Jogos de PS2 que merecem uma versão em HD

5 min de leitura
Imagem de: Jogos de PS2 que merecem uma versão em HD

Que o PlayStation 2 foi o console mais bem-sucedido de todos os tempos, não há dúvida. Que, como plataforma, ele apresentou alguns dos games mais adorados pelos fãs, também não. Mas, por mais que clássicos sejam clássicos e muitos games do PS2 sejam excelentes, podemos afirmar que ganhariam bastante em estilo se recebessem um tratamento de alta definição.

Esse é o objetivo do especial de hoje: abordar alguns jogos que foram excelentes por si só no PlayStation 2, mas que poderiam nos impressionar mais uma vez (ou várias) se fossem relançados em formato HD. Tudo isso inspirados pelos anúncios recentes de que, em breve, receberemos versões de alta definição de grandes jogos: ICO e Shadow of the Colossus, para citar alguns exemplos.

A grande maioria dos títulos faz parte de uma franquia famosa — o que não é tão surpreendente assim. Consequentemente, quase todos os games da série poderiam ser escolhidos para virar HD (ou, quem sabe, todos juntos como uma coletânea), mas escolhemos os que consideramos mais representativos.

Como a proposta é bem autoexplicativa, passemos diretamente aos títulos — alguns mais famosos, outros um pouco menos. Mas todos, sem sombra de dúvidas, se beneficiariam enormemente de terem seus visuais aprimorados e passados ao formato HD que as plataformas de hoje podem apresentar.

Só gostaríamos de ressaltar que estamos falando, neste caso, de HD em sentido estrito — com resolução de 1080p e tudo mais. Não de gráficos levemente melhorados ou remakes em 720p, pois esses já existem em abundância nas diversas plataformas da atual geração. HD, desta vez, é HD mesmo — queremos ver os detalhes dos detalhes!

Devil May Cry 3

Bem conhecido dos fãs da franquia (e até mesmo pelo público em geral) por sua dificuldade, o título também foi um dos mais bem-sucedidos da série — com direito a campanha de publicidade multimilionária e muito investimento em seu desenvolvimento por parte da Capcom.

O protagonista apareceu mais carismático do que antes e, sendo o último game da franquia a surgir no PlayStation 2, representou um avanço técnico considerável. Assim, é apenas natural inseri-lo em uma lista que representa nossos desejos de reformulação em HD — afinal de contas, quem não quer ver as aventuras anteriores de Dante em HD, já que DMC4 não atingiu o nível de sucesso de seu predecessor?

Final Fantasy X

O primeiro Final Fantasy para PlayStation 2 modificou severamente a franquia. Alguns gostaram, muitos odiaram, mas a base de fãs continuou firme e forte. Seja como for, a introdução de cenários inteiramente tridimensionais alterou consideravelmente o estilo gráfico — e até mesmo de jogo.

Portanto, não é surpresa que desejemos ver como a experiência ficaria se ganhasse um tratamento para trazê-la à alta definição. O orçamento gigantesco que foi disponibilizado para o lançamento original formou, sem dúvida, bases sólidas que poderiam mostrar resultados significativos após um aprimoramento dos visuais.

Grand Theft Auto: San Andreas

Um dos games de maior sucesso aqui no TecMundo Games (está quase sempre no Top 10), San Andreas melhorou incrivelmente a fórmula estabelecida por GTA III e Vice City. A ambientação e as melhorias de jogabilidade contribuíram consideravelmente para isso, mas os gráficos também apareceram mais bonitos e melhor construídos.

Uma transição para o formato HD talvez não fosse fácil, dada a grandiosidade inerente à série GTA, mas seria inegavelmente impressionante. As guerras de gangues seriam ainda mais envolventes e os pulos de paraquedas, sensacionais. Se tivéssemos que escolher apenas um game para ganhar um tratamento de alta definição, San Andreas seria um candidato fortíssimo.

Jak and Daxter: The Precursor Legacy

Jak & Daxter é uma franquia da Naughty Dog, a mesma que é atualmente conhecida pela série Uncharted. Uma das duplas mais famosas do início do PlayStation 2, o primeiro game da série apresentou elementos excelentes que resultariam uma marca duradoura, que recebeu games até o ano passado.

Muitos dos fãs de Jak & Daxter ficaram na mão com o sucesso estrondoso de Uncharted, já que o foco da Naughty Dog mudou consideravelmente para os games de aventura do protagonista Nathan Drake. Portanto, uma versão HD das explorações da dupla não seria nada mal.

Metal Gear Solid 3 (Snake Eater ou Subsistence)

Metal Gear é Metal Gear, como ouvimos com frequência aqui no escritório. E Metal Gear 3 foi um fechamento interessante para a saga da série no PlayStation 2. Lembrado com nostalgia, mas não tanta (em parte graças ao incrivelmente espetacular Metal Gear Solid 4), o título já era considerado muito bonito em sua época.

Ainda assim, como todos os games que buscam realismo em três dimensões, um upgrade para 1080p de definição certamente transformaria consideravelmente a experiência de jogo. Para melhor, é claro.

Persona 4

Falar de jogos de PlayStation 2 envolventes e deixar Persona 4 de fora seria um absurdo. Por mais que o jogador não seja um fã de RPGs japoneses, é impossível não se deixar levar pelo game e entrar de cabeça na trama. Lançado em 2008, quando o PlayStation 2 já era um console superado pela concorrência, o game ainda assim conseguiu se estabelecer em um patamar excelente.

Consequentemente, é apenas natural que tenhamos vontade de vê-lo em HD. Só de imaginar a forma como a ambientação poderia ser transmitida ao usuário nos dá calafrios. Quem jogou Heavy Rain sabe o poder que um bom jogo tem de influenciar as emoções do jogador, e um Persona 4 em alta definição poderia chegar lá.

Prince of Persia: Sands of Time

A salvação da franquia Prince of Persia veio por meio de uma trilogia que conseguiu reviver o interesse dos fãs pelo personagem. Transportando toda a mágica dos primeiros games da marca ao mundo 3D, a Ubisoft conseguiu ressuscitar uma série que estava tendo dificuldades de se restabelecer — por mais que fosse um grande nome dos video games.

Assim como os outros títulos de nossa lista, Sands of Time ganharia consideravelmente com a alta definição, já que cenários interessantes e visual bacana sempre foram marca característica da trilogia que se iniciou com o jogo.

Ratchet and Clank

A outra dupla de sucesso da Sony, Ratchet and Clank apareceram pela primeira vez no PlayStation 2 em 2002, e desde então apareceram em vários games bem-sucedidos. Como todos são muito bons, é difícil escolher apenas um para representar a franquia — mas escolhemos esse por ter inaugurado um período de ótimos títulos de plataforma.

A alta definição permitirá conferir os cenários espaciais com muito mais detalhe, além de ressaltar o estilo de arte característico da série e nos permitir reviver mais várias e várias vezes as aventuras — com gráficos atuais e agradáveis.

Silent Hill 3

Silent Hill 3 pode ter ficado por último na lista, mas não é menos merecedor — é simplesmente o último na ordem alfabética. O game representa bem o que a franquia faz de melhor, e a ambientação de Silent Hill em HD seria algo realmente assustador — digno de causar pulos de espanto em pessoas desavisadas que estejam apenas assistindo ao usuário jogar.

A transição para a alta definição não ajudaria apenas com a ambientação, no entanto. As emoções dos personagens poderiam ser muito mais facilmente transmitidas (e percebidas pelo jogador) caso os gráficos fossem melhores.

Fora esses títulos, existe algum do PlayStation 2 que você gostaria de conferir em alta definição? Deixe sua opinião!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.