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Clair Obscur perde troféu de Jogo do Ano após polêmica com IA generativa! Entenda

Clair Obscur perdeu o troféu de Jogo do Ano no Indie Game Awards após a Sandfall confirmar que utilizou IA generativa no desenvolvimento do RPG! Entenda a situação

Avatar do(a) autor(a): Valdecir Emboava

schedule22/12/2025, às 15:45

Clair Obscur: Expedition 33, vencedor do prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards 2025, perdeu oficialmente o mesmo troféu no Indie Game Awards após a confirmação do uso de inteligência artificial generativa durante o desenvolvimento. A decisão foi anunciada pela organização do evento, que possui regras rígidas contra esse tipo de tecnologia no processo criativo.

O RPG da francesa Sandfall Interactive havia conquistado os prêmios de Jogo do Ano e Jogo de Estreia no Indie Game Awards, mas ambos foram revogados depois que declarações do estúdio vieram à tona. Com isso, os troféus passaram para os títulos que ficaram em segundo lugar: Blue Prince e Sorry We’re Closed.

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Segundo a organização, a remoção do prêmio ocorreu porque o uso de IA não havia sido informado no momento da submissão do jogo. “Isso claramente contraria os regulamentos que temos em vigor e desqualifica o jogo da indicação”, afirmou o Indie Game Awards em comunicado oficial.

The IGAs Nomination Committee is officially retracting Debut Game and Game of the Year, awarding both categories to new recipients. Additionally, we are retracting one of the Indie Vanguard recipients. Full details can be found in our FAQ under Game Eligibility: www.indiegameawards.gg/faq

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— The Indie Game Awards (@indiegameawards.gg) 20 de dezembro de 2025 às 15:45

Indie Game Awards tem postura rigorosa contra uso de IA no desenvolvimento

O Indie Game Awards é organizado pela Six One Indie e financiado por doações independentes, mantendo uma política clara contra o uso de IA generativa em jogos indicados. A postura, segundo a organização, vem sendo debatida internamente ao longo do ano.

Em comunicado, o evento afirmou: “Temos uma posição firme contra a inteligência artificial de última geração em videogames. É um assunto que discutimos ao analisar os possíveis indicados”. A regra vale tanto para a seleção quanto para a cerimônia.

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O problema surgiu quando a Sandfall Interactive confirmou, no dia da estreia do evento, que havia utilizado IA generativa em Clair Obscur. Isso entrou em conflito direto com a informação fornecida anteriormente ao comitê de avaliação.

“Apesar de terem concordado que nenhuma IA havia sido usada quando o jogo foi submetido, infelizmente esse não é o caso”, explicou a organização. A confirmação levou à desqualificação automática do título.

Como resultado, o Indie Game Awards decidiu redistribuir os prêmios. Blue Prince passou a ser reconhecido como Jogo do Ano — enquanto Sorry We’re Closed recebeu o troféu de Jogo de Estreia.

Sandfall usou IA no desenvolvimento de Clair Obscur, mas “nem tanto”

A polêmica ganhou força após o resgate de uma entrevista concedida ao jornal El País em julho, na qual o cofundador e produtor da Sandfall Interactive, François Meurisse, comentou o uso de IA no projeto.

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“Usamos um pouco de IA, mas não muita”, afirmou Meurisse na ocasião. Segundo ele, a tecnologia foi aplicada de forma pontual, sem substituir o trabalho criativo central da equipe.

O estúdio explicou que algumas texturas provisórias, possivelmente geradas com IA, acabaram passando despercebidas pelo controle de qualidade e foram removidas poucos dias após o lançamento do jogo.

Ainda assim, o Indie Game Awards entendeu que o simples uso da tecnologia já violava suas regras, independentemente da escala ou do impacto no produto final.

E você, o que acha do uso de IA generativa no desenvolvimento de jogos? A retirada do prêmio de Clair Obscur foi justa? Comente nas redes sociais do Voxel!

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