Conheça os mundos mais incríveis dos video games

7 min de leitura
Imagem de: Conheça os mundos mais incríveis dos video games

Mundos digitais são partes integrantes na composição de um jogo eletrônico, que ajuda a formar a experiência que temos ao jogar. Trata-se da geografia com a qual interagem os personagens que seguem suas ordens, dos locais que formam os mais diversos ambientes, construções e realidades. É onde a mágica acontece e onde nós encontramos refúgio sempre que entramos no mundo virtual de qualquer produção.

Enquanto muitos games são compostos de níveis e missões estáticas, outros oferecem transições entre os mais diferenciados ambientes, incluindo os chamados “mundos abertos”. Os títulos que contam com esse tipo de mapa entregam uma sensação de liberdade total, sendo que as locações disponibilizadas imitam lugares da vida real e, muitas vezes, também contam com dimensões simplesmente colossais — comparáveis aos tamanhos reais das coisas.

Img_normal

Pensando nisso, a única maneira de medir com algum tipo de precisão o tamanho dos cenários de alguns jogos é utilizar alguma unidade de medida fornecida pelos próprios desenvolvedores de cada produção. Isso porque a métrica utilizada na geografia dos jogos é praticamente exclusiva de cada um deles... Ou, em vez disso, você também pode simplesmente basear a medida de espaço em sua própria experiência dentro dos jogos — o que é muito mais cômodo e legal.

Essa maneira de mensurar os locais não é tão absurda assim, pois ela abstrai uma possível medição em “metros quadrados” ou “milhas quadradas” (no sistema americano de medições), que, na realidade, não passaria de mera especulação. Por isso, em vez de elaborarmos uma lista com os maiores terrenos digitais do mundo dos games, que tal listarmos os mais incríveis entre eles?

Essa listagem pode levar em conta critérios como tamanho, semelhança com a realidade, realismo em criações fictícias e até mesmo a paixão que gerou nos gamers que vivenciaram as aventuras em tais cenários.

E os mais incríveis são...

Minecraft

Depois de tanto tempo ocupando lugar de destaque entre os games lançados nos últimos anos, a única coisa que é preciso dizer sobre Minecraft é: “Trata-se do maior mundo que você jamais viu dentro dos games”.

Red Dead Redemption

Img_normal

É difícil falar de games que retratem o Velho Oeste americano sem pensar rapidamente em Red Dead Redemption. E isso não é mera coincidência — o jogo de faroeste da Rockstar reproduz com maestria algumas locações de maneira tão realista que não é nem um pouco absurdo acreditar que os lugares realmente existem (ou existiram) no mundo de verdade.

Como acontece com costume na franquia GTA da empresa, os jogadores também podem explorar livremente os terrenos existentes em Red Dead Redemption. A combinação de cenários gigantescos com liberdade de atuação faz desta aventura certamente uma das obras mais peculiares da sétima geração de consoles.

Grand Theft Auto IV e V

Img_normal

GTA IV é o primeiro título da Rockstar a chegar aos consoles da sétima geração, mostrando uma releitura de Nova York — carinhosamente chamada pelo jogo de Liberty City. Além disso, as cercanias da “metrópole das metrópoles” do mundo também são representadas nessa reconstrução, sendo que alguns locais (principalmente dentro do que seria a ilha de Manhattan) tiveram a escala alterada, a fim de melhorar a jogabilidade.

Já sobre GTA V, só é preciso dizer que ele simplesmente quebrou quase todos os recordes no mundo dos games até agora em termos de vendas e de aprovação da mídia e dos jogadores...

Batman: Arkham City (posteriormente Arkham Origins)

Img_normal

Que tal transformar em realidade (virtual) toda a extensão da cidade de Gotham, incluindo a imensidão territorial subterrânea das ruínas de pedra do que existia antes da formação do município do Homem-Morcego? Pois é exatamente isso o que acontece no magnífico Batman: Arkham City, levando em conta a delimitação por cercas onde deveriam ficar as bordas imaginárias do “Bat-mundo”.

Além disso, a Rocksteady já afirmou que o vindouro Batman: Arkham Origins contará com um mapa (pelo menos) duas vezes maior do que o existente no game anterior. Portanto, a nova aventura do alter ego de Bruce Wayne vai exigir muito tempo disponível para explorar tamanha imensidão.

Burnout Paradise

Img_normal

Quem diria que um título de corrida iria figurar entre os jogos com os maiores de todos os cenários dos games? Pois quem já conhece Burnout Paradise não vai achar nada estranho que essa obra esteja por aqui, visto que o território disponível para jogar é simplesmente gigantesco.

As provas dentro do jogo são disputadas em porções cercadas de algumas locações da cidade, que entregam uma assustadora sensação de realismo em todos os sentidos. É um verdadeiro “paraíso” da velocidade.

Dark Souls

Como não poderia ser diferente, o RPG mais incrível do mundo também tinha que constar nesta seleção de maiores cenários. Situado em um mundo imenso, Dark Souls permite que seus jogadores explorem cada partezinha existente em Lordran, a terra dos anciões. Além disso, praticamente todas as áreas que podem ser vistas de locações mais altas dentro do game podem ser acessadas. Também é preciso adicionar o terreno chamado The Lost Land of Oolacile, que foi lançado posteriormente ao título, em formato de DLC.

World of Warcraft

Carinhosamente conhecido como WoW, o título da Blizzard oferece aos gamers dois continentes inteiros para serem explorados: Kalimdor e Eastern Kingdoms. Na realidade, é um pouco difícil comparar praticamente qualquer outro MMORPG com a imensidão de Azeroth, ou a paixão que essa terra gerou na imensidão de fãs do jogo.

Assassin’s Creed: Brotherhood (e Assassin’s Creed 4: Black Flag)

Img_normal

Atualmente, o terceiro game na série dos assassinatos no tempo das memórias conta com a retratação mais incrível de cenário até agora. O jogo se passa em uma réplica quase integral da cidade de Roma (na Itália), que rivaliza fortemente em termos conceituais com o que a Rockstar faz com as cidades dos Estados Unidos em GTA.

Tirando as localizações de algumas vielas e de outros detalhes mais minuciosos, os principais monumentos e as construções mais famosas da capital italiana estão em seus devidos lugares. No entanto, em termos absolutos de tamanho, o vindouro Assassin’s Creed 4: Black Flag promete estender os territórios a um tamanho ainda não visto pelos fãs da série, incluindo continente, ilhas e a imensidão do mar.

Far Cry 2

Img_normal

Você que conheceu esta franquia a partir de Far Cry 3, lançado neste ano, possivelmente não colocou as mãos nos dois títulos anteriores da série. Em termos de reprodução territorial, o segundo título da franquia é o que mais se destaca, uma vez que a aventura acontece dentro de um estado fictício (sem nome) dentro do continente africano.

Com uma geografia de dar inveja a muito jogo da atual geração, Far Cry 2 apresenta aos gamers uma geografia notoriamente crível, misturando vegetações com características de savanas, desertos e matas densamente fechadas. A população local também foi criada a partir de elementos comuns ao território real, o que confere ao game um ambiente muito realista, além de imenso.

Rift

Img_normal

Rift é mais um MMORPG a figurar nesta lista dos mundos mais incríveis dentro dos video games, o que mais uma vez não deve ser nenhuma surpresa para quem conhece bem o gênero. O grande diferencial deste título fica por conta da formação peculiar de seu território, o mundo fictício de Telara.

Esse universo é composto pela intersecção de cinco planos de existência diferentes, sendo que todos eles podem ser acessados, garantindo muitos lugares para serem explorados. Calma, para realmente entender a lógica por trás do mundo de Rift é preciso encarar as batalhas do game, que também cativam um número gigantesco de jogadores.

A franquia The Elder Scrolls: Daggerfall, Morrowind, Oblivion e Skyrim

Daggerfall é um jogo simplesmente gigantesco, com milhares de cidades para serem visitadas e o mesmo tanto de NPCs que vivem nessa imensidão. O detalhe mais impressionante é que a obra foi feita em 1996...

Morrowind é o título que deu continuidade à série dos pergaminhos, entregando aos gamers uma ilha repleta de elfos, entidades demoníacas e príncipes malvados. A aventura carregou consigo o cinturão de “um dos maiores games já feitos” por um bom tempo.

Img_normal

Anos mais tarde, a Bethesda lançou Oblivion, que mostrou que o cenário do jogo anterior não passava de uma mera ilha... Mesmo assim, a aventura ainda recebeu conteúdo adicional por meio de DLC e também caminhou para espaços em dimensões diferentes.

Img_normal

Enfim, no simbólico dia 11/11/11 veio Skyrim e suas flechadas no joelho. O último episódio da saga dos antigos pergaminhos não veio acrescentar tamanho ao já extenso espaço da franquia, mas sim qualidade ao magnífico visual do mundo repleto de dragões e de dungeons. Mesmo que você não seja o maior dos adeptos dos RPGs, é preciso reconhecer a magnitude dessa série.

Para tentar não deixar ninguém de fora, é preciso ainda fazer algumas menções honrosas: Just Cause 2, EVE Online, Kingdoms Of Amalur: Reckoning, Fallout 3 e New Vegas, Guild Wars, Diablo III, Star War Galaxies, True Crime: Streets of LA... E vários outros que não couberam aqui. E você? Qual seu mundo preferido dentro dos games?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.