Relatório sugere que preferência por games antigos aumentou em 2023

2 min de leitura
Imagem de: Relatório sugere que preferência por games antigos aumentou em 2023
Imagem: Epic Games

O mercado de videogames é bombardeado anualmente com vários tipos diferentes de jogos — mas parece que em 2023 a preferência ficou com os clássicos. Pelo menos é isso que sugere um novo relatório da Newzoo, empresa especializada no mercado gamer, divulgado na última terça-feira (02).

Embora a indústria de jogos tenha crescido em 2023, atingindo US$ 93,5 bilhões em receitas, um pequeno número de publishers e desenvolvedoras ficou com uma fatia significativa do montante geral. Segundo o levantamento da agência, apenas 66 títulos representaram 80% de todo o tempo de jogo em 2023 — sendo que 60% desse tempo foi gasto em games com seis anos ou mais.

Fortnite, GTA V, League of Legends, Minecraft e Roblox, propriedades já estabelecidas no mercado, representam 27% de todo o tempo de jogo em 2023.

GTA V foi um dos títulos mais jogados em 2023.GTA V foi um dos títulos mais jogados em 2023.Fonte:  Rockstar 

Enquanto isso, o tempo gasto em jogos "novos" (com dois anos ou menos de mercado) é parcialmente composto por sequências anuais — como EA Sports FC (antigo FIFA) ou Madden NFL.

A agência também revela que apenas 8% de todo tempo de jogo gasto em 2023 foram em títulos novos e não anuais — como Diablo IV e Baldur's Gate 3.

Desenvolvedoras e publishers terão que se adaptar ao mercado

Embora o relatório da Newzoo aponte que ainda é possível ter sucesso na indústria, a realidade é que os jogadores estão gastando cada vez menos tempo em novas experiências e cada vez mais tempo em franquias de serviço ao vivo já estabelecidas no mercado.

O fato, por suas vez, deixa a vida dos publishers um pouco complicada, já que fica difícil criar algum tipo de experiência que atraia um novo público. "Será cada vez mais desafiador aumentar a base de jogadores de um jogo", explica o relatório.

Em outras palavras: boa sorte para as desenvolvedoras e publishers que não estiverem criando uma grande sequência, remake ou lançamento anual de alguma franquia já estabelecida.

Plataformas foram dominadas por Fortnite em 2023

Entre os títulos mais jogados do ano passado, Fortnite domina o topo e configura na primeira posição em todas as plataformas. Confira abaixo o top cinco em cada uma delas:

PC

  1. Fortnite
  2. Roblox
  3. Minecraft
  4. CS 2 e GO
  5. The Sims 4

PlayStation

  1. Fortnite
  2. GTA V
  3. Call of Duty: Modern Warfare II / III / Warzone 2
  4. EA Sports FC 24 (antigo FIFA)
  5. Roblox

Xbox

  1. Fortnite
  2. Call of Duty: Modern Warfare II / III / Warzone 2
  3. GTA V
  4. Minecraft
  5. Roblox

Nintendo

  1. Fortnite
  2. The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
  3. Super Mario Bros. Wonder
  4. Mario Kart 8
  5. Minecraft

Por fim, o relatório da Newzoo também estima que o mercado global de jogos gere US$ 189,3 bilhões em 2024.

O que achou dos dados revelados pela agência? Comente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.