Os piores e os melhores jogos da série Hitman

4 min de leitura
Imagem de: Os piores e os melhores jogos da série Hitman

Hitman é uma série que começou em 2000 e tem no currículo sete jogos da série principal, dois jogos mobile e dois filmes. E fica aquela questão – qual o melhor jogo? Qual o pior?

Para responder essa pergunta nós usamos o site Metacritic, que reúne as notas de diversos sites para criar uma nota média para um jogo. No caso de o jogo ter saído para mais de uma plataforma, consideramos as notas de cada uma e fizemos uma média. E assim conseguimos as notas médias para os jogos principais da franquia Hitman. E agora é hora de ranquear, começando com a nota mais baixa e indo para mais alta

Hitman: Codename 47 (PC)

Hitman: Codename 47 marca a estreia da franquia, em 2000, e é o que tem a menor nota – 73. O jogo teve sim algumas coisas boas, como os gráficos, efeitos, texturas e animações, mas Codename 47 teve muitos problemas que atrapalharam a experiência de ser um agente secreto super treinado. O problema mais criticado foram os controles e a câmera

Hitman

Não era raro ter paredes e objetos bloqueando sua visão, e muita gente também falou mal da escolha de terceira pessoa, e concordaram que seria mais agradável se ele fosse em primeira. O level design não era ruim, mas as missões exigiam menos criatividade do que se esperava. Foi o começo que mostrou o que a série podia ser, mas ainda precisava comer muito arroz e feijão.

Hitman: Contract (PC, PS2, Xbox)

O segundo pior jogo da série segundo a média do metacritic é Hitman: Contract, o terceiro jogo da franquia, lançado em 2004. O jogo veio logo depois de Hitman 2: Silent Assassin e estava todo mundo querendo ver se ele ia superar o antecessor.

Hitman

Ele não o fez, o que provavelmente justifica o lugar dele aqui na lista. Ele não era ruim, mas praticamente só carregou o que o jogo anterior já era – nas coisas boas e ruins. Outra crítica é que os controles já estavam ficando datados para sua época, e a falta de outros modos, como coop e multiplayer incomodaram um pouco. Hitman: Contract ficou com a média 77,3

Hitman: Absolution (PC, PS3, Xbox 360)

Pulando quase 10 anos na história, depois de 6 anos e meio de hiato da franquia, temos Hitman Absolution, de 2012. Apesar de ser o terceiro da lista, o jogo já pulou de categoria, indo dos setentas para a casa dos oitentas, com nota 80,3.

Confesso que não foi muito fácil entender a posição do jogo na lista – ele foi amplamente elogiado pelo seu visual, som, as diversas formas de executar suas missões e a mistura entre stealth e ação. Claro, apareçam algumas críticas principalmente ao excesso de cutscenes, à inteligência artificial, ao combate corpo a corpo fraco e as alterações no sistema de disfarce

Hitman

Olhando mais a fundo nas notas, ele recebeu muitos noves, mas a média caiu com algumas notas mais baixas, provavelmente de pessoas que acharam que os defeitos se destacaram mais que as qualidades.

Hitman: Blood Money (PC, PS2, Xbox, Xbox 360)

Hitman Blood Money foi lançado entre gerações e apareceu tanto no PS2 e no Xbox quanto no Xbox 360, no qual, é claro, rodava bem melhor. Mais uma vez o jogo foi elogiado pelo seu game design e oferecia para o jogador uma grande variedade de locações – indo de parque de diversões abandonado até um centro médico de reabilitação.

Hitman

O agente 47 também ganhou novos “movimentos’ e tinha mais liberdade para se pendurar em beiradas e pular plataformas. As missões também podiam ser executadas de várias formas diferentes, o que dava para ele um bom fator replay. A média é 82

Hitman (PC, PS4, Xbox One)

O primeiro jogo da atual geração chegou em um formato episódico, totalmente diferente do proposto pela série até então. Ele deixou de lado a linearidade da história e as missões se transformaram em grandes playgrounds para o jogador. As possibilidades de encarar a missão e matar seu alvo são muitas, variando de se fingir de barman e colocar veneno no drink da sua vítima, se disfarçar de cameraman, pintor, se colocar em uma posição estratégica e atirar de longe e muitas outras.

Hitman

Todas essas opções aumentam bastante o fator replay, dando a oportunidade para o jogador jogar a mesma missão mais de uma vez de forma bem diferente. O disfarce também foi aprimorado, e agora só algumas pessoas conseguem te identificar, ao contrário do que acontecia em Hitman: Absolution. Tudo isso deixou ele em segundo lugar na nossa lista, com nota 84.

Hitman 2: Silent Assassin (PC, PS2, Xbox)

E em primeiríssimo lugar, por uma diferença de 8 décimos, temos Hitman 2: Silent Assassin, com nota 84,8. O jogo saiu dois anos depois da estréia da franquia e impressionou por todas as melhorias que fez em relação ao seu antecessor – que, lembrando, é o pior jogo aqui da nossa lista.

Hitman

Ele foi tudo que o primeiro deveria ter sido, mantendo as coisas boas e arrumando o que estava errado. O problema de controles deixou de existir, o angulo da câmera mudou, acrescentaram opção de primeira pessoa, e no geral o jogo era mais desafiador e recompensador. Ele também manteve o bom desempenho nas três plataformas que foi lançado. Por tudo isso é o Hitman com a melhor média e o número um da nossa lista.

Hitman 2 (PS4, PC, Xbox One)

Hitman 2 chegou faz pouco tempo e ainda é cedo para colocá-lo aqui na lista – mas as notas já começaram a chegar, e no momento da produção dessa matéria a média era 82,3, o que deixa ele como o terceiro melhor, na frente de Blood Money.

Hitman

O jogo abandonou o formato episódico de Hitman de 2016, e vem em um formato mais tradicional. Ele segue a mesma premissa do antecessor, acrescentando alguns recursos e modos de jogo novos. Todos os detalhes sobre ele você confere na nossa análise!

 

Mas e para você, qual o pior e o melhor Hitman? Concorda com a média do Metacritic? Conta gente aqui nos comentários!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.