Mania de colecionador: você guarda a caixa e demais extras de seus jogos?

5 min de leitura
Imagem de: Mania de colecionador: você guarda a caixa e demais extras de seus jogos?

Fonte: Reprodução/Retro Players

Quanto você acha que os produtos da imagem acima valem? Milhões? Bilhões? Talvez mais. Isso porque o saudoso proprietário dessas relíquias, que nem precisa jogar na Mega-Sena, teve a sábia esperteza de guardar todos os itens de seus queridos jogos: caixas, encartes, manuais e outros extras. Quando compramos algo usado, é comum perguntarmos: “Vem na caixa?”. Os fortes entenderão o quanto isso valoriza um game com o decorrer do tempo.

Há diversas alcunhas para esses aficionados por antiguidades: “acumuladores”, isto é, pessoas que simplesmente não conseguem se desvencilhar de absolutamente nada, nadica, nem mesmo daquelas coisas que consideram fúteis; “registradores”, apelido dado justamente por registrarem fatos e produtos que podem ficar carimbados na história; “catalogadores”, mais ou menos um sinônimo de “registradores”; ou simplesmente “colecionadores”, talvez o termo mais aplicado aos gamers. Às vezes eles não têm ideia da magnitude dessas caixas e manuais guardados com tanto carinho e cuidado.

Só essa caixinha certamente paga o aluguel - Fonte: Reprodução/Msn Jogos

Quinquilharia? Não: raridade colecionável!

Não é preciso fazer muito esforço para constatar que, de um tempo para cá, os itens de games passaram do status de meras “quinquilharias”, como nossas queridas mamães adoram chamar, para verdadeiras raridades colecionáveis, independentemente do gênero.

Essa onda retrô é cada vez mais onipresente, pois as pessoas estão ficando cientes do valor agregado desses produtos – ainda mais quando estão “na caixa”. Se você tiver aí um Master System, Super Nintendo, Mega Drive ou até Atari, entre tantos outros consoles clássicos, bem como seus jogos... Você terá um belo respaldo em leilões. E como já estamos em pleno desfecho de sétima geração, até mesmo games de PSOne estão ficando caríssimos. Duvida? Então veja só o “precinho” desta edição especial de Metal Gear Solid que está à venda no eBay:

Fonte: Reprodução/eBay

“Apenas” 1.700 dólares, o equivalente a 3.400 reais. Estamos falando de um jogo de PlayStation 1, ainda que na caixa e completo. O felizardo talvez não tenha medido qualquer parâmetro na época da aquisição, e isso bota na mesa outra questão: esses colecionadores fazem isso por paixão ou por um mero “colecionismo”, isto é, pela simples e pura ânsia de ter aquilo mesmo que não exista um elo emocional?

Valor sentimental = preços onerados

Saudosismo não significa apenas gostar de coisas antigas, mas também armazená-las a sete chaves. É natural que gamers nostálgicos não queiram se desfazer de suas queridas traquitanas justamente pelo valor sentimental que elas têm. Mas, às vezes, bate a crise financeira, e aí... Guardou a caixa? Talvez você nem precise ir ao banco solicitar um empréstimo.

É difícil, no entanto, se desvencilhar de um item tão valioso aos nossos corações. E é natural que essa dificuldade tenha o seu preço. É uma dedução elementar: “Já que tenho de me livrar disso por um bem maior, que valha o preço agregado e o meu elo sentimental”. Ora, nada mais justo.

O Mercado Livre, nosso eBay tupiniquim, é um abrigo de leilões e vendas de raridades dos games que vão desde o Atari até, pasmem, a geração atual. Há itens que são antigos ou que, por alguma razão comercial, tiveram tiragem limitada. Portanto, os poucos que existem são precificados no talo. Um Atari com quatro jogos na caixa, por exemplo, está saindo pela bagatela de R$ 1.755 no Mercado Livre. Seria esse o valor final se os produtos não estivessem devidamente “encaixotados”?

Fonte: Reprodução/Mercado Livre

Nem só os consagrados valem muito

É natural que games consagrados, a exemplo de MGS acima, custem o olho da cara quando armazenados com todo o seu conteúdo físico.

Uma marca do calibre de Mario pode ter um único jogo mais caro que um console da próxima geração. O clássico Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, considerado um dos mais valiosos do acervo do SNES, está beirando os quase 2 mil reais. Estamos falando de um jogo na caixa – com cereja no bolo: lacrado.

Fonte: Reprodução/Mercado Livre

O curioso é constatar que valores nas alturas de arranha-céus não se limitam a games tão antigos ou que carregam tanto peso no nome. Conforme mencionado, por alguma razão comercial ou de distribuição, existem jogos cuja tiragem é limitada, sendo enquadrados no status de raridade – e, portanto, valendo uma nota preta.

É o caso de The Legend of Zelda: Four Swords Adventures, para o GameCube. Convenhamos: é um jogo da geração passada apenas. Não está anos-luz atrás de nós. No eBay, o game na caixa e lacrado sai por 250 dólares, o equivalente a 500 reais.

Fonte: Reprodução/eBayOutro que se enquadra nesse mesmo problema de tiragem limitada é Metroid Prime Trilogy. O game é desta geração! Ainda que seja uma compilação de dois jogos para GameCube e um para Wii. Proprietários de Wii e Wii U provavelmente se depararam com essa frustração. Na caixa e em perfeito estado de conservação, sai por R$ 400 no Mercado Livre.

Fonte: Reprodução/Mercado Livre

Game: um bem que só se valoriza

Agora que os games são a crista da onda – para nós eles sempre foram, mas para o mundo, ainda mais o Brasil, não –, existem lojas que contêm acervos homéricos de games antigos, tendo uma filosofia de varejo especialmente voltada para as antiguidades jogáveis.

A loja “Geeks”, uma das maiores redes de games antigos e novos nos EUA, vende cartuchos de SNES, Mega Drive, Master, jogos de PS1, Neo Geo, entre outras relíquias. Há produtos sem caixa e com caixa – mais caros, naturalmente. Confira um breve tour neste vídeo de divulgação da loja:

Claro que no Brasil, potencial mercado emergente de games, não temos revendas “oficiais” com grandes acervos retrô, mas há lojas nos centros das principais capitais que vendem antiguidades nos mais variados preços, sempre “com caixa” e “sem caixa”. Além, é claro, do já mencionado www.mercadolivre.com.br. Sites americanos como o www.ebay.com, www.amazon.com e o www.estarland.com, entre outros, também possuem belíssimas relíquias completas e enviam para qualquer lugar do mundo, dependendo da mercadoria.

Guarde tudo! Saquinhos, isopor, panfletos, manuais...

Desnecessário dizer que quanto mais itens você guardar das suas aquisições gamísticas, sejam elas consoles, jogos ou edições de colecionador, mais valor terão. Não jogue nada fora e não permita que outros o façam. Alerte a faxineira, sua mãe, avó, seu irmão ou irmã e não deixe que o cachorro acidentalmente destrua aquilo que pode parecer um pedaço de papelão à primeira vista, mas se transforma em ouro num futuro cada vez mais próximo.

Será que você se enquadra no perfil de um acumulador?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.