Qual é a história de Fallout 4? Veja resumo e o que ocorre no final do game

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Imagem: Bethesda/Reprodução

Com a estreia da série Fallout na Amazon Prime Video, não há dúvidas de que o interesse pela franquia pós-apocalíptico aumentou bastante recentemente, seja por parte de fãs antigos ou até por quem conheceu os jogos através da adaptação. Por isso, é de se esperar que bastante gente fique tentada a experimentar um dos games, com o Fallout 4 sendo o candidato mais forte por ser mais recente dentre os títulos principais e também pelos eventos da série se passarem apenas 9 anos após os acontecimentos deste jogo.

É claro que não para esperar que todos cheguem até a conclusão do game, afinal, as pessoas podem achá-lo meio longo, podem preferir só assistir seu conteúdo em vez de jogar ou podem só não gostar do gameplay.

Pensando nisso, o Voxel preparou um resumo para você entender melhor a história de Fallout 4 e o que acontece em seu final. Confira os detalhes logo abaixo, mas fica o aviso: o texto está recheado de spoilers.

Uma vida antes das bombas nucleares

No começo de Fallout 4, temos a oportunidade de vivenciar algo inédito na franquia: uma vida antes das bombas nucleares caírem. Em 2077, podemos escolher se vamos jogar no papel de Nate ou Nora (nomes padrão dos personagens no game), o par que está a aproveitando a vida de casado e cuidando do recém nascido Shaun. Um adorável dia do casal é interrompida por um representante da Vault-Tec, uma empresa responsável por construir refúgios subterrâneos por todo o país no caso de uma guerra nuclear.

Fallout 4 se passa apenas 9 anos antes dos eventos da série da Amazon PrimeFallout 4 se passa apenas 9 anos antes dos eventos da série da Amazon PrimeFonte:  Bethesda/Reprodução 

Pelos serviços militares prestados por sua família no passado, o representante veio apenas avisar que vocês foram pré-selecionados para o abrigo 111, que fica bem perto da sua casa. Tudo o que é necessário é assinar alguns papéis e ficar com a consciência tranquila de que, caso preciso, o abrigo estará lá os aguardando.

A má notícia é que não demora nada para que esse abrigo seja necessário, já que a TV passa a noticiar que bombas nucleares estão caindo por todo o território americano. Em desespero, a família se dirige rapidamente ao abrigo 111, escapando por pouco dos efeitos da bomba nuclear que cai por perto segundos antes de descermos às profundezas da construção da Vault-Tec. Lá dentro, recebemos nosso uniforme azul e somos dirigidos para uma câmara que deveria apenas nos descontaminar e despressurizar, mas que nos congela sem aviso prévio.

Acordando no apocalipse

Esse estado criogênico é suspendido de repente, sem termos noção de quanto tempo se passou. Com nosso personagem desnorteado e ainda dentro da câmara, vemos duas pessoas desconhecidas, uma delas armada, se aproximando de nosso cônjuge segurando o pequeno Shaun. Ao recusar o comando de entregar o bebê, nosso amado (ou amada) é morto pelo homem armado e nós somos congelados novamente em puro estado de desespero pelo que presenciamos.

Mais algum tempo se passa e acordamos novamente depois que o sistema criogênico do abrigo para de funcionar. Ao ler documentos nos terminais do abrigo, descobrimos que o congelamento era um tipo de experimento da Vault-Tec, mas que a maior parte dos funcionários não tinha ideia de seu propósito. Apenas os cientistas e o supervisor do abrigo sabiam que os corpos seriam conservados para o futuro, mas ainda esperavam por ordens da Vault-Tec para saber o que fazer em seguida e quando receberiam mais suprimentos, já que prometido é que isso aconteceria após os primeiros 180 dias dentro do local.

Infelizmente, a empresa os deixou sem nada e não entrou em contato, levando os residentes do abrigo a entrarem em rebelião contra o supervisor para tentar sair de lá, mesmo com os altos níveis de radiação no mundo lá fora. Infelizmente, ao andar pelo local e ver diversos esqueletos, logo percebemos que somos o único sobrevivente do abrigo 111, um título pelo qual seremos conhecidos em Fallout 4.

A busca por Shaun

Não demora muito para abrirmos a porta do abrigo, mas assim que saímos do local, nos deparamos com o nosso antigo bairro completamente devastado. Ao visitarmos nossa velha casa, agora completamente destruída, encontramos um "rosto" familiar: Codsworth, o nosso robôzinho ajudante domiciliar, que ficou para trás quando entramos no abrigo. Mesmo que os eventos que relatamos parecem ter acontecido em questão de segundos, ele nos informa que 210 anos se passaram desde a última vez que nos viu.

Sem qualquer noção do que o mundo ou a humanidade se tornou, só nos resta a esperança de encontrar nosso filho Shaun, que foi sequestrado diante dos nossos olhos na primeira vez que fomos descongelados. É aí que se inicia a nossa real jornada por Fallout 4, já que procuramos por sobreviventes que possam saber qualquer pista ou do paradeiro de nosso filho.

Nossa primeira parada é em Concord, onde conhecemos Preston Garvey, membro dos Minutemen, uma facção que se vê como defensora das comunidades sobreviventes da região. A partir disso, ficamos sabendo que Diamond City, uma das cidades mais "normais" e bem desenvolvidas da localidade, pode ter alguma boa pista para a nossa missão. Por lá, conhecemos diversas figuras que ajudarão nessa aventura, entre elas: Piper Wright, uma jornalista, e Nick Valentine, um detetive que, por acaso, é um Synth.

Não demora para descobrirmos que os tais Synths, ou seja, androides criados por um local chamado The Institute, são vistos com bastante desconfiança pelos humanos. Esse desgosto é bastante justificado, já que há muitos casos de pessoas sendo sequestradas pelo Institute e substituídas por Synths idênticos a elas. Na maioria das situações, o Synth nem tem ideia de que é um androide e realmente acredita que é a pessoa pela qual está se passando. Isso gera muita conspiração em todo lugar e nossa amiga Piper, por exemplo, tinha sido banida de Diamond City por sugerir em uma matéria que o prefeito da cidade era um Synth.

Felizmente, Nick Valentine é um Synth bem consciente, amigável e que recebeu permissão para viver na cidade. Ele simpatiza com nossa causa e nos dá a dica de investigar um homem chamado Conrad Kellogg, o maior suspeito do sequestro de Shaun. Com a ajuda de um aliado canino, Dogmeat, encontramos Kellogg em Fort Hagen, onde o matamos depois que dele revelar que o Institute está com Shaun agora. Depois de morto, descobrimos que era tinha muitas partes cibernéticas modificadas pelo Institute e levamos parte do seu cérebro conosco.

A jornada continua

Seguindo nosso confronto, conhecemos melhor outra facção que podemos ajudar: a Brotherhood of Steel, cujo propósito é preservar as tecnologias mais avançadas da humanidade e regular o seu uso para que um desastre como o de 2077 não ocorra novamente. Só que é fácil de perceber que eles são bem rígidos quanto os seus métodos e acreditam que todos os Synths devem ser destruídos, mesmo que sejam inocentes.

Com a ajuda de uma nova aliada indicada por Nick, a Doutora Amari, conseguimos usar um dispositivo no cérebro de Kellogg para ver suas memórias. Isso nos revela que Kellogg criou Shaun por algum tempo e que o Institute só o pegou quando ele já era uma criança de 10 anos de idade. A partir desse momento, a missão de Kellogg se tornou outra: encontrar um antigo cientista do Institute chamado Brian Virgil.

Com base nessas informações, nós decidimos procurar pelo tal Brian Virgil, que aparentemente foi para um dos lugares mais contaminados por radiação no país com o intuito de se transformar em um Super Mutante e fugir da organização para a qual trabalhava. Quando o encontramos, Virgil nos informa que a base do Institute fica no subterrâneo e que a única forma de chegar lá é ao usar uma tecnologia de teletransporte.

Um dos pontos negativos de não jogar Fallout 4 é não ter como aproveitar a companhia de DogmeatUm dos pontos negativos de não jogar Fallout 4 é não ter como aproveitar a companhia de DogmeatFonte:  Bethesda/Reprodução 

Para conseguir isso, precisamos de um chip especial que pode ser adquirido se matarmos um agente especial Synth chamado Z2-47. Ao fazer isso e pegar o chip, a Doutora Amari nos aconselha a procurar uma outra facção: a Railroad, cujo grande objetivo é ajudar a libertar os Synths do Institute, afinal, eles acreditam que a maioria dos androides são usados sem seu conhecimento ou consentimento e são inocentes dos crimes dessa organização.

Ao encontrar o Railroad, ganhamos a confiança da líder Desdemona e podemos começar a ajudá-los em sua causa. Com o auxílio deles e de Virgil, recebemos a planta do projeto para construir o dispositivo de teletransporte, algo que não temos como fazer sozinhos. É nesse momento que você pode decidir qual facção te ajudará na construção: os Minutemen, a Brotherhood of Steel ou o Railroad.

A dolorida verdade por trás do Institute

Com o dispositivo construído, nós conseguimos nos teletransportar para a base operacional do Institute. O local é gigantesco, repleto de tecnologias avançadas e com uma aparência tão refinada que nem se imaginaria que o mundo lá fora está tão destruído. Sem demora, nós nos deparamos com a mesma criança das memórias de Kellogg: Shaun. Depois de todo esse tempo, finalmente encontramos nosso filho brincando em um quarto com paredes de vidro.

Quando iniciamos uma conversa e explicamos que queremos tirá-lo de lá, Shaun fica confuso e desesperado, obviamente por não ter ideia de quem somos. Ele começa a chamar alguém de "Pai", pedindo que venha ajudá-lo com esse total estranho. Um homem idoso aparece e diz alguns códigos que desligam Shaun, que percebemos ser apenas uma cópia Synth do nosso filho verdadeiro.

O homem se apresenta, dizendo que é conhecido no local como "Pai" e que é o líder atual do Institute. Disposto a responder nossos questionamentos, ele revela que sabe que nosso protagonista passou por muitas dificuldades para encontrar seu filho e que esse esforço será recompensado. Enfim, ele nos revela que é o verdadeiro Shaun e que na verdade não se passaram apenas 10 anos desde seu sequestro, mas sim 60 anos.

Se tiver um dos DLCs de Fallout 4, poderá dar uma pausa na missão e visitar um parque da Nuka-Cola!Se tiver um dos DLCs de Fallout 4, poderá dar uma pausa na missão e visitar um parque da Nuka-Cola!Fonte:  Bethesda/Reprodução 

Shaun nos dá diversos detalhes sobre o que aconteceu, mas o importante é que descobrimos que o Institute queria um humano que ainda não tivesse sido afetado pela radiação para que seu DNA pudesse ser usado como base na criação de uma nova geração de Synths. Quando eles descobriram registros do refúgio 111, o sequestro aconteceu e eles decidiram pegar o humano mais jovem disponível por lá. Nosso protagonista só foi congelado de novo para servir como um backup caso algo de errado ocorresse com Shaun.

Com Shaun ao nosso dispor, descobrimos que o objetivo do Institute é construir um futuro melhor para a humanidade com o uso de sua tecnologia, mas que eles parecem ter um grande desprezo pelos seres vivos que habitam a superfície do planeta. Também fica bem claro que o Institute tem um grande problema em manter os Synths que ganham autoconsciência, já que eles tendem a fugir e acabam sendo ajudados pelo Railroad.

A partir desse momento, nós podemos entrar e sair da organização a qualquer momento, ajudá-los com diversas missões, conhecer seus funcionários e até descobrir que há um agente do Railroad infiltrado no Institute querendo ajudar os Synths a fugir. Também podemos confirmar algo que já suspeitávamos: o Institute realmente está substituindo humanos reais por Synths para controlar o que acontece na superfície.

Durante esse período, ainda podemos continuar trabalhando com a Brotherhood of Steel e o Railroad, que veem o Institute como uma organização inimiga (por motivos óbvios) e nos pedem para trabalhar como agente duplo.

Qual o final de Fallout 4?

Pouco depois desses eventos, Shaun nos revela dois fatos: ele foi o responsável por nos descongelar na segunda vez porque queria nos conhecer e que ele está morrendo de câncer. Ele nos anuncia como seu sucessor no papel de líder do Institute após sua morte e nos diz que a organização finalmente terminou de construir um reator nuclear que garantirá uma fonte de energia estável, sem que seja necessário recorrer a algo externo.

Novamente, Fallout nos impede de ter um final realmente felizNovamente, Fallout nos impede de ter um final realmente felizFonte:  Bethesda/Reprodução 

É neste ponto do jogo que precisamos fazer as escolhas que definirão o final de Fallout 4. Oficialmente, temos dois finais diferentes: o final "Nuclear Family", em que nos aliamos à Shaun e o Institute e o final "Nuclear Option", em que escolhemos ajudar uma das três principais facções a destruir o Institute. Por causa das facções e a possibilidade de uma querer destruir a outra, o final "Nuclear Option" tem algumas variações.

Nuclear Family

Se você escolher se aliar ao Institute, terá uma última conversa com Shaun antes de sua morte, na qual ele dirá o quanto pensou em você durante toda sua vida e em todos os momentos que não tiveram juntos. Ele também se dirá grato pelo curto período que teve em sua companhia e que você tornou seu sonho de conhecê-lo em realidade.

Nesse final, a Brotherhood of Steel e o Railroad são destruídas e você se torna o novo diretor do Institute, que passa a dominar o país. Os Minutemen podem continuar a existir, mas há uma pequena variação em que eles podem ser aliados do Institute ou não, dependendo de suas ações ao longo do jogo. Se você tiver uma alta afinidade com Piper Wright, também há a variação em que ela escreve matérias positivas sobre a organização em seu jornal.

Nuclear Option

Para conseguir esse final, basta se opor contra o Institute com a ajuda de uma das facções, mas há algumas variações, conforme já mencionamos. Dependendo das suas escolhas, será necessário destruir uma facção rival além do Institute. Ao se unir à Brotherhood of Steel, é necessário e inevitável destruir o Railroad e vice-versa, por exemplo.

Se você conseguir se tornar hostil ao Instituto bem cedo, seja matando ou atacando alguém de lá, você poderá fazer a variação deste final com os Minutemen. Nessa versão, há variações em que os Minutemen se tornam inimigos de uma das outras facções, mas também há a possibilidade de que todas coexistam em paz.

Para conseguir esse final totalmente pacífico, é necessário deixar de participar das missões específicas que iniciam o ponto de virada da guerra entre as facções. Como isso pode ser complicado sem informações precisas, eu sugiro a utilização de um guia detalhado se quiser esse final para o seu jogo.

De qualquer forma, nós vemos a facção escolhida se tornar a nova força dominante do país e você vê suas bandeiras por Diamond City. Nos dois finais, também há um pequeno discurso do protagonista acompanhado por slides (um clássico para os finais de Fallout), relatando um pouco sobre sua jornada e escolhas.

E então, gostou de conhecer em detalhes sobre a história e o final de Fallout 4? Deixe seu comentário nas redes sociais do Voxel no dizendo o que achou da trama do game e da série!

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