PS5 Pro chega em 2024 com grande salto de performance e seu próprio DLSS, diz rumor

3 min de leitura
Imagem de: PS5 Pro chega em 2024 com grande salto de performance e seu próprio DLSS, diz rumor
Imagem: The Verge

Cada vez mais, o PS5 Pro está se tornando o centro das atenções não tanto pela questão de sua existência, mas sim pela expectativa de seu lançamento. Em um recente vídeo, o canal Moore’s Law is Dead alega ter obtido documentos internos da Sony por meio de uma fonte confiável, revelando diversos detalhes técnicos do aguardado console premium da PlayStation.

Embora ainda devamos considerar essas informações como rumores, é válido lembrar que o canal Moore’s Law is Dead possui um histórico de credibilidade e é reconhecido como uma fonte confiável dentro da indústria.


Durante o vídeo, o informante mencionou ter borrado partes específicas do documento e reduzido a resolução de algumas imagens para proteger a identidade de sua fonte (uma prática comum para evitar rastreamento de vazamentos por códigos escondidos em imagens).

Potência de 33,5 Teraflops e aumento de 45% na performance

Segundo o Moore’s Law is Dead, o PS5 Pro, internamente conhecido como Trinity, está projetado para ter um aumento significativo de desempenho na GPU - mantendo, no entanto, a mesma arquitetura e especificações de processador para garantir compatibilidade com os consoles anteriores.

Entre os detalhes supostamente vazados, se destacam a potência do hardware, aprimoramento baseado em IA, e várias outras melhorias.Entre os detalhes supostamente vazados, se destacam a potência do hardware, aprimoramento baseado em IA, e várias outras melhorias.Fonte:  GameRant 

Se os rumores forem verdadeiros, o PS5 Pro manterá seus 16 GB de RAM, embora ainda não esteja claro se será GDDR6 ou uma versão mais rápida. No entanto, haverá um salto considerável na sua capacidade de processamento, com 56 Unidades de Computação (UC), 33,5 Teraflops (ou 67 Teraflops em FP16, embora a medida FP32 seja mais comum) de potência e uma melhoria de 2 a 4 vezes no ray tracing.

Para ilustrar isso, o Moore’s Law is Dead dá exemplos práticos: um jogo que atualmente alcança entre 40 e 45 fps poderia facilmente atingir 60 fps no PS5 Pro, enquanto um jogo que mantém uma média de 80 fps agora poderia alcançar 120 fps estáveis.

Além disso, os recursos de ray tracing também receberiam melhorias significativas. Áreas onde a GPU enfrentava dificuldades devido receberiam um aumento de desempenho de 2 a 3 vezes, e em alguns casos até 4 vezes. O informante observou que essa informação é intrigante, já que a arquitetura RDNA 3 da AMD melhora o ray tracing em 1,5 vezes, o que sugere a possibilidade de um hardware diferente.

O que é o PlayStation Spectral Super Resolution?

O algoritmo de IA utilizado no PSSR do PS5 Pro não requer treinamento específico para cada jogo.O algoritmo de IA utilizado no PSSR do PS5 Pro não requer treinamento específico para cada jogo.Fonte:  YouTube/Moore’s Law is Dead 

No entanto, talvez a maior novidade não seja apenas o aumento do poder de processamento, mas sim a introdução de uma tecnologia de aprimoramento de imagem baseada em IA no PS5 Pro, semelhante ao DLSS. A tecnologia de upscaling poderá deixar de lado tecnologias concorrentes como o FSR.

Segundo o Moore’s Law is Dead, o PlayStation Spectral Super Resolution será lançado em sua primeira versão, com planos para interações futuras visando melhorias contínuas. Conforme os documentos, a Sony afirma que, neste momento, o PSSR já supera o TAAU (da Unreal Engine) e o FSR 2 (da AMD).

Captura de documentos obtidos por Moore’s Law is Dead.Captura de documentos obtidos por Moore’s Law is Dead.Fonte:  YouTube/Moore’s Law is Dead 

De acordo com os documentos, o PS5 Pro teria uma capacidade de processamento de 300 TOPS de 8 bits (Tera Operations per Second, ou trilhões de operações por segundo para uso de IA), exigindo atualmente 250 MB de VRAM para operar e com um pipeline de renderização de 2 milissegundos - embora esses números possam ser otimizados à medida que a tecnologia é refinada durante o desenvolvimento.

Dessa forma, a Sony parece seguir a tendência do mercado de investir cada vez mais em IA, sem depender de componentes mais caros e potentes. É importante ressaltar que as informações ainda são rumores, e precisamos aguardar por um anúncio oficial. Enquanto isso, confira nossos vídeos diários nos nossos canais no YouTube e TikTok.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.