GTA V Online Heists: a experiência definitiva

9 min de leitura
Imagem de: GTA V Online Heists: a experiência definitiva

Era madrugada quando chegamos aos laboratórios da Humane. Já enfrentamos um longo tempo de estrada, escuridão e chuva para vir até aqui. Não há mais volta para nós quatro. Precisamos levar o nosso carro e um dispositivo de pulso eletromagnético para dentro do complexo à frente. A calma deveria ser a lei, mas a tensão nos envolve enquanto o barulho de água batendo na lataria do veículo embala um tranquilo pretexto do terror que virá. Não podemos ser vistos e não podemos ser pegos, ou todo o planejamento vai por água abaixo.

Vemos guardas e cientistas por todos os lados. Eles estão bem armados e em maior número: são pelo menos 12 para quatro. A abordagem precisa de cautela. Abro a contagem decrescente, e os dois primeiros disparos derrubam as forças armadas na entrada da Humane. Duas cabeças a menos em silenciosos estalos. Avançamos e eliminamos mais quatro pessoas sem chamar atenção — apenas alguns macacos presos para experimentos ficaram agitados com a nossa entrada furtiva. Os guardas não têm uma audição tão afiada.

A tensão alcança o ápice. Temos apenas quatro disparos para derrubar 6 inimigos: 3 guardas e 3 cientistas que vão fazer de tudo para acabar com a nossa recompensa. Podemos chamar de sorte do destino ou jogada das estrelas do rock presentes no astral, mas os três cientistas estavam alinhados. Perfeito para o nosso rifle pesado perfurar os três corpos ao mesmo tempo. Estávamos com todos os nossos inimigos na mira. Como os guardas andavam para um lado e para o outro sem parar, não foi aberta uma nova contagem, apenas um longo silêncio. Dez segundos viraram uma hora. Então, veio a ordem: fogo.

GTA Online Heists

A invasão ao laboratório da Humane é apenas uma das cinco Heists (ou Golpes) que chegaram ao Grand Theft Auto V Online. A Rockstar Games, após quase dois anos do lançamento do jogo, finalmente trouxe a DLC mais esperada de Los Santos. A promessa de revolucionar a experiência online segurou milhões de gamers em todo o mundo neste tempo. E, ao que parece, agora eles não estão decepcionados.

A Rockstar colocou a DLC para download no dia 10 de março. O tráfego foi tão alto que quem conseguiu jogar neste dia pode se considerar premiado. Milhares de pessoas baixaram a atualização de quase 5 GB para, finalmente, ganharem alguns milhões assaltando bancos e invadindo prisões.

Já vou adiantar: se você gosta de adrenalina, planejamento, fator replay alto e aquela sensação de vitória após algumas horas de tiros e granadas para todos os lados, os Golpes vão fazer a sua cabeça — e você vai passar semanas se divertindo.

Abaixo, vou explicar um pouco sobre o funcionamento das Heists e sobre como terminar os planejamentos de maneira rápida e fácil. Também, vou passar algumas dicas e truques que aprendi em minha jornada até o nível 160.

Estrutura das Heists

No total, a Rockstar adicionou cinco grandes Golpes: “O Serviço de Fleeca”, “A Fuga da Prisão”, “Invasão ao Laboratório Humane”, “Financiamento Série A” e “O Serviço do Pacific Standard”. Dentro de cada Heist, existem cerca de mais cinco missões de planejamento. Ou seja, são dezenas de serviços novos que somam horas de diversão.

Para ativar os Golpes, é necessário estar no nível 12 (no mínimo). Então, caso você esteja pensando em comprar o game ou se acabou de adquirir uma cópia, corra e faça algumas missões para evoluir rápido. A dica é: aproveite os serviços que chegam em seu celular ou vá para o menu principal e selecione “Serviço Rápido” para participar de mata-matas, corridas, missões, capturas etc.

Assim que você chegar ao nível 12, o ícone “L” (Lester) vai aparecer no seu mapa. A partir deste ponto, você vai poder iniciar sozinho as Heists.

O Serviço de Fleeca, primeiro Golpe, você pode realizar com um amigo. Não são necessários quatro jogadores na sessão, como todas as outras Heists. O serviço é perfeito para você se acostumar com essa nova abordagem da Rockstar no online: existe um planejamento simples e uma fuga de carro que pode ser facilmente completada. Porém, não se engane: as próximas Heists podem te deixar suando de raiva ou tensão.

Dinheiro, mansões e carros

Todos os Golpes entregam uma boa quantia em dinheiro quando finalizados. Porém, existem prêmios extras para você ficar atento:

  • Primeira vez — $ 100 mil: complete a missão final de cada Golpe em qualquer dificuldade pela primeira vez.
  • Em ordem — $ 1 milhão: complete todos os Golpes e as missões de planejamento em ordem.
  • Lealdade — $ 1 milhão: complete todos os Golpes com a mesma equipe.
  • Criminal Mastermind — $ 10 milhões: complete todos os Golpes (e missões de planejamento) em ordem, com a mesma equipe, na dificuldade Hard e sem mortes durante a jogatina.

Além disso, toda Heist possui certos desafios. Se você conseguir completá-los, vai cair dinheiro extra na sua conta. São eles:

O Serviço de Fleeca

  • Complete em menos de 5min20
  • Ninguém da equipe morre
  • Até 6% de dano no veículo

Pagamento: $50 mil

A Fuga da Prisão

  • Até 1% de dano em Rashkovsky
  • Extração em menos de 4min40
  • Ninguém da equipe morre

Pagamento: $100 mil

Invasão ao Laboratório Humane

  • Complete em menos de 11min
  • Até 2% de dano no veículo
  • Ninguém da equipe morre

Pagamento: $100 mil

Financiamento Serie A

  • Complete em menos de 6min30
  • Mate 75 inimigos
  • Ninguém da equipe morre

Pagamento: $100 mil

O Serviço do Pacific Standard

  • Complete em menos de 10min15
  • A NOOSE não é chamada  
  • Ninguém morre

Pagamento: $100 mil

Dicas para o melhor assalto de Los Santos

Primeiro: tenha o maior nível possível. Esta primeira dica parece ser bem óbvia, mas você vai entender agora o porquê. Eu tenho 337 horas de jogo dentro do GTA Online, isso é um pouco mais de 14 dias seguidos dentro de Los Santos espalhando miolos e queimando borracha por aí. Por isso eu tenho benefícios que vão aumentando conforme o meu progresso. Por exemplo, eu posso carregar 10 coletes balísticos, uma quantidade monstruosa de lanches, minhas habilidades são maiores e mais precisas etc. E tudo isso é uma combinação perfeita para completar os Golpes. Então, ganhe nível o mais rápido possível.

Segundo: não deixe a sua reserva de lanches e coletes acabar nunca! Isto é mais importante do que deixar o seu controle carregando. Em certos momentos dos Golpes, você está acelerando uma moto e sendo perseguido por dezenas de inimigos. E vocês já sabem: moto é o pior veículo para fugir de tiros, pois você fica 100% exposto. Então, é necessário garantir que você tenha como repor toda a vida que vai perder — dica simples, mas quando for comer lanches, coma dentro do carro ou com cover em alguma parede para recuperar com mais velocidade. Outra dica de ouro: deixe o menu interativo aberto enquanto dirige. Assim, você pode reabastecer a sua vida com mais rapidez.

Terceiro: comunicação é essencial. Escolha bem com quem você vai jogar os Golpes. Use e abuse das partys no PS4 e XOne (conhecidas também como chat em grupo) e de programas de terceiros, como o Skype, Hangouts, TeamSpeak etc. Você é livre para escolher como vai se comunicar, pois este é um ponto essencial. Converse bastante antes de sair atirando para todos os lados, veja quais são as melhores opções de veículos disponíveis para o seu time e o que cada um vai fazer e planeje rotas alternativas.

Quarto: pegue rotas alternativas! Exatamente, não siga o caminho amarelo que o jogo indica quando você está sendo seguido e levando chumbo. Provavelmente, se você seguir, vai encontrar barreiras predefinidas pela Rockstar — o que vai deixar o jogo mais difícil. Use o seu “mapa cerebral”. Saiba como chegar até um ponto sem ter que olhar o mapa — porém, a única rota pré-estabelecida mais tranquila é a presente na fuga das motos, em Pacific Standard.

Quinto: um bom equipamento é essencial para sobreviver. Logo no primeiro Golpe, você libera a compra do Karin Kuruma. Totalmente blindado, o veículo vira um pequeno tanque de guerra com velocidade. Mais para frente, você libera o Insurgent, que mais parece um caveirão do BOPE. Aproveite estes carros para fazer as Heists — em algumas missões, você nem precisa descer do veículo. Também proteja o seu corpo dos tiros: compre capacetes balísticos e coletes utilitários pesados para enfrentar os inimigos. Você vai ficar um pouco mais lento, mas o seu ganho em segurança vai ser gritante.

Sexto: escolha as armas de que você mais gosta. Isso mesmo: não há nada muito especial aqui. Se você está acostumado com o fuzil avançado ou a carabina especial, não importa. É necessário ter experiência para entender o dano, a precisão e quantidade de projéteis que você consegue disparar por pente. Porém, não fique sem munição em armas como RPGs e lança-granadas. Sempre há algum helicóptero para o matar.

Sétimo: tenha calma. Seja uma missão stealth ou várias ondas de motoqueiros raivosos em um hangar, você não é um herói e ainda pode estragar a diversão dos seus amigos. Use a cabeça, pense antes de agir e faça algum plano. Mire sempre na cabeça dos inimigos (se estiver com um rifle, basta levantar um pouco o analógico logo após mirar).

Oitavo: planeje com cuidado. Antes de cada Golpe, o líder vai definir as funções de cada amigo. Converse com os participantes e entenda no que cada um se sai melhor, seja dirigindo, voando ou atirando.

Nono: tenha um comando! Os comandos (ou Crew) são essenciais para você evoluir mais rápido no jogo e ganhar mais experiência nas Heists. Entre em um já existente ou crie um comando você mesmo — é possível fazer isso acessando a página oficial da Rockstar Social Club.

Além dos Golpes

A atualização das Heists não trouxe apenas novas missões, veículos, roupas, máscaras e armas. Ela também adicionou novos serviços para você se divertir em Los Santos, como os modos Adversário. São eles:

  • Come Out To Play — uma equipe de corredores tenta fugir a pé de outra equipe com motos
  • Siege Mentality — a equipe protege uma casa e não pode deixar que os invasores entrem
  • Hasta La Vista — uma equipe de ciclistas deve fugir de uma equipe de caminhoneiros

Também foram adicionados os “Objetivos Diários” no GTA Online. Como o nome já diz, ele oferece três objetivos diferentes para você realizar todo dia. Por exemplo, pular de uma altura de 100 metros sem morrer ou matar algum inimigo fora do radar. Você pode garantir um bom dinheiro realizando os objetivos: cerca de $ 25 mil.

Melhor impossível

Grand Theft Auto V é um jogo único e primoroso. A imersão oferecida pela Rockstar dentro de um mundo sandbox urbano nunca foi reproduzida por outra produtora. Isto é claro em nossa análise: GTA V é um game supremo, ganhando nota 100. Se as Heists pudessem ser avaliadas, levariam a mesma nota.

E ainda vale lembrar o mais importante: os Golpes, oferecidos para todos os consoles como DLC, são gratuitos. Ou seja, a Rockstar não cobrou um mísero centavo de nós. A atualização revoluciona a parte online do game e traz centenas de novidades. E, mesmo assim, a produtora escolheu liberá-la gratuitamente. A ação é mais que louvável em um mercado em que outras distribuidoras cobram para adicionar apenas uma chuteira, uma armadura ou uma arma no próprio game. Vale a pena pagar US$ 5 só para ter uma roupa diferente? A atitude da Rockstar é um chute na bunda de distribuidoras caça-níqueis.

Se depender dos jogadores, da comunidade e das constantes atualizações, GTA V ainda vai prosperar por muito tempo. Ainda não há um game que ameace o seu reinado. Agora, basta nos divertirmos nesse mundo insano de Los Santos. Enquanto isso, o terreno é preparado para apenas um jogo que provavelmente vai bater todos os recordes já estabelecidos: Grand Theft Auto VI.

Para ler a nossa análise completa do GTA V, clique aqui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.