Hitboxes e Frames: Entenda como funcionam os jogos de luta

6 min de leitura
Imagem de: Hitboxes e Frames: Entenda como funcionam os jogos de luta

“Mas que mentira!”. Bem, se você joga bastante ou pelo menos tenta se arriscar nos jogos de luta, então provavelmente já deve ter lançado esta frase após perder para seu oponente. Misteriosamente, aquele seu soco forte não acertou o adversário, mesmo que, aparentemente, o golpe tenha pegado bem na cara do inimigo, que acabou vencendo a luta em um contrataque.

E porque isso acontece? Certamente, os jogos de luta são muito mais complexos do que muita gente imagina. Existem várias técnicas empregadas que, combinadas, fazem tudo fluir como deveria. Mas, quem quer realmente levar a sério toda a pancadaria de Super Street Fighter IV, por exemplo, deve estudar a fundo cada um dos detalhes que compõem o jogo.

E esses detalhes não são poucos. Hitbox, Frames e prioridade de ataque são apenas algumas das palavras essenciais para quem quer dominar os jogos de luta. O TecMundo Games resolveu reunir alguns desses termos importantes para tentar explicar um pouco como é o esqueleto dos games, algo essencial para os campeões. Preparado?

Como isso aconteceu? Entendendo a estrutura

Conforme mencionamos, os jogos de luta possuem vários aspectos funcionais por trás dos bonecos que aparecem na tela. Um deles é o tão conhecido Hitbox que, embora não seja exclusivo dos jogos do gênero, tem muita importância aqui, podendo ser essencial para a vitória.

Essencialmente, os Hitbox são como “caixas” que determinam a área de acerto e dano de seu personagem. Ou seja, quando você dá um soco com Ryu em Super Street Fighter IV, por exemplo, a área de acerto não envolve somente o exato desenho do braço modelado em 3D. Em vez disso, há uma área retangular que determina o alcance do golpe.

Fonte da imagem: Eventhubs.com
É por isso que, muitas vezes, um soco ou chute parece pegar sem ao menos encostar-se ao personagem. Se o Hitbox foi programado para envolver uma área que vai muito além do que indica a animação, os resultados podem ser absurdos, gerando os famosos golpes invisíveis.

O desfecho também pode ser inverso. Em alguns casos, você pode jurar que o golpe de seu personagem acertou o oponente, mas o dano simplesmente não aparece. A imagem abaixo mostra claramente isto. Na esquerda, vemos o pé esquerdo de Guile encostando na perna de Zangief. Contudo, a Hitbox de ataque não colide com a de defesa do outro oponente, portanto, não há dano.

Fonte da imagem: Eventhubs.com
Mas, da mesma maneira que temos os Hitboxes de ataque, normalmente representados na cor vermelha, também temos as caixas que indicam a área de seu personagem que pode ser atingida, que aparecem em azul ou verde — conforme você conferiu acima.

Ao contrário do que muitos imaginam, os personagens de um jogo de luta não possuem o mesmo esqueleto. Ou seja, você pode até golpear um lutador com um soco enquanto está agachado e ele acertar em cheio o oponente X, mas o mesmo pode não funcionar para o oponente Y.

Com isso, alguns personagens ganham certa vantagem contra outros, uma sacada que somente quem realmente estudou o game saberá. Felizmente, alguns títulos permitem que o jogador visualize os Hitboxes, como é o caso de Super Street Fighter II Turbo HD Remix.

Vale lembrar que as Hitboxes sofrem constantes mudanças durante uma batalha. Ela pode ser influenciada pela posição de seu lutador (em pé ou agachado) e também pela própria animação. Para se ter ideia do quão complexas e dinâmicas são essas caixas, alguns lutadores que se movimentam quando o jogador simplesmente não executa qualquer ação com o controle podem escapar sem querer de alguns golpes, devido à constante mudança na posição e formato das Hitboxes.

O fato é que nem sempre as Hitboxes de defesa e ataque colidem quando deveriam, resultando em situações realmente bizarras. Muitas delas foram registradas e podem ser conferidas em vídeo. Em um dos casos, Blanka executa seu ataque deslizante contra Rose em Super Street Fighter IV enquanto a personagem se movimenta. Misteriosamente, o ataque não acerta a guerreira. Eis um problema de Hitbox.

Há ainda um vídeo interessantíssimo feito pelo pessoal do COMBONAUTS. Nele, conferimos um verdadeiro show de bizarrices, no qual os jogadores exploram vários golpes em que os Hitboxes de defesa e ataque não se colidem. O resultado são chutes e socos para todos o lados, mas nada de dano.

E o que acontece quando as Hitboxes de ataque colidem? Bem, como você deve saber, o acerto de seu golpe só funciona quando a caixa de ataque acerta a caixa de defesa de seu oponente, conforme ilustra outra imagem abaixo. Nela, vemos Zangief acertando um soco em Blanka. A caixa vermelha que envolve o braço do Urso Russo está visivelmente dentro da caixa azul perto do peito do monstrengo brasileiro.

Fonte da imagem: Eventhubs.com
Contudo, você já deve ter passado por momentos em que os dois lutadores dão socos ao mesmo tempo. Com isso, temos duas caixas vermelhas, de ataque, surgindo ao mesmo tempo, não é mesmo?

Bem, se os personagens forem iguais, ou tiverem a caixa praticamente do mesmo tamanho e formato, algo curioso pode acontecer. Se os dois lutadores desferirem um golpe que se conecta nas caixas de defesa ao mesmo tempo, então ambos levam dano. Veja a imagem abaixo para entender melhor.

Fonte da Imagem: Eventhubs.com
Essencialmente, as caixas de defesa estão quase sempre aparecendo em seus personagens. Entretanto, existem alguns golpes que o deixam imune, pelo menos durante uma pequena parcela de tempo.

Quando Ken solta um Shoryuken, o personagem fica totalmente invulnerável enquanto executa a animação que o leva para os ares em HD Remix. O lutador estadunidense só poderá ser atingido quando estiver retornando para o chão, quando os Hitboxes de defesa voltam a aparecer.

Fonte da Imagem: Eventhubs.com
É claro que os movimentos variam bastante de um personagem para o outro, mas boa parte deles possui ataques invulneráveis. Em Super Street Fighter IV, Ryu é praticamente inatingível quando executa a versão EX de seu Shoryuken. Já alguns lutadores apenas ganham um Hitbox maior de ataque quando executam uma variação de seus golpes.

Quadro a quadro Destrinchando o que você mal vê

Para fechar a estrutura dos jogos de luta, temos que adicionar outro fator importantíssimo: os frames. Basicamente, um frame representa um dos quadros que compõem a animação de um golpe ou movimento executado por seu personagem. E por que eles são importantes?

Bem, existem combos em Super Street Fighter IV, por exemplo, que só podem executados caso o jogador pressione o botão num determinado frame exato. Ou seja, para emendar o soco com o chute você precisa executar o segundo comando numa fração de segundo, o que é muito difícil de ser feito.

A exploração dos frames gera vários recursos dentro do game, como o Frame Advantage. Em termos simples, isso acontece quando você bloqueia o ataque do oponente e tenta revidar logo em seguida. Entretanto, se o ataque de seu oponente tiver uma vantagem no número de frames, ele poderá se recuperar mais rápido. Com isso, quem acaba se dando mal é você.

Alguns jogadores acabam utilizando isto como armadilha e, em vez de atacar depois de bloquear, acabam revidando com um golpe de maior prioridade — como um Ultra Combo, por exemplo.

Existem alguns sites especializados que contam com as informações dos frames  de cada personagem, permitindo que os entusiastas estudem cada movimento, incluindo de seus oponentes, para se dar bem nas brigas. Com isso, é possível prever contrataques e criar armadilhas que podem ser decisivas num campeonato.

Sem dúvidas, os jogos de luta possuem vários segredos e técnicas que são um dos principais fatores que diferenciam os jogadores casuais dos hardcores nesse gênero. O próprio glossário utilizado pelos gamers viciados em lutas envolve dezenas de palavras referentes a vários artifícios diferentes. Além disso, dependendo do game, os recursos podem ser ainda mais variados.

A constante evolução nos games de luta traz ainda mais variedade na estrutura que sustenta o gênero, mas é realmente difícil conseguir um bom desempenho sem entender o princípio das Hitboxes e dos Frames. Mesmo que inconscientemente, os grandes jogadores sabem o momento exato e a distância necessária para finalizar seu oponente. Agora que você tem tudo em mãos, basta partir para a pancadaria!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.