Análise: AVerMedia Live Gamer Portable [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Análise: AVerMedia Live Gamer Portable [vídeo]

Com o sucesso dos jogadores que gravam seus gameplays com comentários no YouTube nos últimos anos, surgiu uma procura cada vez maior por opções práticas e baratas para capturar imagens de consoles e PCs. Assim surgiu a AVerMedia Live Gamer Portable, uma placa portátil e compatível com os consoles mais atuais.

Aprovado

Fácil de levar

A Live Gamer Portable é leve, tem um design elegante e é realmente portátil, tendo um tamanho pouco maior do que o de um smartphone. Ela ainda acompanha um pequeno estojo para você levar facilmente para qualquer lugar.

Fonte: Tecmundo

Conjunto completo de cabos e acessórios

O produto já traz todos os cabos necessários: para vídeo componente, HDMI e um especial para o PlayStation 3. Vale lembrar que, devido à trava HDCP que existe neste console e em outros eletrônicos, não é possível capturar via HDMI do PS3. Como a placa já vem com tudo, você não precisa sair em busca de nenhum cabo antes de começar a primeira gravação.

Fonte: Tecmundo

Fácil de instalar

Todas as conexões ficam ao redor da placa, de forma sinalizada e clara. Basta conectar uma ponta do cabo no console e a outra na Live Gamer Portable, na opção “In”. Depois, é só usar o HDMI Out para ver a imagem na TV enquanto joga.

No PC, é necessário baixar os drivers da placa e o software RECentral, facilmente encontrados no site da AVerMedia. Depois de conectar o dispositivo no computador e abrir o programa, basta configurar como devem ser feitas as capturas ou transmissões.

Fonte: Tecmundo

O RECentral é bem dividido em funções. Em “Capture” é possível configurar de forma novata, amadora ou profissional. Enquanto as duas primeiras funcionam com assistentes simples, a mais “pro” é voltada para quem já tem mais conhecimento e consegue configurar de forma avançada cada opção da captura. Todas essas etapas são fáceis e não apresentam complicação em momento algum.

A função “Stream” é especial para quem faz gameplays ao vivo, já que ela serve exatamente para isso. Você pode configurar diretamente para fazer streamings pelo Twitch.TV, UStream e YouTube, diretamente do RECentral, diminuindo significativamente a quantidade configurações necessárias para uma “live”.

Usabilidade simplificada

Capturar é simples depois que tudo está instalado. É só pressionar o botão e pronto! Em modo de espera a luz do botão fica azul e, enquanto está gravando, fica vermelha e oscilando. Assim fica fácil de realizar o procedimento e saber se está tudo ok.

Fonte: Tecmundo

Modo PC-Free

Um dos maiores diferenciais da Live Gamer Portable (especialmente se a compararmos com a Elgato Game Capture HD) é o modo “PC-Free”. Com ele, você não precisa do PC para gravar. Basta conectar a placa em uma porta USB qualquer, como a do video game, para fornecer energia, deslizar um botão no dispositivo e inserir um cartão SD. Se tudo estiver correto, a luz do botão central fica vermelha. Aí é só apertar o botão para gravar e tudo vai direto para o cartão de memória.

Fonte: Tecmundo

Excelente qualidade de captura

A qualidade da captura é totalmente configurável, podendo ser em 720p ou 1080p. Com as opções no máximo, obtivemos excelentes imagens, com apenas algumas perdas devido à compressão do H.264. Mas nada muito perceptível, especialmente tendo em mente que são imagens para a internet.

?Fonte: Tecmundo

Reprovado

Delay na transmissão

Um dos grandes problemas da Live Gamer Portable é o delay. Assim que você conecta um console na placa e abre o RECentral, é notável um atraso de cerca de 3 segundos na imagem. Ou seja, usar a saída HDMI para jogar e capturar é essencial. Esse problema ocorre pelo fato de a placa usar a conexão USB 2.0 para transmissão de dados. Talvez fosse melhor se ela usasse a versão 3.0, que é mais rápida.

Isso não é realmente um problema se você só for capturar ou transmitir direto pelo RECentral. Porém, ao tentar usar um software externo para fazer uma “live” — o XSplit, por exemplo —(vírgula) esse atraso pode atrapalhar bastante. Tentamos configurar um atraso forçado para a webcam e o microfone, para acompanhar o timing da placa, mas não obtivemos sucesso.

Fonte: Tecmundo

Incompatibilidade com consoles antigos

A placa permite capturas somente por meio de cabos HDMI e Componente. Ou seja, ela não é compatível com cabos de vídeo composto, tornando inviável capturas de consoles mais antigos, como o Super Nintendo, por exemplo. Nada de jogatinas clássicas.

Vale a pena?

A intenção da AVerMedia Live Gamer Portable é capturar imagens de video games da forma mais portátil e fácil possível. Nesse caso, ela realmente tira de letra e cai na preferência de muitos que estão procurando por um produto para isso, pois não requer instalações ou configurações dolorosas antes de começar sua jogatina com captura ou transmissão.

Fonte: Tecmundo

A Portable pode ser encontrada por um valor entre 700 e 900 reais. Não é um valor baixo, mas está na média da maioria das outras placas.

Via TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.