Quanto tempo levaria para zerar o Steam?

4 min de leitura
Imagem de: Quanto tempo levaria para zerar o Steam?

No início do ano, o TecMundo Games fechou uma parceria com a Valve e conseguiu uma conta do Steam especial para membros da imprensa. Além de facilitar bastante o nosso trabalho na hora de realizar análises (uma vez que já é garantido conseguirmos os jogos que são lançados na plataforma), a novidade foi uma das sensações aqui na redação. Afinal, não é difícil ficar espantado ao ver os milhares de jogos a disposição instantaneamente com a conta.

Não demorou muito para alguém questionar quanto tempo levaria para alguém conseguir terminar todos os jogos disponíveis. Afinal, se as pessoas acabam não jogando quase dois terços do que compram na lojinha da Valve justamente pela falta dele, quanto tempo não seria preciso para completar o catálogo completo do Steam?

Reprodução/Steam

Difícil imaginar, mas com certeza a tarefa não seria fácil. Afinal, ao buscar os jogos disponíveis na plataforma é possível encontrar 2925 resultados atualmente (com novos títulos sendo adicionados toda semana).

Digamos que fosse realizada uma trégua com os desenvolvedores para que nada fosse lançado no período em que alguém estivesse tentando realizar este trabalho (que poderia fazer parte da lista de tarefas de um Hércules moderno). Mesmo assim, se nosso herói tivesse a incrível capacidade de terminar um jogo por dia, ainda seriam necessários oito anos para completar a tarefa.

Claro, enquanto é possível terminar jogos como Limbo ou The Stanley Parable em algumas horas, há também títulos como os da série The Elder Scrolls ou Final Fantasy que exigem alguns dias (às vezes semanas) da vida dos jogadores para que todo o seu conteúdo seja aproveitado. Some-se isso ao fato de que é cada vez mais comum o lançamento de DLCs com capítulos adicionais a estas histórias e a conclusão é nada animadora para quem estava cogitando iniciar esta jornada.

Quanto tempo levaria para zerar a sua biblioteca?

Deixar de considerar o catálogo inteiro da loja e se preocupar apenas com os jogos que estão na sua biblioteca facilita bastante a tarefa. Dependendo da conta, no entanto, isso não necessariamente se torna fácil. Afinal, como o Fábio já discutiu aqui anteriormente, tornou-se bastante comum adquirirmos mais jogos do que damos conta.

Se já chegamos à conclusão de que ter alguns jogos na sua lista de espera não é necessariamente ruim, há algumas ferramentas que podem auxiliar o trabalho de quem procurar terminar todas as suas pendências antes de procurar novas aventuras.

Reprodução/SteamPlayTime

Uma delas é o Steam Play Time, que permite que qualquer jogador verifique quantas horas de jogo aproximadamente precisa para completar as campanhas principais dos jogos em sua biblioteca. Ao realizar o login com a sua conta do serviço da Valve, é possível inclusive separar os jogos em listas do tipo “Estou Jogando” ou “Terminados” para filtrar melhor os resultados. No meu caso, seriam necessários 70 dias ininterruptos para completar todas estas “pendências”.

É claro que para oferecer estes dados, o Steam Play Time precisa se basear em algum lugar. Então, caso você ainda não conheça, aproveite para acessar o How Long To Beat (algo como “Quanto tempo para fechar”, em inglês).

Reprodução/HowLongToBearQuanto tempo leva para fechar Skyrim? A resposta depende do seu conceito do que é completar o jogo.

Como o próprio nome sugere, o site serve como um guia para descobrir o tempo necessário para concluir jogos. Com as respostas, ele oferece uma média de tempo necessário para terminar a campanha de cada um, assim como quanto tempo é gasto em média para completar 100% de seus objetivos. No caso de The Elder Scrolls V: Skyrim, os jogadores levam em média 31,5 horas para completar apenas as missões da história principal. Quem decide ir atrás de cada segredo e missão extra, contudo, leva em média 203 horas para terminar a aventura.

Exemplo de quem já começou

Reprodução/Reddit

Há algum tempo, o usuário Multitasker do Reddit tem registrado na rede social o seu projeto de completar todos os seus jogos do Steam. Para isso, ele publica imagens da sua biblioteca, com marcações especiais para registrar aqueles que já foram finalizados.

A cada nova atualização, Multitasker aproveita para explicar como se organizar para realizar a tarefa. Para começar, ele sempre seleciona três jogos de cada vez e os marca como favoritos. Desse modo, caso ele se canse de algum durante o processo, ele troca de jogo para seguir em frente sem maiores problemas. Quando um deles é completado, ele é então substituído por outro e assim o projeto continua.

O jogador também não esquenta a cabeça em completar todos os detalhes de cada jogo, considerando terminados os games após completar as suas campanhas. No entanto, isso não significa que ele se apresse em completá-los apenas para ver seu fim, citando The Elder Scrolls IV: Oblivion e Saints  Row II como dois jogos no qual gastou bastante tempo extra.

Por fim, títulos unicamente multiplayer ficam de fora de sua lista por vários motivos. Em alguns casos, os jogos são atualizados constantemente de maneira que é difícil aproveitar todo o seu conteúdo. Isso não significa que o jogador não se divirta com eles de vez em quando.

Com o registro de seu projeto, Multitasker é mais um exemplo de que que há mais gente com vários jogos em sua lista de espera e que não há problema algum nisso. O importante é continuar aproveitando os jogos e se divertir com eles, pois como o próprio jogador comenta, “por mais que o destino de completar tudo pareça inalcançável, a jornada até esse objetivo é fantástica”.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.