15 cenários espetaculares dos games

4 min de leitura
Imagem de: 15 cenários espetaculares dos games

Cada vez mais, os jogos eletrônicos têm se destacado pelo trabalho gráfico aplicado a eles. Seja um game que pretende ser realista ou não, não é difícil ver verdadeiras obras de arte na tela, com paisagens estonteantes e repletas de detalhes, capazes de fazer do cenário de jogo um elemento bastante especial na jogatina.

Há várias delas em que o plano de fundo é muito mais do que um simples detalhe para a atuação do personagem controlado por você. Em determinados momentos, o protagonismo do jogo passa todo para o background, deixando bem claro que a direção de arte de um jogo pode ser essencial para que ele se torne marcante nesse aspecto.

Já que o tema está tão em voga com o lançamento de Grand Theft Auto V, que já fez jogadores gastarem horas de suas vidas apenas olhando — e registrando — o passar do tempo dentro do game (imagina que louco poder fazer isso na vida real? Não, pera...), nós fizemos uma lista com alguns dos cenários mais impressionantes dos jogos eletrônicos. Confira!

1. Grand Theft Auto V


Para começar, nada melhor do que o jogo mais comentado das últimas semanas: GTA V. A quantidade de cenários que poderiam entrar aqui, tanto urbanos quanto naturais, é grande, mas o nosso escolhido foi a paisagem de Alamo Sea.

2. The Last of Us


Um dos exclusivos de PlayStation 3 mais celebrados de todos, The Last of Us leva você para uma aventura intensa em um mundo pós-apocalíptico. O cenário aqui é um mundo destruído, com a selva tomando conta da cidade, locais detonados e um visual incrível.

3. The Elder Scrolls V: Skyrim


Outro jogo com uma quantidade vasta de cenários incríveis é The Elder Scrolls V: Skyrim. Na imagem, você vê uma aurora boreal reproduzida com grande fidelidade, além de uma paisagem composta por montanhas, árvores e a nascente de um rio, dando um ar bastante bucólico ao jogo.

4. Bioshock Infinte


Um dos jogos mais bonitos lançados nos últimos tempos, Bioshock Infinite também não poderia ficar de fora de nossa lista. Na imagem, você vê a cidade flutuante de Columbia como um bom exemplo de cenário que por vezes se torna o grande destaque da jogatina.

5. Mirror’s Edge


Saindo de locais naturais ou imaginários e indo um pouco para o ambiente de megalópoles, um jogo que se destaca nesse sentido é Mirror’s Edge. O ar futurista dos prédios dá quase a impressão de que você foi parar no mundo do filme “O quinto elemento”, só que sem as naves flutuando para lá e para cá.

6. Fable 3


Jogos de aventura fantástica sempre permitem a inclusão de paisagens incríveis, afinal, elementos visuais colaboram firmemente para dar mais fidelidade à ambientação de jogo. Fable 3 confirma essa ideia, com um visual que lembra até mesmo uma pintura impressionista, como em Albion, retratado na imagem acima.

7. Far Cry 3


A insanidade de Far Cry 3 ganha um alento: suas paisagens paradisíacas e muito bem construídas. O cenário, com sua beleza, contrapõe-se ao sufoco que os personagens passam para garantir a sua sobrevivência em Rook Island (foto) e dá um toque especial à jogatina.

8. Dishonored


Um toque de steampunk é sempre bem-vindo, e isso é visto em Dishonored. A população da cidade de Dunwall (foto) foi quase toda dizimada por uma praga e o visual do lugar consegue causar assombro e despertar a sede de aventura ao mesmo tempo. Não poderia ficar de fora desta lista.

9. Journey


Desertos e montanhas são presenças constantes em Journey, sempre muito bem apresentados pelo traço artístico peculiar do jogo. As ruínas pelas quais você passa e as paisagens sempre vastas contribuem bastante para uma ótima experiência de jogo.

10. The Witcher 2: Assassins of Kings


Como boa parte dos MMORPGs, The Witcher 2: Assassins of Kings consegue trabalhar bem com cenários externos e fechados, com destaque especial para o plano de fundo quando você se encontra em ambientes abertos. O reino de Temeria ganha vida de forma bastante competente por aqui, como você vê na imagem.

11. Rage


Um futuro distópico à la “Mad Max” não poderia render outra coisa que não um ótimo visual. Os cenários de Rage, então, também figuram de forma honrosa em nossa lista, e a mistura de cidades destruídas com ambientes desérticos é um dos grandes destaques deste game.

12. Shadow of the Colossus


Clássico de PlayStation 2 que ganhou direito a uma remasterização em alta definição para PlayStation 3, Shadow of the Colossus é outro caso em que cenários abertos com montanhas, gramados e ruínas se dão muito bem. Isso sem contar no belo efeito que a luz solar causa em tudo, criando um dos visuais mais marcantes de sua geração.

13. Beyond: Two Souls


Além de um elenco de peso, este “filme interativo” que é Beyond: Two Souls consegue se destacar também por ambientes reais em todos os cenários, internos e externos. As paisagens aqui conseguem ser tão incríveis quanto o jogo em si, servindo como a “cereja do bolo” para um grande título.

14. Ni no Kuni: Wrath of the White Witch


A história de Ni no Kuni ganha o auxílio fantástico dos cenários de jogo, com aquele toque de cartoon capaz de tornar a experiência de jogo ainda mais fascinante. O mundo que se coloca diante de seus olhos é capaz de prender a atenção, quase distraindo você do jogo em si.

15. Dead Space 3


O último membro desta lista nos lembra de que, até agora, nenhum jogo havia nos levado para o espaço. Em Dead Space 3, você tem contato visual além da Terra e vale destacar os restos da CMS Roanoke. A iluminação e os detalhes ao fundo dão a você a perspectiva clara de uma obra futurista de ficção científica.

A lista acaba por aqui para não ficar muito grande, mas vale lembrar que ela poderia ser ainda mais extensa, inclusive com outras tomadas feitas dos mesmos jogos já listados. Você se lembrou de algum que ficou fora desta seleção, mas que em sua opinião não deveria ficar? Não deixe de dividir com todos nos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.