Feliz aniversário, PSP!

2 min de leitura
Imagem de: Feliz aniversário, PSP!

O portátil de última geração da Sony faz cinco anos de existência hoje. O tão conhecido PlayStation Portable (PSP) foi lançado no dia 24 de março de 2005 e tem vendido dezenas de milhões de unidades ao redor do globo. Somente nos Estados Unidos, mais de 17 milhões de PSPs foram comercializados desde o lançamento do video game.

Peter Dille, o vice-presidente da Sony Computer Entertainment America, fez alguns comentários ao site VG247:

"Cinco anos atrás, o PlayStation ainda tinha que despontar no mercado de portáteis. Hoje, o sistema PSP é uma plataforma portátil bem estabelecida que continua a redefinir o entretenimento portátil com qualidade inigualável. O PSP celebra o seu quinto aniversário, e o melhor ainda está por vir. Nós estamos empolgados com a linha de lançamentos para 2010 e estamos comprometidos a continuar oferecendo experiências de entretenimento e jogabilidade imersiva que só é possível na plataforma PlayStation."

Uma saga e tanto

Quer saber mais detalhes interessantes sobre o PSP? Pois bem. Mais de 245 desenvolvedoras criaram games jogos para o console, sendo que há mais de 520 títulos disponíveis nos Estados Unidos na forma de UMD e mais de 300 — muitos exclusivos — distribuídos via PlayStation Network (PSN).

Falando em PSN, a rede online da Sony despontou no portátil em 2007. É claro que a rede não oferece apenas games. A companhia relatou que os proprietários do PSP têm a oportunidade de conferir mais de 20.000 escolhas diversas, que vão de filmes e séries de TV a "minis", quadrinhos e outros tipos de conteúdo digital.

Muitos já conhecem os modelos mais famosos do console. Inicialmente, o PSP-1000 contava com uma tela de LCD de 4,3 polegadas, comunicação sem fio embutida e mais de 125 games. Depois, em 2007, veio o PSP-2000, que é cerca de 33% mais leve que o portátil original. Em seguida (2008), veio o famoso PSP-3000, cujo principal destaque é a nova tela de LCD com cinco vezes a taxa de contraste dos modelos anteriores.

A Sony não parou por aí e resolveu revigorar os visuais da plataforma. No fim do ano passado, chegou o PSPgo (clique aqui e confira a análise feita pelo TecMundo Games). Tela deslizante, estilo compacto, novidades funcionais e sem mais suporte a mídias do tipo UMD. O PSPgo é o primeiro console inteiramente dependente de distribuição digital de jogos.


Para mim, o PSP é uma excelente opção para os jogadores que não têm tempo (ou recursos financeiros) para usar um console de mesa ou um computador. Gráficos que se aproximam do que ocorre no PlayStation 2, sons de qualidade, franquias conhecidas e muita diversão.

Eu considero a disposição dos botões como um dos pontos fracos do console. Não me sinto muito confortável com o PSP-3000 e os modelos anteriores, principalmente no que diz respeito ao pino analógico e aos botões laterais (L e R). Na minha opinião, o PSPgo é um pouco mais chamativo e ergonômico, mas continua com controles pouco acessíveis. Quem tem as mãos grandes — como eu — encontra sérios problemas em certos jogos.

De modo geral, o PSP é um console robusto, mesmo pequeno. Conteúdo digital, conectividade com internet e Bluetooth, vídeos, músicas, Skype (PSPgo)... Quem pretende buscar o melhor da Sony e carregar entretenimento de qualidade no bolso definitivamente precisa adquirir um PlayStation Portable.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.