Jogos em 3D: uma seleção de elite feita pelo Baixaki Jogos

7 min de leitura
Imagem de: Jogos em 3D: uma seleção de elite feita pelo Baixaki Jogos

Não, muitos dos jogos citados abaixo provavelmente não receberão versões nativas em três dimensões... Mas podemos sonhar, não é mesmo? Com essa base descontraída, resolvemos agrupar jogos de diferentes gêneros que ficariam interessantes em 3D. Lembrando que há títulos de épocas distintas que causam efeitos nostálgicos em muitos jogadores e críticos.

Vale lembrar que o foco deste artigo é fazer com que os leitores possam imaginar grandes games com 3D nativo. Hoje já é possível reproduzir jogos para computadores em três dimensões com o auxílio de tecnologias gráficas — como a NVIDIA 3D Vision — ou até mesmo através de acessórios simples, como os famosos óculos com lentes azul e vermelha.


É claro que não é tão simples assim transformar um jogo convencional em uma produção com visuais aprofundados. Por mais que alguns games já sejam executados de forma satisfatória através de sistemas em 3D no PC, é extremamente complexo o processo de desenvolver (ou refazer) um jogo virtual com foco na imersão tridimensional.

Deve-se levar em consideração que lidar com diversas tecnologias gráficas (tais como filtros de polimento visual) e técnicas de sobreposição de imagens é apenas a base de tudo. Como fazer para deixar o produto final realmente chamativo em três dimensões é outra história. Quando o assunto é um video game, então, esse trabalho fica ainda mais desafiador, pois fatores como interatividade devem ser ponderados.

Falando nisso, os nomes listados abaixo foram escolhidos por alguns motivos óbvios: nível de imersão, importância do trabalho artístico e da noção de perspectiva, profundidade do cenário e, é claro, interatividade. Mesmo a atmosfera, o tema de certos jogos, é o suficiente para que possamos imaginar edições alternativas — e extremamente intrigantes — em 3D.

ÉpicosGigantes dos games em três dimensões

God of War 3

Kratos, sangue, violência, brutalidade e uma abordagem ainda mais ousada. O terceiro título da tão conhecida franquia da Sony ficaria excelente em três dimensões, não é mesmo? Tomadas apavorantes com titãs e criaturas mitológicas pulando da tela seriam capazes de deixar os fãs do Fantasma Espartano de queixo caído e cabelos em pé, sem sombra de dúvidas.

Img_original

Gears of War

Outro game cuja fama já é o suficiente para a idealização de uma perspectiva tridimensional. É uma ótima ideia acompanhar Marcus Fenix e os demais inimigos da raça Locust em combates que literalmente envolvem o jogador. Fantasiando: Fenix está prestes a usar sua famosa serra em um oponente e o sangue quase acerta o gamer, espirrando para todos os lados. Gostou?

Demon's Souls

Sim, o jogo já é bom, mas o 3D seria uma boa alternativa para este RPG por causa da profundidade contemplada (principalmente no que diz respeito a distâncias de combate). Além disso, o nível de imersão poderia ser elevado de maneira drástica se os dragões e os demais seres espetaculares deste sucesso para PlayStation 3 pudessem ser enxergados, digamos, “mais de perto”.

Super Mario Galaxy 2

Um dos títulos mais estrondosos lançados para uma plataforma que já esbanja em interatividade. Imagine em 3D. Mario voando pelos planetas e brincando com a órbita dos diversos corpos celestiais à volta do jogador. Incrível é pouco, pois os fãs do bigodudo apreciador de lasanha estariam sujeitos a fortes enjôos se realmente quisessem voar junto com o personagem em uma viagem tridimensional.

Img_original

Shadow of the Colossus

Colossal, realmente. O que você acha de ver de perto as costas e os membros de um gigante em movimento enquanto controla um “pequeno” personagem? Melhor ainda: que tal visualizar cenas envolvendo combates contra colossos em 3D com texturas, modelagens e demais objetos em alta definição? Este jogo grandioso para PlayStation 2 definitivamente poderia ser contemplado com uma versão ainda mais imersiva.

Star Wars: The Old Republic

Eis um MMORPG que promete. E prometeria muito mais se fosse disponibilizado de forma nativa em três dimensões. A saga Star Wars é conhecida em todo o globo e este novo jogo da BioWare seria maravilhoso se oferecesse missões e campanhas intergalácticas com ainda mais profundidade. Um MMO com suporte a gráficos em três dimensões, por que não?

RemakesClássicos com novos visuais

Twisted Metal

Você está participando de um mix entre caos, carros malucos e motoristas ainda mais loucos. De repente, um projétil ameaçador passa zunindo pela sua orelha. Se os barulhos também acompanhassem os visuais tridimensionais através de um sistema sonoro de peso, perfeito. Seria realmente difícil parar de jogar um game no qual a destruição e a velocidade entram em sintonia... E saem da tela.

Img_original

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Aclamadas e reverenciadas por milhares de pessoas, as aventuras de Link são — por falta de uma palavra melhor — vibrantes. E se as cenas coloridas de Ocarina of Time fossem exibidas em 3D? Excelente para admirar os movimentos lancinantes de uma espada em ação com uma pitada a mais de envolvimento. Pitada não, dose completa.

Road Rash

A Electronic Arts caprichou e com certeza capricharia ainda mais se as corridas frenéticas de Road Rash fossem, de alguma forma, revigoradas com gráficos imersivos. Seria mais emocionante montar em uma motocicleta e sair por aí competindo e batendo em outros pilotos com correntes e pés-de-cabra em experiências tridimensionais. E já que estamos sonhando: em alta resolução, também.

Star Fox

Naves são muito mais chamativas se vistas diretamente do espaço sideral. Neste caso, “espaço” realmente significa o ambiente à volta do jogador. Jogos como Star Fox e R-Type ficariam ainda mais respeitáveis — se é que isso é possível — se conseguissem transportar o gamer para as estrelas. Em uma expressão: revitalizando combates fictícios baseados em temas já conhecidos por muitos.

Primeira pessoaUma perspectiva íntima

Left 4 Dead

No PC, já é possível visualizar Left 4 Dead em três dimensões através da tecnologia NVIDIA 3D Vision, mas seria interessante brincar com versões nativas em três dimensões tanto para computadores quanto para consoles. Hordas de zumbis sanguinolentos por todos os lados? Sobrevivência como o objetivo principal? Em 3D, esse contexto ficaria muito mais atraente.

Mirror's Edge

Faith é uma personagem fora de série. E se você tivesse a chance de incorporar a personagem de uma forma mais realista? O mundo estaria aos seus pés. Bastaria conhecer os prédios e beiradas à volta para exercer a arte do “parkour” sem ter medo de cair. Bem, talvez um pouco de receio, pois a sensação de queda ficaria muito mais intimidadora em um Mirror’s Edge tridimensional.

Call of Duty

Boa parte dos jogadores acredita que quanto mais perto da guerra, melhor... Apenas nos video games, é claro. As campanhas fenomenais da franquia da Activision têm conteúdo de sobra para oferecer aos amantes de tiroteios e também àqueles que almejam trabalhar com técnicas 3D em um FPS — jogo de tiro em perspectiva de primeira pessoa — de qualidade.

Portal

Uma viagem fantástica. A proposta básica da série já cria asas na imaginação de muitos. Criar portais em paredes de ambientes 3D? Nada mais divertido: o jogador poderia mergulhar em um portal em um chão ou em uma parede e parar sobre uma superfície de outro local. Outra fórmula que facilmente despertaria emoções fortes e sensações de enjôo em várias pessoas.

Img_original
Demais opçõesOutras categorias que também combinam com 3D

Esporte

Golfe e futebol são duas modalidades favoráveis para adaptações tridimensionais. No golfe, o gamer teria a possibilidade de visualizar os campos e os buracos com muito mais fidelidade. Além disso, seria interessante manipular a câmera com muita liberdade. O jogador, nesse caso, faria movimentos flexíveis com os comandos à disposição para colocar a câmera em qualquer lugar dos ambientes 3D.

Quando o assunto é bola no gol, a história não mudaria muito. Só que muitos brasileiros ficam mais empolgados em imaginar cenas tridimensionais de futebol do que de golfe. O que você acha de driblar e fazer gols ao lado (sim, ao lado) de estrelas como Ronaldinho Gaúcho e Kaká?

Variados

Simplicidade, de maneira semelhante ao que ocorre em títulos como Super Monkey Ball e Mercury Meltdown Revolution, é o bastante para que surja a diversão. Mas, por mais que o esquema de comandos de games de gêneros variados seja bem sucinto, não há motivo para deixar de lado jogos que lidam com diferentes abordagens de câmera e plataformas suspensas.

Img_original

O curioso echochrome é um excelente exemplo. Se a noção de perspectiva desse título pudesse ser transmitida aos gamers através de gráficos em três dimensões, a solução dos desafios seria ainda mais satisfatória. Girar uma estrutura para fazer com que um objeto sobreponha outro e um caminho seja aberto... Essa sim é uma proposta genial.

FuturoMais imersão, impossível

3DS. Afinal de contas, o novo portátil da Nintendo já está no forno. Na realidade, o console merece uma atenção especial, pois é a única plataforma confirmada para um futuro próximo que exibe, via hardware (telas especiais que não requerem acessórios opcionais), visuais em 3D. Vamos ver o que a próxima Electronic Entertainment Expo — E3 — nos revela.

Quanto a jogos, diversas pessoas estão criando fortes expectativas sobre vários títulos. Bulletstorm é um bom exemplo. Sim, senhor, existe a chance de visualizarmos os embates explosivos do game, visto que o jogo está previsto para despontar nas prateleiras das lojas no início do ano que vem. Se os pedidos de muitos virarem realidade, uma promessa em três dimensões.

Img_original

Mas já existem produtos cujo suporte a visuais em 3D já está confirmado. Qual você prefere: os tiroteios fenomenais de Killzone 3 ou as corridas realistas de Gran Turismo 5? O futuro está aí, e tudo que nos resta é tentar acompanhar as evoluções tecnológicas e o despertar de uma nova era no universo do entretenimento: tridimensionalidade.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.