Grandes jogos, platinas fáceis

6 min de leitura
Imagem de: Grandes jogos, platinas fáceis

Fonte da imagem: Reprodução/PlayStation Blog
A sétima geração de consoles não trouxe apenas belos gráficos, novas dinâmicas e a possibilidade de transformar nossos consoles em mais do que meros video games. Sob forte influência do Steam, veio também o sistema de conquistas, que deu uma camada a mais de competitividade a praticamente todos os jogos.

Chamadas de Troféus no PlayStation 3 e Achievements no Xbox 360, as conquistas fazem com que os jogadores batalhem fora do campo virtual. Pode mais quem tem um maior nível, com o máximo possível de platinas ou pontos. Os prêmios inexistentes são como cicatrizes de guerra e servem para dividir quem joga por prazer daqueles que levam o negócio realmente a sério.

Para as empresas, isso também é um grande negócio. Quanto mais criativas e complicadas as conquistas, mais tempo os jogadores passarão tentando obtê-las. Aqui, é preciso ter bom senso: nada de troféus impossíveis, mas prêmios fáceis demais também não são legais.

Ainda bem que nem todas as desenvolvedoras seguem essa lógica balanceada. E o BJ está aqui para ajudar você que quer melhorar seu ranking online, mas sem estratégias furadas de títulos como Hannah Montana The Movie ou Green Lantern: Rise of the Manhunters. Jogos grandes – muitos considerados os melhores de seu ano de lançamento – também podem ser facilmente platináveis. Confira um pequeno guia e prepare-se para crescer!

Spec Ops: The LineImg_normal
O título da Yager chegou devagar e sorrateiramente para se tornar uma das maiores surpresas do ano passado. A história dos soldados americanos em uma Dubai destruída mexeu com a cabeça dos jogadores e fez com que eles questionassem o porquê de tanta matança virtual. A jogabilidade apurada e o desafio na medida só abrilhantaram a obra.

Boa parte do conjunto de troféus de Spec Ops: The Line é baseado nas escolhas que o jogador deve fazer durante a aventura. Em um primeiro momento, isso faz parecer que você terá de jogar inúmeras vezes até conseguir todos os resultados. Mas a verdade é que o jogo não é salvo após as seleções, mas a conquista ainda assim é habilitada. Basta apenas voltar ao checkpoint anterior e modificar sua opção.

De resto, temos os prêmios básicos de todo jogo: terminar em todas as dificuldades, obter um determinado número de morte com cada arma e coletar todos os itens especiais. Nada complicado. Uma platina de dificuldade moderada para um game de qualidade alta.

Resident Evil 5 e 6Img_normal
As aventuras numeradas da franquia da Capcom na atual geração não vão dar trabalho para quem quiser obter 100% das conquistas. Em ambos os games, boa parte delas é obtida durante a própria aventura, ao completar cada uma das fases, comprar armas ou evoluir personagens. Os troféus do modo online são separados e a platina não depende deles.

Em Resident Evil 5, um troféu em particular exige um pouco mais de atenção. Para obter a conquista “Be The Knife”, você precisa rebater uma flecha inimiga utilizando a faca. Não é difícil, mas pode exigir algum tempo. Limpe o cenário de todos os tipos de inimigos e deixe apenas o arqueiro. Em seguida, pare a uma certa distância dele e aguarde os ataques, tentando sincronizá-los com a facada. Eventualmente, você completará o objetivo.

Assassin’s Creed IIImg_normal
A saga dos assassinos traz uma das tramas mais densas do mundo dos games. Não é a toa que a franquia se transformou em uma das principais da atualidade. No campo das conquistas, porém, a Ubisoft não costuma pesar a mão e, de toda a série, é Assassin’s Creed II que tem a platina mais fácil de se obter.

Aqui, não há muito segredo. Termine o game e complete todos os objetivos secundários de cada fase. Com isso, você deve ter passado por todas as situações possíveis de combate e terá obtido dinheiro o suficiente para obter boa parte dos troféus relacionados. Por fim, ligue o modo paciência e parta em busca das famigeradas penas, usando um guia caso não esteja a fim de explorar os cenários exaustivamente.

Far Cry 3Img_normal
Mantendo a tradição da Ubisoft de não dificultar a vida dos jogadores, a aventura de Jason Brody para resgatar seus amigos das mãos de sequestradores também é bem fácil de ser platinada. São poucos os troféus que exigem mais do que terminar o game ou realizar atividades específicas. A ausência de conquistas do modo multiplayer deixa tudo ainda mais fácil.

Há, porém, um único objetivo que pode lhe causar problemas. Em “Toxophilite”, seu objetivo é matar um inimigo a 70 metros de distância com o arco. Algo que pode não ter são fácil assim, mas que é enormemente facilitado pelos deuses da internet, que revelaram a nós a exata posição de um incauto pirata pronto para levar uma flechada no meio da testa.

De resto, jogue Far Cry 3, curta a aventura na ilha, ande bastante por ela e tenha mais uma platina em sua coleção.

UnchartedImg_normal
A máxima vale para todos os jogos da série, apesar de apenas o primeiro deles constar aqui. O conjunto de troféus de Uncharted é o mais próximo do “apenas jogue o game” que você poderá conseguir no console. As conquistas envolvem o uso extensivo de armas, bastante porrada nos inimigos e a coleta de todos os colecionáveis. Não é preciso habilidade, apenas paciência.

O mesmo conjunto de conquistas está presente em todos os games da franquia. Na mesma medida em que Uncharted é um dos maiores exclusivos do PlayStation 3, é também um grande expoente de seu prêmio máximo, a platina. Você pode até ter alguns problemas nas dificuldades mais altas, mas, se perseverar, o sucesso será todo seu.

Heavy RainImg_normal
A obra-prima da Quantic Dream tem como foco o roteiro. A história de um pai se une à trama de um assassino em um dos jogos mais bonitos do PlayStation 3. Se você gostou de Heavy Rain, com certeza vai jogá-lo mais de uma vez para conhecer todos os caminhos possíveis para o enredo. E, nesse ensejo, obterá também boa parte dos troféus do game.

Depois disso, basta apenas voltar a capítulos específicos e completar o que faltou. Uma única conquista pode se provar complicada. “Kamikaze” utiliza os sensores de movimento do controle do PlayStation 3 e pode se tornar um inferno. O ideal, aqui, é fazer amigos que tenham o PlayStation Move, que facilitará bastante a obtenção do troféu.

The Walking DeadImg_normal
Aqui todos os troféus se baseiam em enredo, e uma coisa é certa: se você terminar The Walking Dead, com certeza obterá a platina. Os diferentes ramos da história não importam para a Telltale, que quer apenas que seus jogadores cheguem ao final da saga de Lee em busca de redenção.

Ao contrário dos outros games episódicos da desenvolvedora, The Walking Dead tem um conjunto único de achievements. Todos se baseiam apenas em completar os cenários e chegar ao fim do game. Então, aproveite um dos melhores jogos de 2012 e cresça no ranking com qualidade.

Portal 2Img_normal
Para a Valve, não basta apenas lançar um dos melhores jogos de todos os tempos. É preciso, também, entregar aos fãs um conjunto de achievements extremamente inteligente, que leva os jogadores a explorarem cada canto da instalação da Aperture Science. Aqui, nada de buscar colecionáveis que não significam nada. Trata-se de enriquecer a experiência.

Você nem perceberá que está coletando troféus enquanto explora todas as possibilidades e descobre os easter eggs espalhados pelas fases. Mesmo os troféus online – tradicionalmente chatos na maioria dos games – são como um passeio no parque aqui. A diferença, apenas, é que a descoberta acontece em dupla.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.