6 RPGs curtos para zerar em até 20 horas

4 min de leitura
Imagem de: 6 RPGs curtos para zerar em até 20 horas
Imagem: Nintendo/Divulgação

No mundo dos games, RPGs são conhecidos por exigirem dezenas de horas da parte dos jogadores. Porém, isso nem sempre é verdade, já que em alguns casos você pode finalizar uma campanha em pouco tempo — e somente depois conquistar colecionáveis extras, por exemplo!

Está interessado em conhecer alguns destes jogos para curtir em seu tempo livre? Então é só continuar lendo, pois na próxima linha eu indico seis opções bem tranquilas para terminar em poucas horas.

6. Trials of Mana (20 horas)

  • Plataformas: PC, Switch, PlayStation 4, Android e iOS

Trials of Mana é o remake de Seiken Densetsu 3 para SNES. (Fonte: Windows Central/Reprodução)Trials of Mana é o remake de Seiken Densetsu 3 para SNES. (Fonte: Windows Central/Reprodução)Fonte:  Windows Central/Reprodução 

Trials of Mana é o remake de Seiken Densetsu 3, RPG de SNES lançado apenas no Japão de forma oficial. Como o próprio nome entrega, ele faz parte da série Mana, que inclui Secret of Mana, Legend of Mana e outros.

Tal como no original, Trials of Mana se apoia nos combates voltados para a ação. Isso dá mais dinamismo e poder de escolha, já que você pode definir as batalhas que pretende lutar caso queira avançar mais rápido.

Um detalhe importante é que o tempo indicado acima vale para apenas um avanço pelo game. Caso queira finalizar com os seis personagens principais na liderança, isso certamente aumenta ainda mais o marcador.

5. Final Fantasy Mystic Quest (13 horas)

  • Plataformas: Super Nintendo, Wii e Wii U

Final Fantasy Mystic Quest é uma boa opção para iniciar no mundo dos RPGs. (Fonte: IMDb/Reprodução)Final Fantasy Mystic Quest é uma boa opção para iniciar no mundo dos RPGs. (Fonte: IMDb/Reprodução)Fonte:  IMDb/Reprodução 

Final Fantasy Mystic Quest aparece aqui por dois motivos. Além de ser um game que exige apenas 13 horas para terminar, ele também é indicado para quem quer iniciar no mundo dos RPGs.

Desde o seu nascimento, Mystic Quest serviu de porta de entrada para o público ocidental no mundo dos RPGs. Para ajudar os novatos e quem deseja um game mais curto, ele apresenta um esquema mais simplificado tanto nas batalhas quanto na exploração.

Porém, não o subestime: apesar de mais simples, você pode travar em um ponto ou outro da jornada. Porém, é tranquilo se dar bem neste título de maneira geral.

4. Super Mario RPG (12 horas)

  • Plataformas: Super Nintendo, Wii, Wii U e Switch

Super Mario RPG foi a primeira aposta do encanador no mundo dos RPGs. (Fonte: Amazon/Divulgação)Super Mario RPG foi a primeira aposta do encanador no mundo dos RPGs. (Fonte: Amazon/Divulgação)Fonte:  Amazon/Divulgação 

Super Mario RPG sempre foi visto por muitos como um título divertido e, ao mesmo tempo, rápido para se terminar. Caso decida avançar pelo game fazendo apenas o que é necessário, vai concluir a campanha em pouco mais de 12 horas.

Essa estimativa vale tanto para a versão original quanto para o remake lançado em 2023 para Switch. Todas trazem Mario, Bowser e Peach trabalhando em conjunto com Mallow e Geno para resgatar a sete Star Pieces e salvar Star Road.

Todas as batalhas aqui acontecem no clássico sistema de turno, mas são geralmente resolvidas em poucos minutos. Caso decida ampliar o tempo de jogo, há vários extras para curtir e desbravar, especialmente no remake.

3. Child of Light (11 horas)

  • Plataformas: PC, Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Wii U e Switch

Child of Light traz belas artes e história totalmente narrada em formato de poesia. (Fonte: Ubisoft/Divulgação)Child of Light traz belas artes e história totalmente narrada em formato de poesia. (Fonte: Ubisoft/Divulgação)Fonte:  Ubisoft/Divulgação 

Child of Light é um indie de qualidade. Lançado pela Ubisoft, ele é um dos mais antigos dessa lista, já que chegou às lojas em 2014. O título conquistou a atenção do público por trazer um traçado peculiar e bastante atrativo.

Sua narrativa conta a história de Aurora, que vaga pelo mundo de Lemuria para lutar contra a Queen of the Night no clássico sistema de combates por turnos. Além disso, é válido destacar como o enredo foi construído. Do começo ao fim da jornada de Aurora, todos os momentos são totalmente narrados em forma de poesia, dando um tom ainda mais artístico a tudo.

2. Undertale (7 horas)

  • Plataforma: PC, PS Vita, Xbox One, PlayStation 4, PlayStation Vita e Switch

Undertale tem fortes inspirações em EarthBound, um dos clássicos do SNES. (Fonte: Steam/Divulgação)Undertale tem fortes inspirações em EarthBound, um dos clássicos do SNES. (Fonte: Steam/Divulgação)Fonte:  Steam/Divulgação 

Undertale é um daqueles títulos que chegou sem alardes, mas conquistou a atenção de milhares de jogadores. Lançado para várias plataformas, ele possivelmente é um dos RPGs mais curtos de que se tem notícias.

Curiosamente, um dos diferenciais de Undertale é como você lida com os inimigos. Mesmo com várias batalhas, dá para passar por praticamente todas elas sem matar os adversários. Aliás, andar como pacifista ou descendo a porrada em todos indica o final entregue ao final da jornada.

O game se destacou exatamente por não exigir dezenas de horas e, ainda assim, entregar uma jornada consistente e divertida. Muitos de seus personagens são memoráveis, o que só ajuda a torná-lo uma forte indicação para todos.

1. Evoland (3 horas)

  • Plataformas: PC, Xbox One, PlayStation 4, Android, iOS e Switch

Evoland vem com a proposta de homenagear o gênero RPG. (Fonte: Steam/Divulgação)Evoland vem com a proposta de homenagear o gênero RPG. (Fonte: Steam/Divulgação)Fonte:  Steam/Divulgação 

Por fim, fechamos nossa lista com um RPG extremamente curto: Evoland. Mais que apresentar uma história densa, ele se preocupa com outra frente: prestar uma verdadeira homenagem a esse gênero de jogo.

Evoland faz uma verdadeira evolução pelos principais estilos de RPG. Ele inicia como um título 8 bits, mas passa por todas as gerações até chegar a um padrão mais próximo do que é visto atualmente.

E você, conhece mais algum game de RPG que não exige muito tempo de jogo para terminar? Compartilhe com os demais leitores do Voxel usando as nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.