As melhores pistas dos games

13 min de leitura
Imagem de: As melhores pistas dos games

O que é preciso para que um game de corrida consiga cativar seu público? Entre os vários elementos considerados necessários, podemos listar a adrenalina da velocidade, a física realista e uma variedade de carros dos sonhos. Mas isso é o suficiente para tornar chamarmos um título de memorável?

Apesar de esses elementos colaborarem para o sucesso, existe algo que se sobrepõe a tudo isso: a experiência. De nada adianta termos veículos realistas, uma jogabilidade de primeira e uma trilha sonora empolgante se o local em que dirigimos não é atraente o suficiente para chamar nossa atenção.

Por conta disso, para que um jogo de corrida consiga se tornar épico, o primeiro passo é ter circuitos que agradem o jogador a ponto de ele querer voltar a visitá-lo mais vezes. Sabe aquela pista que você sempre joga quando quer fazer seu amigo comer poeira? Pois é exatamente dela que estamos falando.

Img_normal
Pode parecer irrelevante, mas cada um possui um autódromo ou cenário de que mais gosta. Por mais que seja inconsciente em alguns casos, essa “preferência” é fundamental na hora de proporcionar a imersão do jogador no título. Somente assim o gamer vai empolgar-se e querer continuar a se divertir com aquilo.

Como existem centenas de títulos do gênero, o TecMundo Games decidiu listar quais são as melhores pistas que já apareceram em nossos consoles. Dos grandes clássicos do SNES ao realismo da atual geração, são milhares de quilômetros a percorrer, caso você queira realmente conferir uma a uma.

Pistas reaisPorque a arte imita a vidaVocê está no meio de uma corrida acirrada. O líder da disputa está logo à sua frente, mas não dá nenhuma chance de ultrapassagem na enorme reta. Então surge uma curva, em seguida outra e mais uma para finalizar. De repente, em um estalo, você se dá conta que aquele lugar não lhe é estranho: é o famoso “S do Senna” que você tanto viu nas tardes de domingo durante os Grandes Prêmios de Interlagos.

Img_normal

Isso pode nunca ter acontecido com você, mas é muito provável que algum jogo tenha evocado memórias de um local real. Um autódromo ou até mesmo uma rua de uma cidade que você já visitou causam um efeito de proximidade que tornam a experiência de pisar fundo no acelerador ainda mais empolgante.

O mais interessante desse tipo de pista é que eles não são exclusivos de um game ou série, já que o licenciamento abrange uma grande variedade de títulos e nos mais variados estilos.

10 – Circuit de la Sarthe

Fonte: IBluefellow


Apesar de não ser tão conhecido pelo público casual, o Circuit de la Sarthe é o terror de quem adora altas velocidades. Isso porque ele possui trechos de extensas retas, mas finalizadas por curvas muito fechadas e que obrigam os pilotos a frearem bruscamente.

É exatamente essa transição entre o “quase voando” e o “quase parado” que torna a pista francesa tão interessante nos games. Já fora dos consoles, La Sarthe é vista como uma competição de resistência, principalmente por ter sido a sede inicial da famosa “Le Mans”, a corrida que dura 24 horas.

9 - Pikes Peak

Fonte: Gu3DS

Embora exista uma prova de mesmo nome para disputas de NASCAR, o trecho em questão é um pouco mais selvagem. Se você já jogou algum game da série DiRT, sabe do que estamos falando.

Se as corridas de rali já não são simples por conta da péssima qualidade do terreno em comparação com o tradicional asfalto, o que dizer de uma pista situada em meio a montanhas? Além da poeira e do barro, temos grandes subidas e descidas para tornar a competição ainda mais emocionante. Destaque para as curvas dramáticas que levantam aquela nuvem de barro.

8 - Silverstone Circuit

Fonte: Raytorius


Se pisar fundo no acelerador e atingir altíssimas velocidades em um carro já é uma experiência única nos games, podemos dizer que tudo isso é potencializado quando controlamos uma moto. Estar sobre duas rodas exige muito mais precisão nos comandos, o que podemos facilmente ver em uma corrida na Silverstone Circuit.

Considerada uma das provas mais famosas do motociclismo, a pista tem tudo o que é necessário para exigir o máximo de habilidade dos pilotos: extensas retas que são um convite aos 300 Km/h, curvas abertas para dar emoção às ultrapassagens e os imprevisíveis contornos mais fechados. No entanto, isso não impede que os carros também se aproveitem do asfalto para voar baixo.

7 - Tsukuba Circuit

Fonte: MsNotonight


Por mais que todo mundo adore grandes retas, são nas curvas que a emoção reside. Ultrapassagens, acidentes, viradas de campeonato... Tudo aquilo que dá adrenalina às corridas está nesses contornos.

É por isso que a Tsukuba Circuit é frequentemente lembrada. Ela não exige apenas um veículo com motor potente, mas um piloto que consiga fazer a transição entre freio e acelerador com maestria para não perder nem mesmo um segundo de seu tempo. Pode parecer pouca coisa, mas basta você pegar seu controle e tentar se dar bem nessa pista para perceber que é na dificuldade que está a adrenalina.

6 – Suzuka Circuit

Fonte: sunnykfc


Um nó: essa é a melhor forma de descrever o traçado de Suzuka Circuit. Com trechos bastante sinuosos e com curvas bastante fechadas, a pista não dá brechas para que o jogador pense em voar com seu carro.

Os quase 6 quilômetros de volta podem parecer pouco quando falamos de veículos tão velozes, mas a dificuldade em ganhar posições neste circuito japonês separa os verdadeiros pilotos daqueles que só sabem acelerar.

5 – Nürburgring Nordschleife

Mais difícil do que pronunciar o nome dessa pista, é dirigir nela. Ao todo, são cerca de 73 curvas ao longo de seus mais de 20 quilômetros de extensão. Por ser mais sinuosa do que Suzuka e ter contornos discretos, a pista consegue enganar os pilotos menos atentos.

Além disso, a grande quantidade de árvores que acompanha o asfalto dificulta a visibilidade do trajeto. No caso de Gran Turismo 5, em que é possível selecionar um clima variável, o desafio beira o impossível.

4 - Autodromo Nazionale Monza

Fonte: pentaculus


Ok, curvas são legais e emocionantes. Porém, todo gamer que se aventura em um jogo de corrida é para poder fazer aquilo que é proibido nas ruas das cidades: pisar no acelerador até que o carro chegue ao seu limite. E é por isso que o Autodromo Nazionale Monza é tão divertido.

Além de ser um dos circuitos mais famosos do mundo, temos extensas retas para fã nenhum botar defeito. No mundo real, por exemplo, os carros de Fórmula 1 conseguem alcançar a marca de 372 Km/h no percurso.

3 – Indianápolis

Fonte: CHARGERLEVANI


Quatro retas e quatro curvas. Se você é iniciante no mundo das corridas, não se deixe enganar: a simplicidade no traçado de Indianápolis é uma grande armadilha aos pilotos incautos.

A clássica prova de NASCAR exige muita habilidade, já que manter a velocidade em trechos tão variados é tarefa para poucos. Além disso, a falta de oportunidades de ultrapassagem é um desafio extra. Isso sem falar do fato de que qualquer vacilo vai colocá-lo nas últimas posições.

2 - Circuit de Monaco

Fonte: toxTannis


Uma das mais tradicionais disputas de rua, a disputa de Mônaco traz tudo aquilo de que falamos até agora, como retas extensas, curvas fechadas e trechos sinuosos. No entanto, tudo isso se torna ainda mais complexo graças às ruas estreitas.

Além disso, outro grande atrativo é o visual. O Principado de Mônaco possui paisagens realmente belas e que tornam as corridas ainda mais atraentes.

1 – Interlagos

Fonte: naoqueropornada


Ok, sabemos que o Autódromo de Interlagos não é o mais empolgante de se pilotar. No entanto, por mais que possua poucos momentos emocionantes, é inegável que para nós, brasileiros, é sempre divertido competir em casa. Sabe a descrição que fizemos lá no início do artigo? Pois é exatamente essa a experiência de selecionar o circuito paulista em qualquer jogo.

Circuitos fictíciosA imaginação também voaAinda que seja divertido ver cenários reais em nossos jogos, não podemos negar o quão divertido é passear por cenários que nunca existiram. Não apenas por ser uma experiência completamente nova, mas por isso permitir a inserção de novidades e de liberdade criativa. Em que rua você já foi atingido por um casco de tartaruga ou recebeu um turbo ao passar sobre uma faixa especial?

Como listar apenas dez exemplos é praticamente impossível, nos demos o direito de extrapolar e ir além dessa limitação. Por isso, confira quais são as 13 pistas mais famosas e memoráveis dos jogos.

13 - Airport Terminal – Split/Second

Fonte: MrChaotical


Lembra-se da primeira vez que você visitou um aeroporto e se encantou com o tamanho colossal dos aviões? Isso pode ter acontecido quando criança, mas a vontade de estar ao lado daquelas máquinas gigantescas ainda existe. Se isso for verdade, o Airport Terminal de Split/Second fica ainda mais divertido.

Além do cenário muito bonito e das constantes explosões que reconstroem e destroem o ambiente, temos o prazer de correr entre Boings e outros jatos. Tudo isso enquanto mandamos nossos adversários pelos ares.

12 - Dinosaur Canyon – Daytona USA

Fonte: VirtuaPlayer


Esquecido no Dreamcast e nos arcades, Daytona USA é um pequeno clássico das corridas. Claramente inspirado nas provas de NASCAR, o jogo se aproveitava de ambientes reais para criar locais completamente diferentes e divertidos de se pilotar.

No caso de Dinosaur Canyon, tínhamos uma pista com um tracejado bastante semelhante a tantos outros autódromos existentes, mas ele é totalmente localizado em uma espécie de Grand Canyon.

11 – Jungle Falls – Diddy Kong Racing

Fonte: Jason689


Um dos herdeiros de Super Mario Kart. Inspirado no universo de Donkey Kong, temos os macacos pilotando pequenos karts por pistas claramente baseadas nos títulos da série do gorila.

Ao contrário do que acontece com muitas dessas “cópias”, Diddy Kong Racing conseguiu ser tão divertido quanto o jogo do Mario e trouxe uma experiência diferenciada ao Nintendo 64 ao adicionar mais veículos, como aviões.

10 - Psychedelic Experience – F-Zero X

Fonte: w00tage111


O nome já diz tudo: o retorno do clássico F-Zero em uma experiência totalmente psicodélica. Além da clássica jogabilidade que eternizou a série no SNES, temos agora um cenário completamente colorido que combinou muito bem com a proposta do título.

Além da aparência completamente “viajada”, temos o pequeno detalhe de os carros (ou naves?) sempre correrem acima dos 600 Km/h. Não é de se estranhar que o game ficou tão famoso.

9 - Port Town F-Zero

Fonte: ChrischiPika


Se a versão para Nintendo 64 mereceu um lugar nesse top, nada mais justo do que também trazermos o original. Além dos veículos futuristas, as pistas tinham um design diferenciado de tudo o que tinha sido produzido até então. Para se ter uma ideia, era possível pular sobre os adversários que estavam um pouco atrás de você.

Além disso, o jogador também podia utilizar a extrema velocidade que as naves alcançavam para simplesmente voar pelas áreas vazias e aterrissar muito a frente dos outros pilotos. Sim, era trapaça, mas isso não torna a ação menos divertida.

8 – City – The Need For Speed

Fonte: STARCASTLE2


Para quem é fã da série de corrida da Electronic Arts há algum tempo, talvez isso não seja tão memorável, mas o primeiro The Need for Speed (perceba como ele ainda usava o artigo no título) foi um dos pioneiros em jogos de racha.

Correr em trechos urbanos e com veículos na pista foi algo que a franquia conseguiu revolucionar e transformar em seu maior atrativo. Imagine como era divertido desviar daquele caminhão e ultrapassar seus adversários sem que eles o vissem em 1994. Se hoje isso é comum, há mais de 15 anos era fantástico.

7 – Qualquer pista de Rock n’ Roll Racing

Fonte: tarquinnff3


Se você teve um SNES, certamente já deve ter, ao menos, ouvido falar de Rock n’ Roll Racing. O game foi desenvolvido por um estúdio que mais tarde se tornou na toda poderosa Blizzard e traz ao console da Nintendo uma das melhores produções de todos os tempos.

O jogo traz corridas repletas de destruição e uma trilha sonora que até então nunca tinha surgido em nenhum console. Ao som de “Black Sabbath” e “Deep Purple”, qualquer pista deste título se torna incrivelmente fantástica, principalmente por colocar os enormes veículos em rampas que só tinham sido vistas em shows de motocross.

Além disso, a presença de armadilhas espalhadas pelo cenário e a possibilidade de fazer seu carro voar por cima da mureta de proteção também eram uma ameaça muito mais presente do que os mísseis disparados pelos adversários. Se é adrenalina que você sempre procurou, jogue qualquer circuito deste clássico.

6 – Ghost Valley – Super Mario Kart

Fonte: yogamoanyo


Um dos maiores clássicos de corridas do SNES e o pioneiro no gênero de disputas, cujo objetivo é atrapalhar os adversários, não poderia ficar de fora. Super Mario Kart possui uma infinidade de fases geniais e que foram aproveitadas em quase todas as suas sequências, mas algumas se destacam ainda mais e se tornaram épicas.

É o caso de Ghost Valley, que apesar do traçado simples, é incrivelmente difícil para o jogador manter seu carro na pista. O estágio foi um dos primeiros a fazer cair em um buraco e perder várias posições pelo deslize. Além disso, a tenebrosa trilha sonora contribui para tornar tudo ainda mais arrepiante.

5 – Special Stage Route 7 – Gran Turismo 5

Fonte: Urdojo


Novamente voltamos ao assunto “pisar fundo no acelerador”. Os fãs de Gran Turismo 5 não têm do que reclamar, principalmente com a presença de Special Stage Route 7. O circuito urbano consiste basicamente em duas retas: a que vai e a que volta.

E isso é ruim? Muito pelo contrário, já que essa pista permite que o jogador aproveite ao máximo o potencial de seu carro. Se você sempre quis fazer com que seu automóvel chegasse próximo à velocidade do som, aqui é o lugar certo.

4 - Fujimi Kaido Down Hill – Forza Motorsport 3

Fonte: x808drifter


Descer uma montanha em alta velocidade parece uma boa proposta, não é mesmo? Em Fujimi Kaido isso é possível e ainda encantador, já que o visual fora da pista é incrivelmente bonito. O detalhamento da natureza é uma armadilha e tanto, já que qualquer momento de desatenção pode fazer com que você fique comendo poeira dos demais pilotos.

3 – Rome – Gran Turismo 5

Fonte: Urdojo


Por mais que a cidade italiana de fato exista, o trajeto apresentado em Gran Turismo 5 não está lá. Porém, isso não impede que a corrida pelas ruas de Roma seja uma das mais divertidas e memoráveis do título para PlayStation 3.

O visual real das construções que contornam o asfalto e o design do circuito em si tornam a disputa ainda mais interessante. Os trechos estreitos apenas aumentam a dificuldade de ultrapassagem.

2 – Rio de Janeiro – Top Gear

Fonte: vhernandez2121


Logo na primeira edição de um dos games de corrida mais lembrados de todos os tempos, os brasileiros são presenteados com uma fase inspirada em nosso maior cartão postal: o Rio de Janeiro. Quem jogou o primeiro Top Gear, ainda no SNES, certamente se lembra da fase que mostrava um pouco mais de nosso país ao restante do mundo.

Embora não tenha nenhuma semelhança com a realidade, era muito divertido ver o Corcovado enquanto avançávamos pelas retas sem fim da série, embalados pela marcante trilha sonora. Para não dizer que não tinha nada que lembrasse a cidade, existia um trecho que tentava mostrar a praia. Um clássico.

1 – Rainbow Road – Mario Kart Wii

Fonte: stevieeee1


A pista multicolorida surgiu inicialmente no SNES, mas foi somente na versão para Wii que ela se tornou o pesadelo de qualquer piloto. Coloque uma dúzia de personagens de Nintendo sedentos por arremessar cascos em um circuito psicodélico no meio do espaço em que qualquer deslize é fatal. Adicione velocidades absurdas e você vê o estrago que a Rainbow Road é capaz de fazer.

De todas as reformulações de traçado que a fase recebeu nas várias edições do game, foi em Mario Kart Wii que ela ficou famosa. A dificuldade é tanta que até virou tema para uma declaração de amor.

Agora é sua vezMemórias devem ser compartilhadasEssas listas não são um top definitivo para as melhores pistas dos games. Existem centenas de circuitos espalhados em uma infinidade de títulos, o que permite que cada um possua sua própria classificação. Então compartilhe nos comentários sua opinião e diga, quais foram as corridas que mais marcaram sua memória a ponto de você considerá-las épicas?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.