. Com uma jogabilidade muito mais voltada para o raciocínio do que para a ação, o encontro das duas franquias tem tudo para dar certo. No entanto, a Level-5 e a Capcom precisam tomar alguns cuidados.

Img_normal
A primeira é a forma como os quebra-cabeças aparecerão. Se na série do professor tudo é feito com base em enigmas e charadas, as histórias do advogado envolvem leitura de longos diálogos e utilização de itens na busca por evidências e contradições. Como unir tudo isso de forma convincente?

Assim como esperamos que aconteça com o título solo de Layton, queremos que o crossover também abuse dos efeitos 3D de maneira inteligente e menos banal, como arremessar objetos contra a tela. Ou seja, as duas equipes terão de criar desafios realmente complexos para tornar o jogo tão épico quanto ele merece ser.

8 – Assassin’s Creed: Lost LegacyMais mortes no seu bolsoA franquia Assassin's Creed já apareceu outras vezes em portáteis, mas é em Lost Legacy que ela realmente mostra seu potencial nos consoles de bolso. Dessa vez, temos novamente Ezio no centro das atenções em uma trama que promete revelar vários segredos da ordem dos assassinos.

Embora não saibamos muitos detalhes sobre o jogo, uma coisa é certa: queremos jogá-lo, afinal trata-se de mais um pedaço da história do mais carismático personagem da saga. Além disso, as habilidades e os cenários da série cabem perfeitamente no 3DS. Já imaginou como deve ser legal se arremessar de uma torre com a profundidade dos efeitos 3D? Só cuidado para não passar mal.

Menos repetição, Ubisoft

Lost Legacy já merece ser jogado só por pertencer à série Assassin’s Creed. O fato de termos Ezio no papel principal torna tudo ainda mais interessante, assim como as possibilidades que o console oferece. O que poderia dar errado?

Bloodlines, Altair’s Chronicles e Discovery mandam lembranças e mostram que os assassinos precisam tomar cuidado onde pisam quando o assunto é portátil. Os três games não alcançaram o sucesso das versões para console de mesa exatamente por falhar em algo simples: não ser repetitivo. Para se sair bem, a nova aventura precisa ser criativa o suficiente para que ninguém se canse e desista no meio do desafio. Será que desta vez vai?

7 – Paper Mario 3DUm Mario bidimensional em um console 3DUm sistema da Nintendo sem um game do Mario não existe. Para comprovar isso, a Big N já prepara um novo game do bigodudo para o 3DS. A diferença, entretanto, está no fato de abandonar o sistema clássico visto em New Super Mario Bros. e retoma o cult Paper Mario.


Para quem não conhece, o título é um RPG lançado para Nintendo 64, que possui um visual muito mais peculiar do que o habitual. O resultado é uma viagem fantástica ao Reino dos Cogumelos.

Apesar de não haver muitas informações sobre o jogo – afinal, é uma sequência ou um remake? –, as expectativas são grandes exatamente por ser protagonizado por Mario. Além disso, o retorno da história de papel também fez com que os fãs olhassem com mais atenção ao desenvolvimento e aguardassem ansiosos por seu lançamento. Portanto, só nos resta esperar e roer nossas unhas enquanto isso.

Selo Bigode de Garantia

Com exceção dos títulos mais esdrúxulos – como a famigerada série de esportes –, todos os jogos protagonizados por Mario são sinônimo de qualidade. Mesmo sem nenhuma informação sobre trama ou jogabilidade, Paper Mario 3D é ansiosamente aguardado.


Além disso, o fato de ser um dos títulos mais divertidos do Nintendo 64 também pesa a favor do encanador. Só nos resta saber como o 3D será utilizado nesse caso, já que sistema de RPG tradicional não favorece tanto quanto outros gêneros. Nosso palpite é que o efeito será mais discreto, ou seja, dando profundidade ao cenário.

6 - Mario Kart 3DQuem nunca quis cascos saindo da tela?Mario Kart é sempre Mario Kart. Seja no SNES, no Nintendo 64 ou em qualquer outra plataforma: usar os personagens da Big N em corridas é sinônimo de diversão sem igual. A fórmula vem sendo constantemente renovada com a adição de algumas novidades que tornam a jogabilidade sempre perfeita.

No caso do 3DS, a inserção é (obviamente) o 3D, que vai dar uma profundidade maior às disputas. Já imaginou como será desesperador ver aquele casco azul literalmente voar em sua direção?

Chega dos mesmos!

Fazer algo que comprometa a qualidade de Mario Kart é difícil, já que a jogabilidade da série já está consolidada e exige pouquíssimos ajustes. Basta reproduzir a mesma experiência que adoramos há gerações para termos um grande sucesso em nossas mãos.

A única grande adição que precisa ser feita está na quantidade de pistas. Não adianta nada ter personagens carismáticos, novas funções e muitos outros recursos se continuamos nos mesmos cenários que tínhamos no SNES. Por mais que seja legal reviver alguns locais, é essencial ter fases novas e criativas que abusem da habilidade do jogador.

5 – Kingdom Hearts 3DE aí Nomura, agora vai?

Se Kingdom Hearts é uma das séries de maior sucesso da Square Enix, também é uma das mais enroladas. Depois dos dois episódios principais lançados para PlayStation 2, a saga da Keyblade só ganhou histórias paralelas que aprofundam o enredo.

Apesar de isso não ser algo ruim, o que todos os fãs querem é o aguardado Kingdom Hearts 3, que vem sendo prometido há muito tempo por seu diretor, Tetsuo Nomura. Para a alegria de todos, a versão para 3DS parece ser a última etapa antes da ansiada continuação.

Img_normalPouco se sabe sobre a história deste lançamento, exceto que se passará após os acontecimentos de KH2, ou seja, mais uma forte evidência de que a terceira parte está cada vez mais próxima. Além disso, também foram prometidos novos mundos Disney.

Pare de recontar a mesma história!

Essa não será a primeira versão portátil de Kingdom Hearts, pois a série já apareceu no Nintendo DS, PSP e até mesmo no Game Boy Advance. O problema é que em questão de inovações, somente Birth by Sleep e 358/2 Days conseguiram ser considerados inéditos e completamente novos.

Isso porque Chain of Memories e o recente Re:Coded simplesmente recontam a história do primeiro jogo. Ainda que insiram um ou outro elemento na trama, a essência continua a mesma, seja nos cenários, situações e personagens encontrados. Como isso já cansou, queremos que o novo Kingdom Hearts 3D seja completamente inédito e sem nenhum tipo de reciclagem.


Outro ponto que pode tornar a nova investida um sucesso é o sistema de batalhas. A Square Enix já tentou inovar de diversas formas possíveis, colocando desde ação em tempo real até um bizarro modo de cartas. Porém, o que nós realmente queremos é um modelo simples e intuitivo o suficiente para mandarmos os Heartless para o lugar de onde nunca deveriam ter saído.

4 - Resident Evil Revelations e Resident Evil: The Mercenaries 3DDois jogos. Centenas de zumbis saindo de sua telaNão, você não viu errado. A quarta posição de nosso Top 15 é ocupada por dois jogos. O motivo disso é que ambos pertencem à série Resident Evil, que chega em dose dupla ao Nintendo 3DS.

O primeiro, Revelations, é uma aventura inédita que coloca Chris Redfield e Jill Valentine em um navio repleto de zumbis. A ação se passa entre os acontecimentos dos jogos 4 e 5 e explica alguns pontos que ficaram em aberto na trama principal.

Img_normal
Mercenaries 3D, como o próprio nome já denuncia, é uma compilação das missões do modo Mercenaries de RE4 e RE5... Em 3D! A diferença é que há uma personagem inédita e, de acordo com as promessas da Capcom, novos mapas.

O bom e o mau

Img_normalResident Evil já é um dos grandes nomes da indústria dos jogos e possui uma fama consolidada a ponto de não temermos tanto o fracasso dessas novas investidas. Porém, isso não impede que algumas coisas sejam revistas antes de podermos colocar nossas mãos nesses jogos.

Revelations é a grande esperança dos fãs puristas que há muito tempo reclamam da falta do elemento “terror” em RE. Com o uso do 3D, a Capcom pretende voltar às origens e usar o efeito para potencializar a sensação de medo e sustos nos ambientes claustrofóbicos do navio.

O problema maior reside em Mercenaries. Por ter sido anunciado como uma compilação de fases dos jogos anteriores, o título corre o risco de ser somente uma coletânea sem algo significativamente novo e que faça valer a compra.

3 – Super Street Fighter IV 3D EditionVai voar Hadoken para todos os ladosÉ Super Street Fighter IV. Em 3D. Esse argumento é o suficiente para tornar o jogo imperdível para qualquer fã de luta. Se você gosta de soltar Hadoken no PlayStation 3 ou no Xbox, saiba que isso será ainda mais divertido no 3DS.

Porém, a Capcom parece não estar satisfeita só com isso e prometeu novos personagens para a versão portátil. Portanto, além dos 35 lutadores disponíveis nos consoles de mesa, teremos ainda quatro outros guerreiros inéditos, como os irmãos Yun e Yang, Evil Ryu e Shin Akuma.

Img_normal
Ainda mais épico

Street Fighter IV já deu as caras no iPhone e se saiu muito bem. Apesar das limitações por conta dos botões, a movimentação e execução dos golpes agradaram bastante. Portanto, se Ryu e Ken conseguiram um ótimo jogo em um smartphone, por que não fariam o mesmo em um console com o poderio do 3DS?

O efeito 3D parece ser apenas um detalhe a mais na jogabilidade, o que é muito bom, já que não teremos mudanças drásticas somente para se adequar ao formato. Além disso, os novos personagens elevam a diversão.

2 - Metal Gear Solid 3D: Snake EaterÉ Metal Gear em 3D!Só o fato de revermos a épica história de Big Boss já faz de Metal Gear Solid 3D: Snake Eater um game imperdível. Porém, assim como falamos em Super Street Fighter IV, ele é em 3D, o que eleva a diversão a um novo patamar.

A demonstração exibida na E3 mostrou que teremos muito mais profundidade nos cenários, além de aperfeiçoar a imersão nas cenas. Apesar de ser um remake, tem tudo para ser um dos grandes lançamentos de 2011 para o portátil.

Img_normal
O retorno de Big Boss

Por mais que estejamos falando de Metal Gear Solid, avaliar um remake é sempre complicado. A versão para 3DS corre o risco de repetir os mesmos desafios do original sem nada a acrescentar, principalmente quando se trata de um game lançado há tão pouco tempo.

Por outro lado, é preciso lembrar que Snake Eater é uma das mais brilhantes criações de Hideo Kojima, o que nos leva a crer que a adaptação não vai fazer e utilizará todo o potencial do recém-lançado console.

1 – The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3DA mais fantástica aventura volta a ser contadaConsiderado por muitos como o melhor jogo de todos os tempos, The Legend of Zelda: Ocarina of Time vai voltar. Por mais que dezenas de outros bons jogos sejam lançadas em 2011, ninguém tira de Link o título de game mais aguardado do ano.

Img_normalA história é uma das mais complexas, profundas e variadas de toda a série. Graças ao poder da Ocarina do Tempo, o herói pode viajar para o passado e futuro para alterar todo o curso dos acontecimentos, o que cria possibilidades diversas à trama.

Novamente, o efeito 3D vem apenas para complementar o mundo de Hyrule, dando mais profundidade aos cenários e tornar os passeios com a égua Epona muito mais reais. O único ponto negativo é o retorno (em 3D) da fada Navi.

Quando as preces são atendidas

Ao lado de Final Fantasy VII, The Legend of Zelda: Ocarina of Time é um dos títulos com o maior número de fãs apaixonados pela história. Isso faz com que os pedidos de remakes sejam constantes a ponto de nem mesmo o relançamento no Virtual Console ser o suficiente.

Ainda que o efeito tridimensional não seja tão grandioso quanto muitos usuários esperam, isso não diminui a grandiosidade do título. Pelo menos tempos a certeza de que a Nintendo não irá tentar modificar partes desnecessárias apenas para adicionar alguns truques em 3D.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.