Ghost of Tsushima: 19 coisas que você provavelmente não viu no gameplay

8 min de leitura
Imagem de: Ghost of Tsushima: 19 coisas que você provavelmente não viu no gameplay

Ontem (14), a PlayStation revelou nada menos que 18 minutos de gameplay de puro hype de Ghost of Tsushima, mostrando mais da exploração, combate, stealth e customização do personagem. Porém, enquanto todo mundo estava deslumbrado com os gráficos soberbos do game, tinha muita coisa que somente os olhos mais atentos perceberam.

Você reparou em tudo, tudo mesmo que foi mostrado no vídeo? Se não, sem problemas! Estamos aqui para apontar diversos pontos legais que você provavelmente não viu! Então, vamos lá?

-

1. Há muitos navios no game. Será que teremos navegação?

Você reparou que durante a exploração demonstrada há diversas embarcações nas costas japonesas? Sejam nipônicas ou mongóis, tinham muitas no horizonte. E o que isso quer dizer? Provavelmente, Jin poderá nadar e fazer missões de infiltração nesses barcos ou, quem sabe, até navegar em seu próprio navio, algo meio Assassin’s Creed. Nós teremos que esperar para ver!

A

2. Alertas de animais selvagens são diferentes de inimigos comuns

Sabe quando você está jogando Assassin’s Creed ou Sombras da Guerra e vê um indicador visual sinalizando que um adversário consegue te ver? Nesses jogos, às vezes a gente não sabe se é um inimigo comum ou um animal selvagem, mas em Ghost of Tsushima haverá um indicador diferente para mostrar quando um urso ou outro animal estiver correndo atrás do protagonista.

Galeria 1

3. Existem objetivos opcionais em toda fortaleza inimiga

Em Red Dead Redemption 2 ou outros games de mundo aberto, diversas missões têm objetivos opcionais para aqueles que adoram receber uma boa nota ou recompensas extras. No novo game exclusivo de PS4, parece que existirão mecânicas similares, desde matar inimigos com o arco até objetivos — muito parecidos com os de Assassin’s Creed Odyssey — como resgatar reféns, matar o general mongol da fortaleza e mais.

Galeria 2

4. É possível se curar em Ghost of Tsushima

Muita gente ficou com a impressão que Ghost of Tsushima é bem fácil. Bem, não é para menos: em nenhum momento, Jin, protagonista do game, recebeu uma boa dose de porradas. E, por conta disso, ficou difícil de entender como funciona a saúde dentro do jogo: é uma barra de vida convencional ou só a tela ficando vermelha, como em Uncharted?

Apesar de haver dúvidas, o jogo mostra em diversos momentos que Jin pode recuperar vida, então devemos ver a tradicional barra de saúde no game, que provavelmente é a aquela vermelha no canto inferior esquerdo. Em alguns momentos, é até possível ver o ícone de cura na interface, que é o direcional para baixo.

Galeria 3

5. Existe um ranking lendário para o Fantasma de Tsushima

Jin é um samurai que está tentando repelir a invasão mongol no Japão no século XIII e, nesse processo, acabará se tornando uma lenda temida pelos inimigos. Porém, como a Jornada do Herói dita, ele não será um herói espetacular desde o começo, né? Aparentemente, teremos um ranking de lenda que criará a alcunha de Fantasma de Tsushima e detonar fortalezas, que será uma das formas de aumentar o seu nível.

A

6. Ser amigo dos animais tem suas vantagens

No gameplay, ficou claro que as raposas podem levar você para santuários que ainda não visitou. Além dela, há outros animais que também podem guiar o jogador organicamente para pontos interessantes no mapa. O passarinho amarelo, por exemplo, leva Jin a uma possível missão secundária; já os pássaros comuns guiam o personagem para dentro de casas abandonadas que estão repletas de itens. Sigam os animais!

A

7. Existe fast travel e santuários são alguns deles

Mapas grandes exigem fast travel, não é mesmo? Ainda não sabemos quais são os pontos do mapa que serão locais de viagens rápidas, mas certamente os santuários serão alguns deles. Só reparar na mensagem que aparece depois de Jin prestar honras ao local.

A

8. Liberar santuários aumenta o número de equipáveis

Logo após liberar um santuário, uma mensagem é exibida na tela: “Faltam dois santuários para ganhar um espaço de Encantamento Menor”. Portanto, haverá recompensas àqueles que desbloquearem o mapa.

A

9. Jin provavelmente poderá trocar suas armas e usar outros equipamentos além da katana

Ainda não vimos nada sobre as armas que Jin poderá usar, somente os Encantamentos que darão atributos extras. No entanto, brevemente, em um ponto do mapa, é possível ver o que parece ser uma arma diferente das katanas convencionais brilhando, mais especificamente um facão mongol. Será que haverá outros equipamentos além das tradicionais espadas japonesas?

A

10. Jogo fácil que mata em um hit? Na verdade, são confrontos letais e uma mecânica diferente de batalha

Todos repararam e questionaram: "Caramba, será que Ghost of Tsushima é fácil assim que dá para matar os inimigos em um golpe só?". Bom, não sabemos, mas há uma coisa que temos conhecimento: a primeira batalha mostrada não é uma comum e sim um confronto letal, que parece resolver tudo em um golpe só depois de chamar o inimigo na chincha.

Repare que você pode apertar o "direcional para cima" ao desafiar o oponente. Já para ganhar a batalha em um golpe só, deve segurar o botão "triângulo" e soltá-lo somente na hora certa, quase como em um duelo de faroeste! Será que Jin também poderá morrer em um golpe só nesses confrontos letais?

Galeria 4

11. Há lutas contra chefões ou inimigos mais fortes?

Ainda é difícil saber, mas durante o gameplay vemos dois pontos que indicam isso: o objetivo secundário diz para matar o general do acampamento (que pode ser algo similar a matar capitães em Assassin’s Creed Odyssey); já em outro ponto, inimigos de armaduras mais pesadas demoram a morrer e não podem ser mortos em um golpe só.

Galeria 5

12. Existem habilidades especiais com as espadas, arco e flecha

Já era esperado que um jogo recheado de batalhas brutais tenha algumas habilidades especiais, não é mesmo? Você pode não ter percebido, mas Jin mostrou isso algumas vezes. Por exemplo, ao mirar com o arco e ter um grande indicador com o R3 para um disparo especial e no golpe horizontal com a katana que gastou uma esfera dourada do canto inferior esquerdo.

Há diversos indicadores de inimigos que mostram o momento de ataque, o que será útil para aparar os golpes e deixá-los vulneráveis, algo que faz com que você recarregue sua barra de habilidades.

Galeria 6

13. Aparentemente, há três posturas de katana, assim como em Nioh

Para quem é fã de Nioh, as posturas com as armas é algo muito legal para variar o combate. No trailer de Ghost of Tsushima, é possível ver brevemente que há três instâncias distintas: Pedra, Água e uma terceira que não foi selecionada durante o gameplay.

A

14. Os inimigos têm barra de vida na interface

Os oponentes podem não ter níveis como em um RPG, mas eles certamente têm barras de vida. Esta é bem tímida e pouco aparente para não poluir a interface do game, mas se você olhar bem atentamente ela está lá.

A

15. Jin pode prestar respeito e honra para oponentes mortos

Você reparou que depois de Jin matar um inimigo, há um ícone para o samurai fazer uma reverência a fim de prestar honra e respeito aos inimigos mortos em combate? A Sucker Punch não deu detalhes sobre a mecânica e se ela tem alguma serventia ou uso prático, mas é legal ver que existe atenção até nos pequenos detalhes.

Galeria 7

16. Há diferentes tipos de arco e itens para jogar no chão

Por um momento muito breve, vemos a interface de armas a longa distância, mostrando que há arcos curtos, longos e a possibilidade de jogar objetos de longe para chamar atenção dos inimigos. Na tela, vemos flechas pesadas e leves para os arcos, e sinos de ventos ou bombinhas para jogar.

Galeria 8

17. Assassin’s Creed, é você? Assassinatos rápidos? Mais ou menos!

Durante a apresentação que mostra as habilidades furtivas do Fantasma de Tsushima, é possível ver que o jogador poderá assassinar os inimigos silenciosamente ou até mesmo criar uma corrente de assassinatos, matando inimigos em sequência. Contudo, parece que nem todos os inimigos estarão completamente vulneráveis.

Nesse ponto, é possível ver bem rapidamente que o inimigo mais forte da fortaleza, possivelmente um general, tem uma mensagem diferente de “assassinar”: a informação escrita é “slaughter”, que pode ser traduzido como “abate” ou “chacina”. Qual será a diferença?

A realidade é que Jin não consegue matá-lo rapidamente depois de usar uma bomba de fumaça, já que a única opção é “golpe crítico”.

Galeria 9

18. Kunais e flechas são fortes, mas parecem ser escassas

Durante a invasão furtiva de Jin, vemos que ele pode usar aparatos que mais parecem vir dos ninjas, que nem existiam nesse período. Na interface à esquerda, vemos que há quatro itens selecionáveis, entre eles a bomba de fumaça e kunais. Contudo, há pouquíssimos para serem usados.

Mais para a frente, quando o protagonista atira com o arco, ele tem apenas uma flecha pesada e duas leves. Será que os recursos serão escassos ou simplesmente existiam poucos no momento? Como Jin usa mais as espadas do que o arco nas lutas, provavelmente esses recursos serão extras e em menor quantidade.

Galeria 10

19. Provavelmente não há níveis, mas sim atributos diferentes

Na interface de customização, mais uma vez há uma mensagem que reforça a necessidade de desbloquear santuários para equipar os Charms, ou Encantamentos, que dão atributos diferentes. Nos que foram mostrados, vemos três deles: um que recupera a vida fora do combate, outro que cria nuvens de veneno depois que um inimigo pega um sino de vento deixado no chão e o último que recupera 25% da vida após usar uma bomba de fumaça.

O mais importante é que na tela do menu não vemos nenhum indicador de nível, apenas equipamentos e uma árvore de habilidades. Inclusive, provavelmente ao apertar "triângulo" na tela dos Encantamentos, devemos ter opções de armaduras e, quem sabe, de armas também.

A

...

Esses foram alguns dos detalhes que reparamos no gameplay de Ghost of Tsushima que você pode não ter visto. Você tinha reparado em todos eles? Viu mais algum que não citamos? Colabore com a gente e deixe seu comentário abaixo!

Ghost of Tsushima será lançado para PS4 no dia 17 de julho de 2020.

Ghost of Tsushima: 19 coisas que você provavelmente não viu no gameplay