Ideias absurdas que poderiam virar jogos

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Deixe de lado, apenas por um momento, a maior parte dos padrões sustentados atualmente pela indústria de games. Esqueça os jogos de tiro ambientados na Segunda Grande Guerra, os títulos de pancadaria calcados na mitologia grega e aquele seu sandbox mafioso preferido.

Pense no que você realmente gostaria de ver rodando no seu console ou PC. Um RPG espacial com estética steampunk? Um jogo de corrida de charrete? Ou, quem sabe, um simulador de campanhas políticas?!

O TecMundo Games convida você agora para soltar a imaginação. Misturar jogos, tendências, estilos e estéticas a fim desencavar algo em que os produtores de blockbusters ainda não pensaram. Parece demasiadamente absurdo? Nem tanto assim. Sobretudo quando se analisa o cenário atual — cujo abarrotamento obriga os desenvolvedores a executarem verdadeiras acrobacias conceituais.

Senão, basta pensar: God of War não seria da forma que é se alguém, em algum momento, não tivesse concebido um título para jogar um hipotético deus da guerra em potencial em meio ao panteão de deuses gregos antigos. Da mesma forma, GTA não existiria hoje se à Rockstar não tivesse ocorrido a ideia de transpor alguns limites em relação à liberdade de jogo. Bem, e Call of Duty? Saiba que o maior arrasa-quarteirão entre os games de tiro em primeira pessoa deve muito a pioneiros como Wolfenstein.

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Pois é, já não parece assim tão herege arriscar algumas propostas improváveis, não? Mesmo assim, talvez alguns exemplos ajudem a soltar a imaginação:

Alguém já teve a ideia de...Propostas improváveis que já viraram jogo

  • Stalin vs. Martians

Stalin vs. Martians é um exemplo perfeito da mais completa falta de pudor ao elaborar um jogo. Das cabeças insanas dos desenvolvedores da Black Wing surgiu uma mistura entre RTS (estratégia em tempo real), comunistas e uma invasão alienígena... Com direito a um Stalin dançante, inclusive. Ok, talvez a crítica especializada não tenha sido tão compreensiva com a singularidade da proposta... Mas isso não torna a proposta menos criativa, é claro.

  • Super Meat Boy

O que dizer de um pedaço de carne crua que sai pulando em plataformas e ensangüentando todo o cenário? É claro, a coisa pode ficar ainda mais interessante quando se descobre que a namorada do herói é feita de Band-Aid. Adicionalmente, o game ainda ganha em originalidade por fundir toda essa realidade improvável com um clima de quarta geração de consoles.

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  • Dino D-Day

Ainda com pudores para soltar a imaginação? Então, que tal essa: o recentemente anunciado Dino D-Day resolveu agitar um pouco as coisas em torno da Segunda Guerra Mundial – cenário que, de tão batido, já virou piada entre produtores de jogos e crítica especializada. Ambientado em 1942, o título assume que Adolf Hittler foi capaz de “ressuscitar” os dinossauros. Você pode escolher: Aliados ou o famigerado Eixo (agora incrivelmente fortalecido pelos répteis).

  • AaaaaAAaaaAAAaaAAAAaAAAAA!!! - A Reckless Disregard for Gravity

Sim, o nome é exatamente esse. São 25 “as” e mais uma montoeira de letras para descrever uma ideia realmente radical. Aqui você assume o papel de um basejumper, paraquedistas que resolveram trocar os aviões por edifícios. A ação se passa em uma Boston fictícia, como se fosse uma realidade alternativa, em que prédios flutuam e a paisagem é uma grande psicodelia. Precisa dizer mais?

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  • Seaman

Aparentemente inocente esse jogo esconde um terrível segredo. Um segredo capaz de garantir algumas semanas de pesadelo — com algum exagero, talvez. Você acha que vai jogar um simples simulador de vida, no qual o objetivo é cuidar de um pequeno peixe que vai crescer evoluir e finalmente sair do aquário, no entanto, como se trata de um jogo japonês a bizarrice está a espreita e basta dar uma olhada no seu peixinho para saber o porquê.

  • Cho Aniki

Bem, é melhor que você assista ao vídeo e tire as suas próprias conclusões. No entanto, o TecMundo Games adverte: o conteúdo é perturbador. Como você pode conferir o jogo força os limites do “politicamente correto”, colocando dois protagonistas halterofilistas semi-nus em posições comprometedoras, conforme eles disparam (sabe-se lá o que) contra inimigos igualmente estranhos em cenários reminiscentes a antigas saunas romanas.

  • LittleBigPlanet

Seres humanos sonhando destilam uma matéria que é pura criatividade. Essa criatividade dá origem a universos oníricos habitados por criaturas tricotadas, conhecidas como “Sackpersons” — espécie de saco de arroz ambulante. Eis a teoria por trás de um dos títulos mais memoráveis da atual geração. Pois é, quem diria que toda aquela personalização tinha uma razão de ser, hein?

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Ninguém ainda teve a ideia de...Propostas improváveis que poderiam virar jogo

  • Mario Effect Galaxy

Sim, é completamente herege. Mas talvez não fosse tão ruim, hein? Eis o conceito: Mario Galaxy poderia se fundir com a trama formal de Mass Effect. Dessa forma, o resultado traria, por um lado, um RPG espacial mais leve e acrescido de um ícone cujo apelo está anos luz à frente do semi-andrógino Shepard (que pode ser tanto um homem quanto uma mulher). Por outro lado, Mario Galaxy ganharia a profundidade e as escolhas morais do blockbuster da BioWare.

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  • Sigo os passos do meu pai, e do pai do meu pai...

Alguém já parou para pensar no porquê de personagens como Link, Cole MacGrath e Duke Nukem jamais envelhecerem? É verdade que alguns jogos pioneiros já tangenciaram a ideia de personagens que envelhecem — The Sims 2 e Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriot, por exemplo. Entretanto, a ideia ainda é bastante incipiente. Quer dizer, que tal encarar uma aventura épica de longa duração e que atravessasse diversas gerações da mesma família?

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  • MMO sem NPCs

MMOs são excelentes ferramentas de socialização digital. Quanto a isso não há dúvida. Entretanto, mesmo o mais abarrotado universo online ainda traz um enorme elenco de apoio constituído pelos famosos NPCs (personagens controlados pelo computador).

A proposta, portanto, seria algo parecida com isto: poderia existir um MMO absolutamente desprovido de NPCs, de forma que absolutamente todos os personagens do mundo de jogo fossem controlados por seres humanos — desde de um elfo intelectual até um ferreiro. O resultado seria... Bem, seria algo um tanto semelhante ao que se tem “aqui fora”.

  • Dress-up com o Kinect

Ok, essa talvez seja um tanto absurda a princípio. Mas considere o seguinte: jogos baseados em tirar e vestir roupas poderiam ganhar um novo horizonte com a tecnologia do Kinect. Simples sucessão de imagens, na verdade. Em uma delas você se postaria em “trajes menores” em frente à câmera... E na seguinte com calças jeans e aquela sua camisa xadrez preferida. Ok, vamos para a próxima. (Ok, o jogo abaixo nem sequer é do Xbox 360. Mas vale pelo conceito, certo? Enfim.)

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  • Sinuca com o PlayStation Move

Ok, o Move não se parece tanto assim com um taco de sinuca. Mas nada que um apetrecho acoplável não pudesse resolver! De qualquer forma, o resultado poderia ser algo mais interessante do que muita coisa que se tem visto para o Move atualmente. É claro, o TecMundo Games desencoraja apostas em dinheiro.

  • Kinect rumo à Broadway

Parafraseando o que a Rare soltou recentemente, é de se acreditar que a interação com o Kinect vá além de frases como “Xbox, stop” e “Xbox, play”. Quer dizer, que tal produzir algo que realmente utilize amplamente a tecnologia de reconhecimento de voz e movimento desenvolvida pela Microsoft?

Dessa forma, seguindo a concepção de Guitar Hero e Rockband — produzir astros do rock com mais velocidade que o próprio showbizz —, uma fusão entre os musicais da Broadway e o Kinect poderia colocá-lo entre o elenco de pedradas como “Cats”, “O Fantasma da Ópera” ou “A Bela e a Fera”. Ao final, como sempre, os seus momentos constrangedores poderiam ser enviados para redes como o Facebook.

  • Um jogo baseado em filme que seja bom

Eis uma das propostas mais absurdas deste rol: um jogo baseado em filme que, de fato, consiga alcançar um patamar mínimo de qualidade. Nada de Hellboy ou Iron Man. A ideia aqui é um título que possa fazer pelas películas o que Batman Arkham Asylum fez pelos quadrinhos. Quer dizer, não custa sonhar, certo?

  • Disney’s Call of Duty

Os heróis da Disney já foram enfiados em praticamente todos os nichos de onde se pode tirar algumas moedas. Até protagonizaram RPGs (Kingdom Hearts)! Ok, Mickey Mouse distribuindo headshots talvez fosse um golpe duro para algumas pessoas. Mas... Se até mesmo o Super-Homem já distribuiu “Fatalities” — convenientemente renomeados como “Heroic Brutalities” —, então isso talvez passe.

  • Crepúsculo Xtreme

O que uma série popular de vampiros adolescentes pode ter a ver com um jogo de esportes praieiros? Bem, provavelmente o mesmo que um jogo de luta teria. De qualquer forma, a oportunidade comercial aqui é única: além de completamente na moda, os vampiros da série criada por Stephenie Meyer ainda trazem a faculdade singular de não se transformarem em um montinho de cinzas sob a luz do Sol — é claro que o efeito blur teria que ser utilizado amplamente, a fim de evitar o brilho intenso emitido pelas terríveis criaturas da noite.

Fonte: Divulgação

  • Mario of War

Bem, a imagem a seguir já ilustra o conceito absurdo do jogo, não é mesmo?

Apenas uma amostra

Enfim, essas foram somente algumas ideias — algumas completamente absurdas, outras nem tanto assim. De qualquer forma, o que se quis provar aqui é: qualquer um com um mínimo de massa cinzenta pode imaginar propostas dignas de nota. Quer dizer, mesmo os maiores blockbusters da atualidade tiveram que passar inicialmente por uma prancheta como simples esboços.

Para encerrar este artigo singular, o TecMundo Games agora faz um convite à reflexão: que tal evocar o seu Frankenstein interior para bolar um conceito inédito/interessante/bizarro? Existe algo que você gostaria de jogar e que, talvez, a indústria de games ainda não tenha se dado conta? Enfim, crie, recombine, manipule, reprocesse... O TecMundo Games quer conhecer a sua opinião.

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