GTA San Andreas: ex-desenvolvedor explica um dos maiores mistérios do jogo

2 min de leitura
Imagem de: GTA San Andreas: ex-desenvolvedor explica um dos maiores mistérios do jogo
Imagem: Rockstar

GTA San Andreas é aquele tipo de clássico atemporal que até hoje movimenta discussões acaloradas na comunidade de fãs. Recentemente, Obbe Vermeij, ex-diretor técnico da Rockstar North, explicou como funciona a lua do jogo — que muda de tamanho em certas circunstâncias in-game. Agora, o desenvolvedor revelou os bastidores de mais um mistério do game em suas redes sociais.

Se você jogou GTA San Andreas tempo suficiente, talvez tenha percebido alguns casos envolvendo acidentes aéreos aleatórios pelo mapa. É uma situação bem estranha, em que um avião simplesmente colide com algum prédio alto, explode e seus destroços caem nas ruas.

Segundo Vermeij, esses acidentes aéreos acontecem porque "pequenos aviões são criados periodicamente perto do jogador para realizar um sobrevoo".

Vermeij explicando no X como funciona essa interação misteriosa com os aviões de GTA San Andreas.Vermeij explicando no X como funciona essa interação misteriosa com os aviões de GTA San Andreas.Fonte:  Obbe Vermeij (X) 

"Às vezes eles travam. Antes de criar o avião, meu código procura obstáculos em seu caminho. Ele varre uma série de linhas na direção direta do avião. Essas varreduras são lentas, então usei o mínimo absoluto (acredito que apenas o corpo e as pontas das asas)", explicou o desenvolvedor em publicação no X (antigo Twitter).

"É por isso que obstáculos finos às vezes não são detectados. Além disso, os aviões às vezes perdiam a altitude logo após serem criados, porque sua velocidade inicial pode não ter gerado sustentação suficiente", justificou.

Vermeij estava ciente dos acidentes aéreos e até cogitou adaptar a linha de código para remover os sobrevoos em GTA San Andreas na época. Felizmente, ele não excluiu a interação.

Gameplay de influenciador brasileiro é um ótimo exemplo do caso

Nos comentários da publicação, um fã agradeceu por Vermeij ter deixado as linhas de códigos do jeito original.

Ele até menciona um vídeo em que Leo Stronda, influenciador fitness brasileiro, está jogando GTA San Andreas em uma live na Twitch e acaba se deparando com a situação inusitada — que por si só é bastante cômica. Confira:

"Que timing perfeito. Isso é hilário", comentou Vermeij na interação. "Os pequenos aviões são instruídos a voar a uma certa altura (ou seja, 30 metros). Obviamente, o Cropduster [avião teco-teco que aparece no vídeo] não deveria ter sido criado tão alto no céu, isso é um bug".

Sabia que esses acidentes aéreos aconteciam nos céus de Los Santos em GTA San Andreas? Comente nas redes sociais do Voxel se você já presenciou algo parecido!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.