Chewbacca? Quem é o wookie de Star Wars The Acolyte

3 min de leitura
Imagem de: Chewbacca? Quem é o wookie de Star Wars The Acolyte
Imagem: Disney/Minha Série
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Depois de meses sem dar muitas pistas sobre sua nova série em live-action de Star Wars, em um intervalo de poucos dias a Disney começou a campanha de divulgação de The Acolyte, que já recebeu seu primeiro trailer. E ali, em meio aos diversos novos personagens, um dos novatos no universo da galáxia muito, muito distante chamou a atenção: um wookie estiloso, mas com cara de poucos amigos.

A associação a Chewbacca, o icônico companheiro de Han Solo, foi imediata. Até porque não é tão comum que personagens da raça wookie dêem as caras em produções live-action. Tivemos alguns representantes durante os prequels e, mais recentemente, em The Book of Boba Fett, mas ainda assim são poucos os representantes da raça que ganharam algum destaque — o que não deve ser o caso do misterioso wookie na nova série da Disney+.

Quem é o wookie na série The Acolyte?

Antes de tudo: não, não é o Chewbacca. Embora sua raça tenha um tempo de vida bastante longo e o famoso personagem tenha nascido quase 100 anos antes dos eventos que serão mostrados no seriado, o wookie que aparece no trailer se chama Kelnacca.

O Mestre Jedi Kelnacca é um dos novos personagens da série The Acolyte.O Mestre Jedi Kelnacca é um dos novos personagens da série The Acolyte.Fonte:  Disney/Reprodução 

Ou melhor, Mestre Kelnacca. Sim, o wookie de moicano é um respeitado Jedi com alto ranque na hierarquia da Ordem.

O que sabemos sobre o Mestre Jedi Kelnacca

Até o momento, pouco foi divulgado sobre o personagem — o que, por sinal, só aumenta a curiosidade e o interesse sobre ele —. Embora não seja o primeiro wookie Jedi, Mestre Kelnacca é pioneiro em se tratando de produções live-action.

Até então, em geral só havíamos visto representantes da raça atuando como guerreiros em seu planeta natal, Kashyyyk ou como contrabandistas, tendo o próprio Chewbacca como representante desta classe. Também há wookies mercenários e caçadores de recompensa, a exemplo de Krrsantan, o mais recente personagem da raça a dar as caras nas telinhas na já citada série The Book of Boba Fett.

O wookie caçador de recompensas Krrsantan deu as caras em The Book of Boba Fett.O wookie caçador de recompensas Krrsantan deu as caras em The Book of Boba Fett.Fonte:  Disney/Reprodução 

Kelnacca, por outro lado, não deve ser tão sociável quanto os demais conterrâneos vistos em Star Wars até o momento. No site oficial da franquia criada por George Lucas, o Mestre Jedi Kelnacca é descrito como "um solitário, que vive uma vida isolada". E é basicamente isso: por hora sabemos apenas que o novo wookie é um Jedi de alta hierarquia e que não deve ter uma vida social muito movimentada.

Kelnacca é o primeiro Wookie Jedi?

A resposta é "sim" e não. "Sim", entre aspas mesmo, porque este personagem será o primeiro em live-action a pertencer à Ordem Jedi. Porém, em outras mídias, há diversos outros personagens nativos de Kashyyyk que nasceram com sensibilidade à Força.

Por exemplo, quem assistiu às animações de Star Wars deve se lembrar de Gungi, um jovem Padawan wookie que teve bastante destaque em alguns episódios. Sob a supervisão de Mestre Yoda, Gungi encontrou seu primeiro cristal Kyber e construiu seu sabre de luz em Clone Wars. Já mais recentemente em The Bad Batch, o jovem Padawan foi resgatado de um grupo que pretendia escravizá-lo e com a ajuda de Omega e os Mau Feitos retornou ao seu planeta natal.

Gungi, o wookie Padawan apareceu em episódios de Star Wars: Clone Wars e The Bad Batch.Gungi, o wookie Padawan apareceu em episódios de Star Wars: Clone Wars e The Bad Batch.Fonte:  Disney/Reprodução 

Já nos livros e HQs do novo cânone de Star Wars, publicados aqui pela editora Universo Geek, durante a Alta República — o mesmo período no qual The Acolyte vai se passar —, fãs foram apresentados a Burryaga Agaburry. Também conhecido como "Burry" para os mais íntimos, o jovem era um Padawan wookie com grandes poderes empáticos, capaz de sentir em si mesmo os sentimentos daqueles à sua volta.

Além dele, no mesmo período, o Mestre Jedi Arkoff era outro representante da raça de Kashyyyk a fazer parte da Ordem. Este último apareceu pela primeira vez no mangá The High Republic: O Limite Do Equilíbrio Vol. 1, publicado no Brasil pela Panini.

Quando The Acolyte será lançado?

O mais novo seriado de Star Wars já tem data marcada para chegar ao catálogo do streaming da Disney. The Acolyte chega ao Disney+ no dia 4 de junho deste ano, com dois episódios sendo liberados na estreia. Depois disso, novos episódios serão lançados às terça-feiras.

Assista Star Wars no Disney Plus

Imagem: Assista Star Wars no Disney Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assista Star Wars no Disney Plus

O Disney Plus possui as trilogias, spin-offs, animações e séries do universo Star Wars para você aproveitar.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.