6 jogos de console que te punem por ser lento

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Imagem: Nintendo/Divulgação

Com o crescimento da cultura do speedrun, é cada vez mais comum ver jogadores se lançando em desafios para completar os jogos o mais rápido possível. No entanto, alguns games vão além e transformam essa abordagem em parte integrante da experiência de jogo, punindo os jogadores por qualquer hesitação ou lentidão.

Essa dinâmica de punição por lentidão não apenas desafia os jogadores a serem mais ágeis e eficientes em suas jogadas, mas também adiciona uma camada extra de tensão e imersão ao gameplay. A sensação de que o tempo está constantemente correndo contra você pode intensificar a experiência, tornando cada decisão e ação ainda mais crucial.

Se você é um entusiasta de desafios ou simplesmente quer experimentar a emoção de ser testado pela pressão do tempo, confira agora a lista de 6 jogos que punem os jogadores por serem lentos. Prepare-se para uma jornada cheia de adrenalina e consequências imprevisíveis, onde cada segundo conta e a velocidade é a chave para a vitória.

6. Prince of Persia

Prince of Persia tinha o tempo limite de 60 minutos para fazer o final feliz. (Fonte: Forbes/Reprodução)Prince of Persia tinha o tempo limite de 60 minutos para fazer o final feliz. (Fonte: Forbes/Reprodução)Fonte:  Forbes/Reprodução 

Vamos abrir nossa lista com um clássico que já recebeu versões para diversas plataformas. Prince of Persia inaugurou a série que hoje é propriedade da Ubisoft, desafiando bastante a habilidade dos jogadores que se aventurarem em seus estágios.

Lançado em 1989 para MS-DOS, o game o coloca no controle de um protagonista que deve resgatar a filha do sultão. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil, já que é preciso superar todos os desafios em no máximo 60 minutos. Se estourar o tempo, a garota é executada e desbloqueia o final ruim.

À época, o jogo representou um avanço não apenas por essa proposta de tempo, mas também pelos seus combates e gráficos bem feitos. Ele é considerado um clássico até hoje, e capaz de desafiar até mesmo os jogadores mais habilidosos.

5. Dead Rising

Dead Rising traz um modo de jogo com 72 horas para concluir todos os objetivos. (Fonte: Dead Rising Wiki/Reprodução)Dead Rising traz um modo de jogo com 72 horas para concluir todos os objetivos. (Fonte: Dead Rising Wiki/Reprodução)Fonte:  Dead Rising Wiki/Reprodução 

Dead Rising não é um dos jogos que te punem simplesmente por ser lerdo na campanha. No entanto, ele apresenta um modo chamado 72 Hour Mode que, como o próprio nome dá a entender, oferece três dias dentro do jogo para cumprir a jornada.

Dessa forma, o game o obriga a passar por todas as missões principais em prazo delimitado. Ou seja: é preciso se organizar bem e otimizar a matança dos comedores de cérebro. Além disso, o desenrolar de suas ações indica qual dos seis finais você recebe ao concluir tudo.

4. Pokémon Mystery Dungeon

Pokémon Mystery dungeon traz limite de tempo para os seus estágios. (Fonte: Inverness Courier/Reprodução)Pokémon Mystery dungeon traz limite de tempo para os seus estágios. (Fonte: Inverness Courier/Reprodução)Fonte:  Inverness Courier/Reprodução 

A série Pokémon já abordou algumas variações de gameplay em seus títulos. No caso de Pokémon Mystery Dungeon, ele se enquadra na categoria de jogos que te punem caso seja devagar.

Ao iniciar a jornada por aqui, o jogador percebe rapidamente que as mecânicas de tempo são respeitadas. Cada calabouço possui um prazo para ser concluído, e caso o contador zere você é expulso do local, contabilizando uma derrota.

3. Fallout 1

Urgência de tempo é para não ficar sem água em Fallout 1. (Fonte: GameRant/Reprodução)Urgência de tempo é para não ficar sem água em Fallout 1. (Fonte: GameRant/Reprodução)Fonte:  GameRant/Reprodução 

Desde o princípio, a série Fallout sempre nos obrigou a conviver com os resultados de uma catástrofe nuclear. Porém, o primeiro game trazia um senso de urgência maior e, por consequência, é um dos jogos que te punem por ser lento.

Para você ter uma ideia do quanto o tempo afeta a jogatina, inicialmente há apenas 150 dias antes que o suprimento de água do Vault acabe. Dá para ampliar esse montante em mais 100 caso pague para que comerciantes.

Entretanto, a primeira versão do jogo conseguia deixar as coisas ainda mais difíceis. Nesse sentido, havia um total de 500 dias para completar os objetivos, valor que diminuía para 400 dias caso tenha divulgado a localização do Vault 13 aos mercadores de água.

2. The Legend of Zelda: Majora's Mask

Lua é a principal vilã na passagem de tempo deste The Legend of Zelda. (Fonte: The Guardian/Reprodução)Lua é a principal vilã na passagem de tempo deste The Legend of Zelda. (Fonte: The Guardian/Reprodução)Fonte:  The Guardian/Reprodução 

A franquia The Legend of Zelda sempre prezou pela exploração livre de seus ambientes. Porém, The Legend of Zelda: Majora's Mask deixou isso levemente de lado para apostar em uma mecânica de tempo.

Nessa aventura originária do Nintendo 64, Link tem um tempo limite de três dias para concluir suas missões. Conforme o tempo passa, uma lua com cara de poucos amigos vai se aproximando do solo, premiando o jogador com um Game Over caso caía.

Entretanto, há uma chance de manipular um pouco esse conceito usando a ocarina. Com ela, é possível tocar a melodia que faz o tempo passar mais devagar ou a de voltar no tempo, muito úteis para fazer 100% do game.

1. Lightning Returns: Final Fantasy XIII

Lightning Returns: Final Fantasy XIII instaura o senso de urgência que não existia nos games anteriores. (Fonte: Square Enix/Divulgação)Lightning Returns: Final Fantasy XIII instaura o senso de urgência que não existia nos games anteriores. (Fonte: Square Enix/Divulgação)Fonte:  Square Enix/Reprodução 

Lightining Returns: Final Fantasy XIII é o último game da nossa lista que brinca com a urgência do tempo. Aqui, a proposta é tentar resolver a vida no prazo de 13 dias antes do fim do mundo.

Diferente dos outros games mencionados antes, não há um Game Over caso os 13 dias passem. Se isso acontece, o game reinicia com a opção New Game+, mas é preciso concluir todas as missões mais uma vez.

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