Que tal um lançamento ocidental para certos jogos do Wii?

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Img_normalVocê já deve ter ouvido falar de um movimento intitulado “Operation Rainfall”. Trata-se de uma campanha organizada por fãs hardcore da Nintendo, cujo objetivo é persuadir a companhia a finalmente lançar três títulos de peso em terras ocidentais: Xenoblade Chronicles, The Last Story e Pandora’s Tower.

A resposta da Nintendo? “Obrigado por serem fãs tão incríveis!”, afirmou a empresa via Twitter, acrescido de um “infelizmente, ainda não há planos para que a NOA [Nintendo of America] lance os três jogos”. No Facebook a atenção foi um pouco maior, embora o posicionamento, estritamente falando, permanecesse inarredável:

“Obrigado pelo seu entusiasmo. Nós prometemos uma atualização, então aqui está ela. Nós nunca dizemos ‘nunca’, mas nós podemos confirmar que não há planos para lançar esse três jogos nas Américas neste momento. Muito obrigado pelo seu entusiasmo, e por serem fãs tão incríveis.”

O que dizer? Xenoblade é uma franquia cultuada há muito tempo pelos fãs, enquanto que The Last Story foi desenvolvido por ninguém menos do que Horonobu Sakaguchi, um dos criadores de Final Fantasy. Pandora’s Tower é igualmente um título de peso. E estes realmente não são os únicos, o que leva à seguinte pergunta: por que tantos pesos-pesados da Nintendo têm dificuldades para transpor as fronteiras ocidentais?

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No que diz respeito particularmente ao Wii, nós certamente temos excelentes franquias por aqui. Entretanto, boa parte delas representa simplesmente algo já estabelecido há um longo tempo, o que conduz àquele velho comentário: “a Nintendo se resume a Mario, Zelda, Metroid e Pokémon”. Quer dizer, são excelentes títulos... Mas qual é exatamente o problema com Fatal Frame ou mesmo o inusitado Captain Rainbow?

Há quem diga que a Nintendo deste lado do oceano é um tanto mais cheia de pudores que sua contraparte oriental, enquanto outros simplesmente engrossam o coro que afirma que certos títulos são “singulares” demais. De qualquer forma, embora o ativismo não esteja na lista de pretensões do BJ, segue abaixo uma lista com alguns títulos que poderiam não apenas agradar a audiências ocidentais, mas também expandir as possibilidades e alterar a imagem da Nintendo por estas bandas.

Que tal um lançamento ocidental para...Confira alguns games da Nintendo que deveriam dar as caras por aqui

  • The Last Story

Realmente difícil começar esta lista por qualquer outro jogo que não The Last Story. Ok, trata-se do formato clássico de RPG, e provavelmente é possível considerar que Horonobu Sakaguchi não se desviou tanto assim da matriz original de Final Fantasy para criar a sua “última história” — e não mais “fantasia final”. De qualquer forma, o apelo aqui é inegável, e é realmente difícil entender a relutância da Nintendo em localizar esse game.

  • Pokémon Mystery Dungeon (WiiWare)

Como assim, um game baseado em Pokémon que não deu as caras por aqui? Exatamente. Na verdade, três jogos da série Pokémon Mystery Dungeon jamais chegaram a encontrar um lançamento ocidental. O mesmo se pode dizer da atualização para My Pokémon Ranch (também para WiiWare) que permitia a utilização conjunta das versões HeartGold e SoulSilver. Enfim, bom ou não, Pokémon é sempre igual a vendas, o que torna a exclusão do restante do globo bastante questionável.

  • Xenoblade Chronicles

Trata-se do sucessor espiritual da série “Xeno”, uma franquia que nunca teve problemas para arregimentar uma quantia respeitável de fãs — embora os detratores também sejam muitos. Bem, o que dizer? Foram excelentes notas na Famitsu, e uma pesquisa da revista japonesa Dengeki ainda mostrou que o público local considerou o game como “o terceiro título mais interessante” da primeira metade de 2010.

  • Fatal Frame IV

Por algum motivo insondável, a quarta edição de Fatal Frame jamais encontrou seu caminho para o ocidente. Em se tratando de uma série tão singular, o descontentamento da comunidade de fãs é bastante compreensível... Assim como a tradução feita por conta, segundo afirmam as más línguas.

  • New Play Control! Pikmin 2

Essa é uma daquelas decisões da Nintendo realmente difíceis de entender. Embora o primeiro Pikmin adaptado aos controles do Wii tenha sido disponibilizado a uma grande fatia do mercado ocidental, o mesmo não ocorreu com a adaptação do segundo game. Algo realmente incompreensível que, espera-se, seja corrigido em breve.

  • New Play Control! Chibi-Robo

Outro game do selo “New Play Control!” que jamais deixou o Japão. Para quem não conhece, trata-se de um título bastante curioso que, entretanto, foi lançado apenas no final do ciclo de vida do GameCube — e que, portanto, deve ter escapado de muita gente.

  • Another Code: R

Another Code: R chegou a ganhar uma versão europeia, mas não ganhou um lançamento nas Américas. Trata-se de um bom game estilo Point-and-Click, sequência de Trace Memory, do DS.

  • Disaster: Day of Crisis

Salve as pessoas de desastres, realize massagens cardíacas, troque tiros... Tudo em ótimas utilizações do Wii MotionPlus. A ideia é fazer o que for preciso para sobreviver a diversas catástrofes. Outro game que não chegou às Américas.

  • Pandora’s Tower

Um bom RPG da desenvolvedora Ganbarion. Pandora’s Tower foi lançado no Japão em maio deste ano, e conquistou boas avaliações da mídia especializada, bem como um bom retorno dos fãs — conforme deixou clara a campanha “Operation Rainfall”.

  • Captain Rainbow

Eis um joguinho bastante curioso. É claro que ao tomar conhecimento do estilo de humor adotado aqui, fica fácil entender por que o pudor da NOA (Nintendo of America) acabou deixando o título de lado. Bem, mas nada que algumas adaptações não pudessem resolver, certo?

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