Duas décadas de clássicos: 27 jogos que completam 20 anos de vida em 2018

5 min de leitura
Imagem de: Duas décadas de clássicos: 27 jogos que completam 20 anos de vida em 2018

Sim, estamos ficando velhos. A cada ano, uma nova rodada de aniversários de jogos consagrados aparece para lembrar cada um de nós sobre a passagem do tempo. Duas décadas de vida não representam pouca coisa não.

E 2018 é especial por esse simples motivo: a quantidade de games que assopram 20 velinhas é imensa. Criar essa retrospectiva é uma tarefa que pode fazer os nossos olhos marejarem. Vocês aí, com a leitura, terão o mesmo sentimento. E pode acreditar: se você atravessou a época de cada um deles em suas jogatinas, sim, a idade está avançando.

Bora conferir 27 jogos que fazem aniversário de 20 anos em 2018, separados mês a mês!

Janeiro

Marvel vs. Capcom – 12 de janeiro de 1998

Pra que juntar só os X-Men se dá pra colocar toda a Marvel contra Ryu, Ken e companhia? Sim, houve um X-Men vs. Street Fighter em 1996, para quem não se lembra, e toda a trupe de cada time dois anos depois.

Resident Evil 2 – 21 de janeiro de 1998

Tido como o melhor da franquia por muitos fãs, Resident Evil 2 introduziu dois novos heróis à saga da Capcom, Leon S. Kennedy e Claire Redfield, bem como outros personagens e um gameplay mais focado na ação. A arquitetura da delegacia como releitura da mansão é inesquecível.

re

Final Fantasy Tactics – 28 de janeiro de 1998

Pra quem curte o estilo tático, Final Fantasy Tactics é um dos títulos “avulsos” aos numerados da franquia – e um dos mais amados.

Panzer Dragoon Saga – 29 de janeiro de 1998

Querido da SEGA, Panzer Dragoon Saga foi também um dos definidores de shoot’em up modernos – gênero que está em baixa atualmente.

a

Fevereiro

Xenogears – 11 de fevereiro de 1998

Clássico de seu tempo, Xenogears não inventou a roda, mas ajudou o gênero de JRPG a ficar um pouco mais “mundial”.

Gex: Enter the Gecko – 24 de fevereiro de 1998

A época em que animais se consagraram como mascotes de jogos de aventura foi brilhante, e Gex, uma lagartixa, exerceu um papel de alguma importância no meio desse rol.

e

Março

Yoshi’s Story – 10 de março de 1998

Musiquinhas com Yoshis cantarolantes em uma agradável aventura que tem a cara da Nintendo. Sim, há 20 anos você ouviu essas canções de ninar.

Parasite Eve – 29 de março de 1998

Parasite Eve mistura JRPG com terror de uma forma que nenhum outro jogo fez. Uma pena que a franquia foi abandonada.

StarCraft – 31 de março de 1998

Marco da Blizzard, StarCraft ajudou a consagrar o gênero de RTS.

a

Abril

Gran Turismo – 30 de abril de 1998

Desnecessário dizer a importância que Gran Turismo tem. Não é o precursor, mas é o consagrador do gênero de simulação de carros. Detalhe: o jogo foi lançado em dezembro de 1997 no Japão, bem no finzinho do ano, mas só chegou ao Ocidente em abril de 1998 mesmo. Na verdade, portanto, ele completou os 20 anos de "origem" por poucos dias antes de 2018.

a

Maio

Unreal – 22 de maio de 1998

Partidas frenéticas de multiplayer mata-mata fizeram muita gente madrugar em Unreal – e ainda fazem, na verdade.

Junho

Banjo-Kazooie – 29 de junho de 1998

Banjo-Kazooie ajudou a consolidar a Rare na indústria. Abertamente inspirado em Mario e em outros títulos de plataforma, o jogo trouxe dois importantes mascotes para a época e definiu novos paradigmas ao gênero.

ba

Agosto

Tom Clancy’s Rainbow Six – 21 de agosto de 1998

O sucesso de Rainbow 6: Siege no atual cenário de eSports teve origem em algum lugar. E foi lá, em 21 de agosto de 1998, que nasceu o primeiro jogo da franquia, que evoluiu positivamente com o tempo.

Mega Man Legends – 31 de agosto de 1998

Mega Man Legends quis apelar para um estilo diferente em 3D, e a abordagem foi recebida de maneira dividida pelos fãs. Isso foi há 20 anos.

m

Setembro

Dance Dance Revolution – 1 de setembro de 1998

Antes de chegar ao PS1, Dance Dance Revolution foi lançado aos arcades japoneses e serviu como precursor dos jogos rítmicos/musicais.

Spyro the Dragon – 9 de setembro de 1998

Para quem não sabe, Spyro the Dragon é da Naughty Dog – e é a cara da desenvolvedora. Aventura de primeira.

Pokémon Yellow – 12 de setembro de 1998

De todos os Pokémons que existem por aí, Yellow está entre os favoritos dos fãs.

Fallout 2 – 30 de setembro de 1998

Lembra da Interplay? Foi ela que lançou Fallout 2 em 30 de setembro de 1998. Muita gente gosta dele bem mais que Fallout 3 ou 4.

a

Outubro

Metal Gear Solid – 20 de outubro de 1998

Hideo Kojima foi projetado ao mundo graças a Metal Gear Solid, sua obra máxima. O jogo também definiu alguns paradigmas da relação entre cinema e jogos, com fortes personagens e roteiro maduro.

Turok 2 – 21 de outubro de 1998

Se o primeiro Turok ainda faz bater aquele sentimento nostálgico em você, Turok 2, que não é tão marcante quanto, também merece seu lugar ao sol.

Grim Fandango – 30 de outubro de 1998

20 anos do humor ácido de Grim Fandango, um dos clássicos de Tim Schafer. Obrigado, mestre!

mgs

Novembro

Half-Life – 19 de novembro de 1998

Half-Life talvez tenha sido um dos primeiros shooters a dar maturidade ao gênero, mostrando que pode ir muito além de tiros e entregar narrativa adulta. É um dos títulos mais influentes das últimas décadas. Até hoje, todos sonham com Half-Life 3. E, aparentemente, a ideia vai ficar no campo imaginário mesmo.

Tomb Raider 3 – 20 de novembro de 1998

Uma aventura regular de Lara Croft. A franquia nem imaginava que iria tão longe - a ideia original era ser uma trilogia.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time – 21 de novembro de 1998

Difícil resumir, em poucas palavras, o que esse jogo representa. Trata-se de uma das maiores médias do Metacritic da história. Revolucionário por ser tocante, simples, bonito e definidor de um estilo único que a franquia tem. Não há cópia que passe perto dele.

Thief: The Dark Project – 30 de novembro de 1998

Sabe o o Thief que você jogou uns anos atrás? Então, é uma releitura dessa versão antigona, lançada em 1998, responsável por algumas mecânicas stealth bem interessantes, com uso de sombras e tudo mais.

a

Dezembro

Star Wars: Rogue Squadron – 3 de dezembro de 1998

Rogue Squadron rapidamente se tornou um dos favoritos dos fãs por entregar batalhas espaciais muito bem recriadas.

Sonic Adventure – 23 de dezembro de 1998

Quando Sonic foi transposto ao 3D da forma mais moderna possível, no extinto Dreamcast, Sonic Adventures recebeu a ideia de braços abertos. É, até hoje, uma das aventuras favoritas dos fãs do ouriço.

a

Menções mais que honrosas: dois consoles fazem 20 anos e a Rockstar também completa duas décadas de vida!

Além dos jogos, as menções honrosas – importantíssimas – vão para o querido Game Boy Color, lançado pela Nintendo em 21 de outubro de 1998:

a

E o Dreamcast, introduzido pela SEGA em 27 de novembro daquele ano. A favorita Rockstar, por sua vez, foi fundada em dezembro de 1998 e também completa 20 anos.

dre

z

Ufa!

Além disso, cabe ainda mencionar Star Wars: Rebellion e Baldur’s Gate, que também assopram 20 velinhas em 2018. Ufa! E você, sabe de algum título que completa 20 anos e que não está nesta lista? Comente abaixo, na seção destinada aos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.