Conheça os principais jogos de dança da BGS 2011

5 min de leitura
Imagem de: Conheça os principais jogos de dança da BGS 2011

Img_normal

Os três dias de Brasil Game Show foram embalados por muita música e ritmo. Em cada canto da feira, uma canção diferente fazia com que os visitantes se reunissem pra assistir às performances que os jogadores mais corajosos realizavam nos três principais estandes. Mais do que isso, Microsoft, NC Games e Sony disputavam a atenção dos artistas de plantão ao oferecer a oportunidade de testar versões demonstrativas de seus jogos de dança.

Mas no final das contas, quem chamou mais a atenção? O TecMundo Games decidiu dar a cara à tapa e encarou o desafio: subimos no palco, mexemos o esqueleto e destacamos o que há de melhor em cada game.

Just Dance 3

O veterano dos jogos de dança apareceu na BGS de casa nova. Se até a segunda edição, o título da Ubisoft permanecia como um exclusivo do Wii, agora ele estreia no PlayStation 3 e no Xbox 360. Na versão testada, abandonamos os controles e partimos para o ritmo via Kinect.

Em termos de jogabilidade, a nova edição não mudou muita coisa. A interface é praticamente a mesma, com a indicação de movimentos aparecendo na parte inferior da tela. Para quem já está acostumado à mecânica, vai se sentir em casa, seja com o periférico da Microsoft, com o Move ou com o velho Wii Remote. Porém, os novatos podem ficar confusos de início, já que as instruções continuam não sendo claras o suficiente. Em muitos momentos, você só descobre o que deve ser feito quando o dançarino na tela executa o movimento e você percebe que está pagando mico na frente de uma grande plateia.

No caso da versão para Xbox 360, o Kinect realmente se mostra como a melhor novidade de Just Dance 3. Isso porque, assim como já acontecia em Dance Central, você deve se preocupar com todo o seu corpo, algo que exige muito fôlego, mas rende boas risadas. Como as coreografias são sempre bem agitadas, o fato de braços e pernas serem identificados evita que os "malandros" que só mexem o controle se deem bem.

Além disso, o jogo adiciona também as danças em grupo. Por mais que o multiplayer para até quatro pessoas fosse algo existente desde a primeira edição, todos faziam os mesmos passos, algo que mudou com os duetos de Just Dance 2. No entanto, o novo game inova ao colocar quatro indivíduos com performances totalmente diferentes, o que cria uma divertida bagunça.

Img_normal

Contudo, essa adição também traz alguns problemas. Primeiro porque é muito fácil um jogador ficar na frente do outro, o que prejudica a pontuação alheia — algo que aconteceu com frequência na BGS. Outro ponto é a exigência de mais gente do que o disponível. Em uma das músicas apresentadas, por exemplo, era preciso um quarteto, mas havia somente três pessoas em frente ao Kinect, o que fez com que os jogadores se perdessem. Difícil dizer se era problema de jogabilidade ou apenas falta de ginga de quem estava no palco, mas pode ser um incômodo sério no futuro.

Dance Central 2

Outra sequência que recebeu uma grande novidade foi Dance Central 2. Assim como Just Dance 3, ela mantém a mecânica básica e o visual de seu antecessor, mas inova ao permitir que um segundo jogador entre na brincadeira. Como pagar mico com alguém ao seu lado é sempre melhor do que sozinho, a adição se mostrou muito bem-vinda e divertida — ainda que, em alguns momentos, os tapas e encontrões sejam inevitáveis (a você que dançou comigo, minhas sinceras desculpas!).

Img_normal

A presença desse segundo usuário faz com que outro personagem apareça na tela, o que cria uma nova dinâmica. Ainda que, na maioria das vezes, ambos realizem os mesmos passos, há momentos em que alguém será destacado para realizar sua própria performance, dando um novo ritmo ao show. Além disso, para manter as coisas organizadas, cada usuário possui seu próprio painel de movimento, o que torna tudo mais intuitivo.

Outro ponto muito legal de Dance Central 2 é a seleção de músicas. A ideia da desenvolvedora é atrair pessoas de todos os gostos. Isso significa que temos desde Lady Gaga e Rihanna ao sempre clássico "What is Love?".

Img_normal

Por fim, uma surpresa muito boa: a Microsoft se preocupou em dublar as breves falas antes de cada música. Apesar de ser apenas um detalhe, é bom saber que a empresa já pensa em localizar até mesmo esse tipo de conteúdo.

Everybody Dance

Por fim, a investida da Sony no mundo da dança. Para quem já está familiarizado com os demais jogos do gênero, é impossível não fazer uma comparação com Just Dance 2. A interface e a mecânica básica são praticamente as mesmas: um dançarino executa a coreografia enquanto você tenta imitá-lo, com a ajuda de pequenos ícones que surgem na tela. Ok, não há como fugir muito disso, mas a comparação continua muito pertinente.

Porém, isso não significa que se trata de uma cópia barata. Everybody Dance possui um charme próprio, principalmente por corrigir alguns dos problemas existentes no título da Ubisoft. O PlayStation Move é muito mais sensível e isso é percebido com facilidade, além de a imagem do próximo movimento ser de fácil compreensão. Adicione a tudo isso o fato de termos músicas licenciadas, com direito até mesmo a um clipe oficial rolando ao fundo. O modo multiplayer também é bem divertido e, como dito, lembra muito o segundo Just Dance, pois os dois jogadores repetem os mesmos passos em algumas músicas, enquanto outras funcionam como em um dueto.

Img_normal

Além disso, o game se destaca por conseguir aliar uma playlist com uma pegada bem pop com coreografias ligeiramente agitadas, mas sem fazer com que o jogador fique à beira de um ataque cardíaco. Desse modo, você não ficará ofegante após três canções e terá disposição para mais músicas. Isso sem falar na facilidade de acompanhar a dança, já que temos um dançarino de verdade com o Move ao invés de uma animação na tela. Com uma solução simples, temos um sistema de referencia muito maior, o que facilita a vida dos iniciantes.

Então você acha que sabe dançar?

Como você acabou de ver, o TecMundo Games destacou os principais pontos de cada game, seja em termos de jogabilidade, novidades e até mesmo de seleção musical. Porém, não seria justo dizer qual é o melhor com base em apenas em demonstrações. Desse modo, pedimos a ajuda de vocês para saber qual o título promete vencer esta competição. Não deixe de justificar sua escolha nos comentários!

Aguarde... Carregando a enquete.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.