8 jogos com finais que dão um nó na sua cabeça

5 min de leitura
Imagem de: 8 jogos com finais que dão um nó na sua cabeça

Você certamente já jogou algum game que fez você arregalar os olhos e ficar perplexo com tamanha reviravolta na história. Quando tudo parece estar seguindo uma linha contínua, de repente, acontece algo grandioso e totalmente inesperado.

Estamos falando de jogos que fazem você só ver um lado da história, enquanto tudo acontece do outro lado – e este, então, é jogado na sua cara logo que o final está se aproximando. Aquele momento que faz você ficar assim:

Há alguns mestres nessa arte, como Hideo Kojima (série Metal Gear), Ken Levine (BioShock e BioShock Infinite) ou até mesmo Jonathan Blow (Braid). Qualquer jogo que um deles colocar a mão pode nos garantir noites em claro.

Sejam jogos de terror, ação, suspense ou RPGs, sempre haverá um que fará você ter um mind twist e ficar completamente alucinado. Você perderá noites pensando na história mesmo depois de ter finalizado aquele game. Por isso, fizemos uma lista com alguns exemplos dos que dão um nó na nossa cabeça.

CUIDADO! É possível que os textos abaixo contenham spoilers!

BioShock Infinite

Em BioShock Infinite, você controla Booker DeWitt e que, após a morte de sua esposa, se viciou em jogos de azar. Isto fez Booker se afundar em dívidas e para pagá-las é simples: "Traga-nos a garota, quite as suas dívidas".

Durante o game, você descobre fendas temporais e dimensões alternativas que, com isso, criam outras realidades. Em cada uma delas, existe outro Booker DeWitt com um estilo de vida diferente, pois ele fez outras escolhas durante sua história.

Prepare-se, pois nos últimos 20 minutos de jogo você terá um dos maiores mind twists de sua vida! Quando você descobrir a verdade sobre Elizabeth e sobre Booker, você vai perder noites sem dormir.

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty é considerado o jogo da série com maior número de mind twists, você começa controlando Solid Snake. Ele deixou de trabalhar para o governo e agora faz serviços para uma ONG chamada Phylantrophy, destinada a caçar qualquer Metal Gear existente.

Snake é enviado a um navio americano para encontrar o novo Metal Gear, fotografá-lo e mostrá-lo ao mundo. Durante a operação, forças terroristas soviéticas atacam o navio, afundando-o, e com isso Solid é dado como morto. Então, você passa a comandar Raiden com a ordem de resgatar o presidente americano.

Kojima conseguiu criar diversas mudanças na história, fazendo inúmeros nós em nossas cabeças – principalmente quando se trata da mente de Raiden e de seu senso de realidade.

Assassin’s Creed 2

Em Assassin's Creed 2, você controla o italiano Ezio Auditore da Firenze, que busca vingança depois de ver o pai e os dois irmãos morrerem. Ao ser perseguido pelas ruas de Florença, ele decide fugir com o que sobrou de sua família para a pequena cidade de Monteriggioni.

Ezio entra para a irmandade dos Assassinos e passa a caçar os Templários que participaram da execução de seus familiares. O game começa em Florença e depois se passa na região de Monteriggioni, Veneza, para então terminar em Roma.

O grande mind twist do jogo vem na parte final, quando toda a história passa a ter o foco principal em Desmond nos dias atuais. A deusa Minerva conversa diretamente com ele, através de Ezio Auditore, em uma cena surpreendente.

Silent Hill 2

Silent Hill 2 traz James Sunderland, que regressa à cidade após sua mulher morrer de uma doença desconhecida. Ele chega à estranha Silent Hill tendo apenas uma carta de Mary pedindo para que voltasse ao local onde eles, um dia, passaram suas férias.

James encontra uma cidade coberta por uma densa névoa, com criaturas estranhas e pessoas ainda mais assustadoras por parecerem loucas. Aos poucos, ele percebe que cada um vê a realidade de forma diferente e, às vezes, as criaturas que ele enxerga não são vistas por outras pessoas.

Eis que o grande momento chega, quando James entra no hotel onde o casal se hospedou e assiste a um vídeo na TV: Mary está deitada na cama doente e ele chega ao seu lado com um travesseiro, para finalmente matá-la sufocada.

Braid

Este jogo – no melhor estilo plataforma em perspectiva de visão lateral – se tornou rapidamente um dos grandes entre o mercado indie de games. Em Braid, você controla Tim, que durante todo o tempo vai atrás de sua “princesa”.

Ele percorre diferentes casas e o grande diferencial é que você pode controlar o tempo. Com apenas um botão, você pode voltar no tempo e corrigir suas ações para ajudá-lo a passar de fase.

O último estágio chega mostrando o inevitável: Tim, na verdade, não queria salvá-la. Ele é um namorado extremamente possessivo que vai atrás dela, enquanto ela foge nos braços de outro. É uma história batida que aos poucos se torna extremamente atraente devido a este mind twist.

Dead Space

Dead Space levou os jogadores ao espaço na pele de Isaac Clarke para resgatar a nave Ishimura. Com o passar do jogo, fica claro que os tripulantes descobriram o artefato Red Marker, que é o ponto chave da Unitologia – religião importante entre os tripulantes.

Isaac e sua equipe devem então levar o artefato para ser estudado, pois aparentemente todos que ficam próximos a ele passam a sofrer de histeria. Enquanto luta contra seres assustadores, Clarke cruza com sua namorada Nicole Brennan (mas em locais diferentes), e com isso passa a querer salvá-la do mal que o Red Marker causa.

O grande mind twist vem no final, quando ele finalmente descobre a verdade sobre Nicole – o que ele sabia desde o começo, mas se recusava em acreditar – e a revela aos jogadores. Isso mostra toda a loucura que se passa na cabeça de Clarke e explica o começo do segundo jogo da série.

Heavy Rain

Aqui a história é mais complicada do que parece. Heavy Rain traz quatro personagens envolvidos na trama do assassino Origami. Todas as ações do jogador afetam a narrativa, e os principais personagens podem morrer, dependendo das escolhas tomadas.

Os quatro personagens são jogáveis e, claro, deve-se descobrir quem é o assassino – mas, durante todo o jogo, não fica claro quem é ele. E é aqui que entra o mind twist! Como explicamos, o jogo leva você a crer em uma coisa garantida e, de repente, mostra toda a verdade que estava escondida.

Metroid

Existe alguém no mundo que nunca jogou Metroid? Bom, caso exista, vamos à história principal do jogo. Em 1987, o game chegou ao Nintendinho trazendo Samus Aran, um caçador de recompensas com músculos de aço.

O primeiro jogo da série se passa no planeta Zebes, em que o jogador deve recuperar os Metroids – seres que assemelham-se a águas vivas e que sugam a energia vital de outras criaturas – que foram roubados pelos Piratas do Espaço para utilizá-los como armas biológicas.

O grande mind twist acontece no final do jogo, quando todos somos surpreendidos ao descobrir que Samus Aran é, na verdade, uma mulher!

Claro, há muitos outros games que poderiam ser incluídos aqui. Mas e você? Qual o maior nó na cabeça que teve por causa de um jogo?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.