Após 20 anos, grande segredo de GTA San Andreas é revelado por desenvolvedor

2 min de leitura
Imagem de: Após 20 anos, grande segredo de GTA San Andreas é revelado por desenvolvedor
Imagem: Rockstar Games

Muitos fãs de videogames foram impactados por GTA San Andreas, game da Rockstar que chegou em 2004 ao PS2 e acabou se tornando um verdadeiro clássico atemporal. Mesmo que tenha sido lançado há quase 20 anos atrás, o jogo ainda esconde alguns segredos ocultos que não foram revelados.

Em uma publicação recente no X (Twitter), Obbe Vermeij, ex-diretor técnico da Rockstar North, revelou uma dessas gemas escondidas de GTA San Andreas. O mistério em questão tem relação com a lua do jogo, que muda de tamanho em certas circunstâncias in-game.

Quando você mira o rifle de precisão diretamente na lua e atira, ela muda automaticamente de tamanho. Segundo Vermeij, são três opções: pequena, média e grande. O desenvolvedor relembrou na rede social a situação que acabou ocasionando a decisão.

A lua de GTA San Andreas tem três tamanhos diferentes: pequena, média e grande.A lua de GTA San Andreas tem três tamanhos diferentes: pequena, média e grande.Fonte:  Obbe Vermeij 

"Os artistas me deram uma textura para a lua de GTA. Coloquei ela no céu, me certifiquei de que estava visível à noite e que tinha um tamanho razoável. Alguns dias depois, quatro artistas estavam na minha mesa me pedindo para mudar o tamanho dela", conta o ex-desenvolvedor da Rockstar no X (antigo Twitter).

"Acontece que eles não conseguiam decidir qual deveria ser o tamanho da lua. Dois deles queriam que fosse menor para ser mais realista. Os outros dois queriam que fosse maior para ser mais cinematográfico. Isso durou um pouco e sugeri alterar o tamanho da lua no jogo", relembrou o desenvolvedor.

@voxeloficial Lembra desse easter egg de GTA? acredita que ele nasceu SEM QUERER? ????#EasterEgg #gtasanandreas #Lua #RockstarGames #GamesNoTikTok #Rockstar #GTA #grandtheftauto ? som original - Voxeloficial

"Dessa forma, eles poderiam decidir no seu próprio tempo e me informar em seguida. Como eu estava trabalhando no rifle de precisão, fiz com que a lua alternasse entre três tamanhos (pequeno, médio e grande) conforme o jogador atirava [com a mira apontada para a lua]. Os artistas nunca me responderam, então deixei lá. Ainda está lá em San Andreas", concluiu.

Vermeij teve problemas com a Rockstar por "falar demais" sobre os bastidores

Essa não é a primeira vez que Obbe Vermeij revela informações sobre os bastidores da franquia GTA. Em novembro de 2023, o ex-desenvolvedor colocou um blog no ar para compartilhar suas experiências dentro da empresa. No entanto, a iniciativa foi engavetada após ele receber alguns e-mails de ex-colegas da Rockstar North.

Obbe Vermeij, ex-desenvolvedor da Rockstar North que trabalhou nos principais jogos da franquia GTA.Obbe Vermeij, ex-desenvolvedor da Rockstar North que trabalhou nos principais jogos da franquia GTA.Fonte:  GTA Wiki 

"Recebi um e-mail da Rockstar North. Eu realmente não achava que alguém se importaria de eu falar sobre jogos de 20 anos atrás, mas eu estava errado. Algo sobre arruinar a mística da Rockstar ou algo assim", contou Vermejj na última publicação do seu blog, que foi encerrado na ocasião.

Segundo o perfil de Vermejj no LinkedIn, ele foi diretor técnico da Rockstar North de 1995 a 2009, trabalhando nos principais títulos da franquia Grand Theft Auto — como GTA 3, GTA 4, GTA Vice City e GTA San Andreas.

Esta não é a primeira vez que a empresa toma medidas para manter seus "segredos" ocultos. Em 2022, Mike Dailly, ex-membro fundador da Rockstar, teve seus vídeos de protótipos de jogos protegidos por direitos autorais no YouTube. Isso gerou uma grande frustração por parte do desenvolvedor — que, compreensivelmente, sentiu que deveria ter algum controle sobre seu trabalho no estúdio.

O que achou da curiosidade de GTA San Andreas sobre a lua do jogo? Comente nas redes sociais do Voxel se você sabia dessa!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.