171: 'GTA Brasileiro' ganha vídeo com gráficos realistas da Unreal Engine 5

2 min de leitura
Imagem de: 171: 'GTA Brasileiro' ganha vídeo com gráficos realistas da Unreal Engine 5
Imagem: Reprodução/YouTube

O tão aguardado 171, popularmente conhecido como o "GTA brasileiro", mantém os jogadores ansiosos desde o seu lançamento em Acesso Antecipado na Steam, em 2022. Enquanto aguardamos o lançamento oficial, a equipe da Betagames Group tem trabalhado nos bastidores para polir e aprimorar a experiência de jogo.

Na última quinta-feira (14), o estúdio presenteou os fãs com um novo vislumbre do que está por vir, lançando um vídeo que destaca a captura de movimento implementada no jogo. No vídeo, os desenvolvedores compartilham movimentos e expressões faciais realistas registrados com o personagem Nicolau, através do ator Bruno Pato, com os equipamentos de captura adquiridos pelo estúdio. Confira logo abaixo:

A empresa afirmou que a aquisição desses equipamentos representa um marco significativo para o desenvolvimento das cutscenes, e que este ano é crucial para a equipe que desenvolve várias áreas do jogo. Segundo ela, a campanha principal de "171" deve chegar em breve.

Comparativo do personagem Nicolau antes e após a implementação do Mocap.Comparativo do personagem Nicolau antes e após a implementação do Mocap.Fonte:  Reprodução/YouTube 

Vale ressaltar que a Betagames Group também está explorando o potencial de tecnologias avançadas, como Metahuman e simulações de física para roupas. Embora esses avanços podem elevar ainda mais a qualidade do jogo, os criadores estão cautelosamente equilibrando os benefícios com os requisitos de processamento e otimização, para proporcionar uma experiência acessível e envolvente para todos os jogadores.

É importante ressaltar que os recursos demonstrados neste estágio continuam sujeitos a ajustes e refinamentos conforme nos aproximamos do lançamento final do jogo.

171 e a polêmica da Betagames Group

Em novembro de 2022, a Betagames Group foi acusada de fraude e desvio de dinheiro por um dossiê independente, publicado no site MixMods. Segundo o autor, o desenvolvimento do 171, até aquele momento, teria custado cerca de R$ 3 mil — um valor muito abaixo dos R$ 300 mil arrecadados nas campanhas de apoio, desde 2015.

A aparente economia teria sido relacionada ao uso de assets baratos e, até mesmo gratuitos, no desenvolvimento do título. Segundo o dossiê, sistemas como a mudança de clima, carros, animações e até o GPS teriam sido "adquiridos" desta maneira.

Na ocasião, a Betagames Group emitiu um comunicado detalhando os gastos, dificuldades no processo de desenvolvimento e como o caso afeta a indústria nacional de jogos. Confira a publicação abaixo, na íntegra:

Desde o caso, o 171 vem recebendo atualizações frequentes, com correções de bugs e pequenos ajustes sendo a maioria. Sem previsão de lançamento, os avanços da captura de movimento seguem em fase de testes e podem ser modificados até a estreia do jogo.

Ansioso por "171"? Aproveite para conferir nossos vídeos diários nos nossos canais no YouTube e TikTok.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.