Upscaling do PS5 Pro pode trazer jogos em até 8K e 60 fps, diz rumor

2 min de leitura
Imagem de: Upscaling do PS5 Pro pode trazer jogos em até 8K e 60 fps, diz rumor
Imagem: Voxel

O PS5 Pro pode chegar ao mercado com uma tecnologia capaz de entregar jogos em até 8K e 60 quadros por segundo. Seguindo os vazamentos de especificações do suposto console, novos detalhes sugiram sobre a tecnologia de upscaling PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution), que estaria mirando em exibir jogos em 4K 120fps e 8K 60fps.

As fontes desse vazamento são da Insider Gaming, que alega ter algum tipo de acesso a documentos que não foram disponíveis para o público. Essas informações citam a meta de alcançar as maiores resoluções e taxas de quadros disponíveis para o grande público atualmente.

Os vazamentos anteriores indicavam que a versão atual do PSSRR no PlayStation 5 Pro suportava resoluções de 3840x2160 em 60fps, com suporte para 8K em apenas 30fps. A nova informação indica a intenção de superar esses números, mas ainda não está claro se isso realmente é possível.

Vazamentos do possível PS5 Pro começam a se acumularVazamentos do possível PS5 Pro começam a se acumularFonte:  GettyImages 

O documento vazado descreve cenários para aplicação do PSSR em dois jogos que não foram nomeados usando o PlayStation 5 Pro. Confira:

Testes com o PS5 Pro em dois jogos

Para o jogo 1, o objetivo do console Pro era alcançar uma resolução próxima do modo Qualidade (1800p), mas com os 60fps do Modo Desempenho. O PlayStation 5 normal alcançou 1800p em 30fps no Modo Qualidade e 1080p em 60fps no modo Desempenho.

O PlayStation 5 Pro então alcançou uma resolução de 1440p e em 60fps com o uso do PSSR. Não temos informações sobre qual a resolução base usada para fazer o upscaling.

No jogo 2, o objetivo do PS5 Pro era usar Raytracing durante o gampelay Isso foi possível graças à economia de desempenho que o PSSR proporciona.

Enquanto o PlayStation 5 normal alcançou 60fps sem Raytracing, o modelo Pro alcançou também 60fps, mas com uso da tecnologia de iluminação em tempo real.

O que sabemos no PSSR até agora?

Há alguns dias cobrimos os vazamentos de especificações do PlayStation 5 Pro aqui no Voxel, incluindo sobre o PlayStation Spectral Super Resolution (ou PSSR). A tecnologia de upscaling deve ser semelhante ao FSR2 e mais ainda ao DLSS, por depender em um algorítimo de inteligência artificial.

Além disso, a solução da Sony não deve depender de treinamento do algoritmo para cada jogo. A tecnologia ainda deve suportar input de resoluções dinâmicas, variáveis, como ocorre na maioria dos lançamentos de consoles.

Características do PSSRCaracterísticas do PSSRFonte:  Moore's Law is Dead 

Por meio de comparações internas, a Sony documentou que o PSSR tem resultados com qualidade de imagem superior ao FSR2 e o TAAU. Comparativos com o DLSS e TSR (que são as campeãs em qualidade de imagem) não foram mencionados.

Vale lembrar que as informações ainda são rumores baseadas em potenciais vazamentos de documentação oficial. Por isso, precisamos aguardar por um anúncio da própria Sony.

Enquanto isso, confira nossos vídeos diários nos nossos canais no YouTube e TikTok.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.