“Que nota é essa?” Saiba como funcionam os critérios das análises do TCG! [vídeo]

8 min de leitura
Imagem de: “Que nota é essa?” Saiba como funcionam os critérios das análises do TCG! [vídeo]

Todos os dias, você acessa o TecMundo Games para saber tudo o que há de mais quente no universo do entretenimento eletrônico. E nós, obviamente, trabalhamos duro para trazer as novidades mais bombásticas do mundo dos games, atualizando o site com o máximo de conteúdo possível.

Entre as novidades, temos as tão comentadas análises. É nelas que os usuários podem conferir a opinião de uma equipe formada por redatores que levam seu trabalho a sério, com a consciência de que as notas e opiniões do site refletem diretamente na decisão de compra do jogador.

Nós, assim como vocês, somos, acima de tudo, jogadores. E a nossa missão é bem simples: mostrar, por meio de argumentos, se vale a pena investir seu tempo em um determinado jogo. Para isso, concebemos textos e vídeos com todos os detalhes necessários para formar uma fonte verdadeira de informação.

A seguir, você confere detalhes sobre o processo de criação de uma análise, conhecendo os critérios para as notas e emblemas. Além disso, destacamos os principais pontos considerados durante os testes e o desenvolvimento.

O quarteto fantástico! Tudo sobre os quesitos das análises

Como vocês devem saber, as análises do TecMundo Games contam com uma nota geral e quatro quesitos que são avaliados individualmente. São eles: Visual (anteriormente conhecido como “Gráficos”), Jogabilidade, Áudio e Diversão. A seguir, você confere os detalhes sobre cada um deles. Em relação às notas, elas serão comentadas posteriormente. Mas, desde já, relembramos que a nota geral não se trata de uma média matemática dos quesitos.

  • Visual

No quesito Visual, antes chamado de “Gráficos”, analisamos a parte gráfica e artística da apresentação de um jogo. É aqui que você descobre se um game é visualmente proficiente, oferecendo efeitos, texturas, modelagens e filtros de acordo com o que a plataforma pode providenciar.

Quando um título explora adequadamente os recursos gráficos, sendo bem programado e sem apresentar queda na taxa de quadros por segundo, então sua nota tem grandes chances de ser alta nesse quesito.

Img_normal

Entretanto, aqui temos outro fator extremamente importante: a direção de arte. Se um jogo for “apenas” tecnicamente bom, oferecendo gráficos que utilizam adequadamente os recursos do console, ele ainda pode receber uma nota não tão alta. O motivo é simples: a equipe de desenvolvimento simplesmente não usou a imaginação para a criação de personagens e ambientes, resultando em um título genérico e de beleza apenas superficial. Afinal, não adianta ter bons pincéis e não saber pintar, não é mesmo?

Img_normal

É importante ressaltar que o visual é sempre avaliado de acordo com a plataforma em questão. Mesmo que alguns consoles contem com um poder semelhante, como é o caso do Xbox 360 e do PlayStation 3, nós sempre buscamos analisar cada plataforma de maneira isolada. Sendo assim, quando as diferenças existirem e forem significativas, você certamente encontrará diferenças nas notas e detalhes sobre isso no corpo da análise.

E a câmera?

Em alguns casos, a câmera pode ser um elemento estritamente visual. Um exemplo disso são jogos em que temos um diretor dirigindo as cenas, como é o caso dos Resident Evil clássicos e do próprio God of War. Aqui, as câmeras são fixas ou movidas de acordo com a proposta do jogo e o jogador não controla a perspectiva.

Entretanto, temos casos em que a câmera é parte integrante da jogabilidade. Quer um exemplo? Em Ninja Gaiden, o jogador deve ser ágil não somente em seus golpes, mas também no controle da câmera, algo que pode influenciar diretamente no resultado das batalhas.

Portanto, a nota para a câmera pode estar tanto no quesito Visual quanto em Jogabilidade.

Img_normal

  • Jogabilidade

Quanto à Jogabilidade, avaliamos o quão confortável é o esquema de controles do game. Se a resposta é boa e os comandos são devidamente mapeados, então o jogo ganha uma nota boa. Um bom game deve ser intuitivo e fazer com que o jogador esqueça que está segurando um controle, aumentando a sensação de imersão.

Afinal de contas, é praticamente impossível se divertir com um jogo que conte com um atraso na resposta dos comandos — o famoso delay. Além disso, é importante que as desenvolvedoras já lancem seus jogos com um mapeamento adequado, mesmo que seja possível personalizar os comandos.

Img_normal

  • Áudio

No Áudio, avaliamos o som em geral, desde a trilha sonora até os ruídos que são apresentados pelo game. Consideramos uma trilha boa aquela que se adéqua à proposta e à atmosfera do jogo, seja ela licenciada ou feita especialmente para o game. Músicas orquestradas e ricas em detalhes não indicam, necessariamente, uma boa nota em áudio.

Quanto aos ruídos, notamos a qualidade e o capricho da desenvolvedora ao gravar e utilizar os sons de maneira fiel à proposta do título. Quanto mais sons exclusivamente gravados para o game, normalmente melhor é o resultado. Um áudio reaproveitado de outro game ou até mesmo de filmes realmente quebra um pouco da imersão e mostra a desatenção da desenvolvedora nesse quesito.

A capacidade de interpretação dos atores, no caso de um jogo dublado, também é analisada por nossa equipe. É ideal que as vozes desferidas pelo game sejam as mais convincentes possíveis, algo que aumenta significativamente a envolvência do jogador.

Img_normal

  • Diversão

Por fim, temos a Diversão, considerado por toda a equipe TecMundo Games como o critério mais importante. Aqui, você saberá se um jogo oferece uma campanha duradoura e se há motivos para desfrutar dela novamente. Além disso, a diversão também engloba os modos extras, como o multiplayer, informando tanto a longevidade do game quanto o cumprimento de sua proposta. Se um enredo consegue ser envolvente, mais pontos para a diversão.

Img_normal

As notas Quanto vale esse game?

É importante ressaltar que a nota geral não é resultante de uma média matemática calculada por meio desses quesitos, já que não há ciência exata por trás de uma análise, mas sim uma representação do pacote completo oferecido pelo game. Mesmo assim, os usuários podem desfrutar das classificações individuais para conhecer, rapidamente, a qualidade das características específicas do jogo.

Fora isso, os leitores também têm acesso rápido a outras características sobressalentes dos games, as quais são indicadas por meio do que chamamos de Emblemas. Estes ícones são responsáveis por exibir pontos positivos ou negativos que se destacam tanto que merecem aparecer estampados no topo das resenhas.


Por fim, temos a Escolha do Editor, que aparece logo abaixo da nota. Basicamente, o game que leva esse prêmio é um dos favoritos do redator que fez a análise, já que possui uma ou várias características que realmente gostamos de ter conferido, se tornando um título recomendado de jogador para jogador.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as análises, falaremos do sistema de notas.

  • 100 – Supremo

Se você vir um game com este raro número redondamente destacado, então não tenha dúvidas de que estamos falando de um título que é realmente imperdível. Obviamente, não há como se atingir a perfeição em um jogo, mas, dentro dos limites da plataforma-alvo e da época na qual o game foi desenvolvido, um jogo nota 100 traz tudo o que se pode oferecer, seja tecnicamente ou em termos de jogabilidade. O resultado final é uma quantidade absurda de diversão.

Exemplos: Super Mario Galaxy 2

Img_normal

  • 90 a 99 – Excelente

Um título dentro dessa faixa de notas é altamente recomendado por nossa equipe. Mesmo com algumas pequeníssimas falhas, esse jogo pode agradar não somente os fãs do gênero em que se encaixa, mas também novos jogadores e qualquer um que aprecie video games em geral. Nós sempre recomendamos a compra de títulos dentro dessa faixa de notas.

Exemplos: Gears of War e Braid

Img_normal

  • 80 a 89 — Ótimo

Jogos classificados como “ótimos” possuem pouco mais qualidades do que defeitos, que não chegam a impedir que o título seja recomendado. Normalmente, jogos com essas notas são ideais para quem é fã do gênero em questão.

Exemplos: Call of Duty: Black Ops e Mortal Kombat

  • 70 a 79 — Bom

Games que recebem entre 70 e 79 são bons, mas possuem problemas relevantes demais.Isso significa que eles têm chances de agradar quem gosta bastante da franquia ou do próprio gênero abordado, mesmo que seus defeitos possam ser notados claramente — normalmente envolvendo bugs técnicos ou muita repetição.  Mesmo assim, aqui você pode encontrar uma boa dose de diversão.

Exemplos: Dungeon Siege III e Brink

Img_normal

  • 60 a 69 – Regular

Aqui, temos qualidades que ainda aparecem, mas as falhas são ainda mais significativas. Esses jogos podem até valer a pena, mas é necessário tomar cuidado ao jogá-los, pois gamers mais exigentes têm chances de se decepcionar facilmente. Talvez uma locação já seja mais que o recomendado para esses casos.

Exemplos: Red Faction ArmageddonMount & Blade: With Fire & Sword

Img_normal

  • 50 a 59 – Fraco

Jogos que se situam nesta faixa possuem pontos fracos que se destacam consideravelmente mais do que suas qualidades. Provavelmente são jogos que não oferecem inovação ou uma proposta realmente criativa. Resumindo: você pode procurar outro game com uma proposta semelhante e provavelmente encontrará algo melhor.

Exemplos: VeneticaNaruto Shippuden: Kizuna Drive

Img_normal

  • 40 a 49 — Ruim

Algo errado na produção ou uma ideia que devia ser apenas esquecida. Jogos ruins apresentam vários problemas que tornam a experiência frustrante, impedindo o jogador de desfrutar de um game de qualidade. Nesse caso, nenhum dos critérios ponderados pelo TecMundo Games é capaz de salvar um conjunto ruim.  

Exemplos: NASCAR The Game 2011  e Kung Fu Rider

Img_normal

  • 20 a 39 — Vergonhoso

Games assim não apresentam praticamente nada de bom e devem ser deixados de lado, caso você não queira passar vergonha. Anote o nome de um jogo vergonhoso e avise a todos que definitivamente não vale a pena comprar ou sequer alugar o game em questão.

Exemplos: Vampire RainDamnation

Img_normal

  • 0 a 19 — Lixo

Precisa dizer mais? Este tipo de game só tem algo positivo quando o assunto é reciclagem. Talvez jogar frisbee com o disco do jogo seja mais interessante do que perder tempo conhecendo seu conteúdo.

Exemplo: The Destiny of Zorro

Img_normal

Apenas um guiaPois quem escolhe o game é você!

Vale lembrar que as análises do TecMundo Games são "apenas" fontes de referência feitas por especialistas em video game. É claro que você tem todo o direito de ter uma opinião diferente dos redatores do BJ. Isso vai de acordo com o seu gosto pessoal, e você pode até mesmo dar uma nota a um determinado game na página principal do título em questão.

Gostou do guia? Qualquer dúvida, é só falar!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.