menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

Resident Evil 9 ou um novo remake: Qual o futuro da icônica franquia de zumbis da Capcom?

Qual será o futuro da franquia Resident Evil? Será que teremos um novo remake ou uma sequência? Veja tudo o que sabemos até o momento!

Avatar do(a) autor(a): Valdecir Emboava

schedule10/03/2025, às 09:30

Resident Evil 9 ou um novo remake: Qual o futuro da icônica franquia de zumbis da Capcom?

A franquia Resident Evil completará 30 anos de história em 2026 e, certamente, é uma das propriedades mais valiosas e icônicas dos videogames. Claro, a série teve seus altos e baixos nas últimas três décadas — mas o potencial sempre esteve lá, afinal, ela conta com alguns dos melhores e mais nostálgicos jogos já feitos. E é por isso que sempre terá uma legião de fãs ansiosos e com expectativas altíssimas para o que vem a seguir.

Em sua essência, Resident Evil é o rei do survival horror e aterrorizou inúmeros fãs ao longo dos últimos anos — apesar de ter feito isso de várias maneiras diferentes. A metamorfose da saga numerada teve início com a trilogia original de PS1 focada no terror, seguido por mais três jogos focados na ação, culminando, por fim, nos dois últimos lançamentos, que retornaram ao terror mais uma vez.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

undefined

Claro, nesse tempo também tivemos inúmeros spin-offs, como a série Revelations, assim como remakes que tornaram os clássicos acessíveis na nova geração — tanto para os fãs veteranos quanto novatos. Reimaginações, inclusive, foi uma aposta de muito sucesso.

A última estreia da franquia foi o remake de Resident Evil 4 em 2023, onde a Capcom realmente brilhou ao trazer uma experiência definitiva com a saga — equilibrando, na medida certa, gameplay refinado, atmosfera ameaçadora e gráficos de tirar o fôlego.

Mas o que vem agora? Um novo remake? A continuação da série numerada? Um novo Revelations ou qualquer outro spin-off? Bem, difícil saber — mas é fato que dois anos sem um novo Resident Evil já é motivo suficiente para os fãs fazerem barulho e, certamente, especular sobre os possíveis planos da Capcom.

Resident Evil 9 pode ter mundo aberto e Leon como protagonista

Quando há muitas dúvidas sobre o que vem a seguir para a franquia Resident Evil, é bastante comum que alguns insiders surjam do absoluto nada para trazer “informações fresquinhas”, mas de procedência duvidosa. Um nome bastante conhecido na comunidade, inclusive, é Dusk Golem — que tem um histórico até que confiável, mas também errou algumas vezes. 

Em maio do ano passado, por exemplo, Golem afirmou que Resident Evil 9 seria um jogo de mundo aberto e que chegaria no início de 2025 — e, bem, já estamos no início do ano e até agora nenhum anúncio foi formalizado. Na ocasião, ele também disse que a sequência estava sendo desenvolvida há cerca de sete anos.

undefined

Mais recentemente, Golem também afirmou que Resident Evil 9 será “100%” protagonizado por Leon, com Jill desempenhando um papel fundamental na trama. 

Além disso, o agente pode ter uma aparência semelhante ao filme Resident Evil: Damnation, de 2012. Já a heroína, por outro lado, seria parecida com a sua versão de Resident Evil: Dead Island, de 2023.

Capcom já confirmou que um novo Resident Evil está em produção

Também há rumores de que Resident Evil 9 será ambientado entre os eventos de Resident Evil Village e o DLC Shadows of Rose, e que continuará a história do Megamiceto, introduzido em Resident Evil 7

O vazamento também indicou que os jogadores seriam capazes de explorar livremente uma ilha completa com várias estruturas assustadoras, que incluíam um hospital e uma fábrica abandonada.

— Resident Evil (@RE_Games) July 1, 2024

Embora a própria Capcom tenha ficado quieta sobre o próximo jogo, a gigante japonesa confirmou oficialmente em julho de 2024 que o próximo Resident Evil será comandado pelo diretor de Resident Evil 7, Koshi Nakanishi.

Os rumores também indicaram que o título está em desenvolvimento desde 2018 e que fará uso da RE Engine — motor gráfico da Capcom que impulsionou diversas franquias na nova geração, incluindo Monster Hunter Rise, Dragon’s Dogma 2 e Street Fighter 6.

Novos remakes também estão nos planos

É do time ansioso por remakes? Então fique tranquilo, pois há mais deles no “forno”. Em entrevista ao IGN em dezembro de 2023, Yasuhiro Anpo, diretor de Resident Evil 4 Remake, confirmou que “tem mais remakes de Resident Evil a caminho".

"Lançamos três remakes até agora e todos foram muito bem recebidos. Isso permite que um público moderno jogue esses jogos, e é algo que fico feliz em fazer como alguém que ama os games mais antigos. Queremos continuar fazendo mais", declarou Anpo. "Qual remake iremos fazer é algo que gostaríamos de anunciar no futuro, então, por favor, aguardem ansiosamente", completou na ocasião.

Tá, mas qual remake de Resident Evil está a caminho?

Bem, muitos fãs acreditam que o próximo remake de Resident Evil seja do quinto jogo, protagonizado por Chris e Sheeva. No entanto, os rumores recentes apontam que outros clássicos estariam nos planos da Capcom no momento: as novas versões do primeiro game, de RE 0 e RE Code Veronica.

undefined

De acordo com as informações do canal Biohazard Declassified, que afirma ter recebido os detalhes em um suposto email em maio do ano passado, a Capcom pretende lançar o novo remake de Resident Evil 1 em 2026 — quando a franquia completa 30 anos de história.

Vale lembrar que o primeiro jogo já tem um remake — que, para muitos, é uma das melhores reimaginações já feitas. No entanto, a suposta nova produção teria muitas novidades instigantes, incluindo um detalhamento mais aprofundado da história, assim como a volta dos Crimson Heads e uma câmera em terceira pessoa sem o cenário estático.

undefined

Em outra ocasião, Dusk Golem também afirmou que os remakes de Resident Evil 0 e Resident Evil Code Veronica estariam supostamente em produção. No entanto, desde então o leaker não comentou mais nada sobre esses projetos, com o remake do primeiro jogo ganhando cada vez mais força — visto a celebração de 30 anos da franquia no ano que vem.

Boa parte das informações abordadas no texto são baseadas em rumores e especulações — portanto, trate tudo com cautela e espere por um anúncio oficial para não frustras as expectativas.

E você, o que gostaria de ver no futuro da franquia Resident Evil? Um novo remake ou a sequência numerada? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

star

Continue por aqui