Conheça a história real de Sakamoto Ryoma, o samurai de Ascensão de Ronin

4 min de leitura
Imagem de: Conheça a história real de Sakamoto Ryoma, o samurai de Ascensão de Ronin
Imagem: Divulgação/PlayStation
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nas primeiras horas de A Ascensão do Ronin, somos enviados a uma missão que nos leva a forjar uma aliança com um samurai que está sendo atacado dentro de uma caverna. Com longos cabelos e uma pistola típica dos ocidentais, Sakamoto Ryoma se mostra uma figura importante da aventura que nos apresenta às forças que resistem ao regime Tokugawa.

Ele volta a reaparecer em diversos pontos da história, se mostrando um aliado valoroso tanto do ponto de vista do combate quanto da narrativa. Embora boa parte da representação do personagem no jogo seja fictícia, diversos dos acontecimentos que vemos na narrativa são reais — e a importância de nosso companheiro é maior do que imaginamos.

Um retrato do verdadeiro Sakamoto RyomaUm retrato do verdadeiro Sakamoto RyomaFonte:  Reprodução/More Than Tokyo 

Além de aparecer no título mais recente do Team Ninja, Sakamoto Ryoma também é a figura central de Like a Dragon: Ishin e teve aparições em títulos tão distintos quanto Way of the Samurai 4 e Inazuma Eleven. Uma figura muito importante da história japonesa, ele é considerado por muitos como o samurai que ajudou a colocar fim à era dos samurais.

Um samurai em busca de mudanças

Nascido no dia 3 de janeiro de 1836 na província de Tosa (atualmente a prefeitura de Kochi), Sakamoto Ryoma pertencia a uma das castas mais baixas de samurais da época, conhecidos como goshi. Apesar de seu status social baixo, ele vinha de uma família conhecida pelos tecidos que produzia e, portanto, vivia longe da miséria.

Em 1853, ele estava estudando esgrima em Tóquio no momento em que os navios negros comandados pelo norte-americano Matthew Perry chegaram à costa japonesa. Esse evento marcou o fim de um período de 300 anos de isolamento do país comandado pelo shogunato Tokugawa, incendiando de vez uma ordem social que já estava abalada.

Durante esse período, os samurais ganharam muito poder e passaram a ser considerados como opressores em muitos locais. Isso era especialmente evidente em Tosa, onde haviam distritos específicos pelos quais cada camada social podia circular. Como membro de uma casta baixa, Sakamoto pode ter sentido inspirado a mudar a organização social do país a partir de um sentimento de revolta.

Retomando o poder do imperador

Após participar de um movimento anti-shogunato em Tosa, Sakamoto voltou a Edo (atual Tóquio) e se uniu à facção de Takasugi Shinsaku, que tinha como lema “reverencie o imperador, expulse os bárbaros”. Durante esse período, ele planejou o assassinado de Katsu Kaishu, mas, ao ter contato com ele, acabou virando um de seus colaboradores.

Katsu moldou muito da visão de mundo do jovem samurai, fazendo com que ele deixasse de acreditar que o fim dos Tokugawa era a única solução para os problemas da época. Ryoma passou a defender a criação de uma força naval nacional para que o país pudesse se proteger de estrangeiros e não fosse tão fraca à pressão de tropas como aquelas comandadas por Perry.

Sakamoto Ryoma virou o protagonista de Like a Dragon: Ishin!Sakamoto Ryoma virou o protagonista de Like a Dragon: Ishin!Fonte:  Divulgação/SEGA 

O maior feito de Sakamoto, no entanto, foi conseguir estabelecer em 1866 uma aliança entre as forças das províncias de Satsuma e Choshu. Conhecidas pela grande rivalidade histórica, elas decidiram abandonar suas animosidades em favor de objetivos em comum: destituir os Tokugawa do poder, restaurar o poder do Imperador e expulsar os estrangeiros do Japão.

Em 1865, o jovem samurai havia estabelecido a companhia comercial Kameyama Shachu em Nagasaki, que ajudou a fornecer armas e recursos para os exércitos de Choshu. Pouco participativo em batalhas, ele se tornou mais conhecido por suas habilidades diplomáticas e por elaborar um plano de modernização do país.

Sakamoto pedia que o shogunato devolvesse poder ao imperador e estabelecesse uma assembleia nacional, ajudando na representação de diferentes territórios. Ele também defendia esforços para modernizar o país e uma democratização de sua estrutura política.

Ryoma Sakamoto deixou um grande legado

Ao se opor ao regime vigente, Sakamoto virou uma figura famosa e visada por diversos assassinos, dos quais conseguiu escapar em mais de uma ocasião. No entanto, ele acabou sendo morto aos 31 anos de idade por diversos invasores de uma estalagem em Quioto.

O samurai tem várias estátuas espalhadas pelo JapãoO samurai tem várias estátuas espalhadas pelo JapãoFonte:  Divulgação/Visit Kochi 

A real identidade dos assassinatos permanece desconhecida até hoje, com fontes apontando que eles podem ter sido mandados tanto pelos Togukawa quanto pelas forças de Choshu ou Satsuma.

Apesar de ter morrido jovem, ele foi bastante influente na história do Japão e deixou uma vasta documentação, o que o ajudou a se transformar um herói de ficção. Além aparecer em games, ele também é a estrela de livros, filmes e diversas outras obras que datam do começo do Século XX.

Atualmente, Ryoma tem estátuas espalhadas por diversos cantos do país, incluindo em Kochi, no qual seu local de nascimento foi transformado em um memorial. Em Quioto, o túmulo que ele compartilha com sua esposa no Santuário Ryozen Gokoku também é um lugar famoso, bem como é a estalagem na qual sua vida chegou ao fim.

-

Jogo A Ascensão do Ronin, PlayStation 5

Imagem: Jogo A Ascensão do Ronin, PlayStation 5
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo A Ascensão do Ronin, PlayStation 5

Após três séculos de tirania do xogunato Tokugawa, os navios negros do ocidente avançam sobre as fronteiras japonesa, deixando o país em tumulto. Acompanhe um guerreiro anônimo, tendo em jogo o futuro do Japão. Garanta R$20 off com o Cupom 20CORTAR. 

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.