PS5 Pro vai rodar GTA 6 em 60 fps? Especialistas avaliam especificações do console

4 min de leitura
Imagem de: PS5 Pro vai rodar GTA 6 em 60 fps? Especialistas avaliam especificações do console
Imagem: Voxel

Ainda nesta terça-feira (19) a Digital Foundry confirmou basicamente todos os recentes rumores sobre o PlayStation 5 Pro em um recente vídeo especial sobre o tema. A equipe ainda adicionou detalhes adicionais sobre as especificações de hardware e da nova tecnologia de upscaling PSSR, que pode funcionar de maneira similar ao DLSS.

As principais especificações do PlayStation 5 Pro foram listadas em comparação com o PS5 básico. A equipe tomou um tempo para avaliar as mudanças em CPU, memória, desempenho gráfico e em ray tracing.

Especificações completas vazadas do PS5 ProEspecificações completas vazadas do PS5 ProFonte:  Digital Foundry / Eurogamer 

GTA 6 não vai rodar a 60fps no PS5 Pro?

Avaliando as especificações acima lado-a-lado, uma das coisas que chama a atenção é que a configuração dos processadores de ambas as versões do console são basicamente idênticas. Tanto o modelo lançado em 2020 quanto o Pro contam com uma CPU da AMD da microarquitetura Zen 2 com 8 núcleos e 16 threads.

O novo hardware se diferencia, nesse quesito, na frequência. O suposto PS5 Pro terá um modo adicional com frequência de 3.85 GHz, um pouco acima dos 3.5 GHz da versão padrão.

Essa opção mais conservadora na configuração de CPU faz sentido para facilitar a compatibilidade dos jogos entre as duas versões do console. Mas isso pode acabar sendo o maior problema para desempenho de alguns jogos no PlayStation 5 Pro.

Baldur's Gate 3 não é muito pesado em GPU, mas sofre com o limite da CPU no ato 3.Baldur's Gate 3 não é muito pesado em GPU, mas sofre com o limite da CPU no ato 3.Fonte:  Digital Foundry 

Já estamos vendo alguns títulos dessa geração exigindo bastante desempenho de CPU. Baldur's Gate 3 no terceiro ato é um dos exemplos mais recentes e memoráveis. O jogo tem momentos em que a taxa de quadros não alcança grandes números não por conta de gráficos complexos, mas sim pela alta carga no processador.

GTA 6 tem o potencial para ser outro exemplo. O mundo aberto e denso que vimos na revelação provavelmente vai exigir muito da CPU Zen 2 dos consoles. É possível que o game não rode a 60fps mesmo no PS5 Pro, segundo os especialistas.

GTA 6 mostra física e uma alta densidade de personagens que pesam bastante em CPUsGTA 6 mostra física e uma alta densidade de personagens que pesam bastante em CPUsFonte:  Digital Foundry 

A própria Digital Foundry já comentou em um especial sobre GTA 6 sobre como o jogo provavelmente teria apenas um modo em 30fps nos consoles atuais. Isso acontece devido à complexidade do mapa de Vice City, quantidade de personagens e mais.

Com o processador do PS5 Pro sendo basicamente idêntico ao PS5, mesmo que o console consiga alcançar resoluções maiores, como um 4K, a experiência ainda deve ser travada em 30 quadros por segundo.

Melhorias gráficas

O upgrade que o PlayStation 5 Pro realmente deve trazer está em desempenho de GPU. A partir disso, muitos destacam a grande diferença de  Teraflops entre o PlayStation 5 (10,23) e o PlayStattion 5 Pro (33,5).

No entanto, especialmente considerando tecnologias modernas, há vários processos diferentes para produzir cada frame de um jogo. Então não podemos avaliar a diferença de Teraflops como uma representação real de desempenho. A Sony documenta que podemos esperar cerca de 45% mais performance gráfica em games atuais no PS5 Pro.

Quando avaliamos as especificações do hardware, a GPU do novo modelo da Sony deve contar com um total de 60 Unidades Computacionais (UCs) na microarquitetura RDNA 3. O Console já existente conta com 36 UCs em RDNA2.

Mais Ray Tracing

A Sony documenta que o hardware do PS5 Pro deve entregar entre 2 ou 3 vezes mais desempenho em Ray Tracing. Isso não quer dizer necessariamente que jogos com esse recurso vão rodar 2x melhor, já que isso depende de outros fatores, mas podemos esperar melhores resultados.

Melhorias de Ray Tracing para o PS5 ProMelhorias de Ray Tracing para o PS5 ProFonte:  Digital Foundry 

Essa performance adicional pode ser aproveitada para melhorar os efeitos de traçados de raios em tempo real, ou mesmo em adicionar esse recurso em jogos que não contava com ele em sua versão do PS5 padrão.

Memória adicional

Enquanto o sistema como um todo tem 16GB de GDDR6 no PlayStation 5 Pro, assim como no PS5 base, a memória alocada para uso dos desenvolvedores nos jogos aumentou de 12,5 GB para 13,7 GB. 

Isso pode ser aproveitado para várias coisas, inclusive no desenvolvimento de reflexos, mais detalhados para Ray Tracing.

PlayStation Spectral Super Resolution

Além do hardware, o novo console também deve marcar a estreia do PSSR, o PlayStation Spectral Super Resolution. A nova tecnologia de upscaling por Machine Learning parece muito promissora, conforme os dados da documentação vazada.

Os documentos fazem referência direta ao objetivo de fazer o upscaling de uma resolução nativa em 1080p para 4K. O popular FSR 2 muitas vezes tem problemas nesse processo e o PSSR tem potencial para ser uma alternativa melhor, assim como o Intel XeSS ou o DLSS no PC.

O PSSR deve entregar então uma qualidade superior ao FSR 2 com o mesmo custo de 2 milissegundos por quadro, além de alocar 250MB da memória interna do PlayStation.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.