Fundador da Epic Games xinga Steam e Gabe Newell em e-mail: 'seus otários'

1 min de leitura
Imagem de: Fundador da Epic Games xinga Steam e Gabe Newell em e-mail: 'seus otários'
Imagem: Eurogamer.pt

Tim Sweeney, CEO da Epic Games, e Gabe Newell, CEO da Valve, protagonizaram trocas de e-mails acalorados reveladas em documentos de um processo antitruste envolvendo a Valve e a desenvolvedora Wolfire. As mensagens giravam em torno das políticas de comissão do Steam e da introdução da Epic Games Store como concorrente.

Em uma das trocas, Sweeney criticou duramente as políticas da Valve, chamando-os de "idiotas" por privilegiarem grandes editores em detrimento dos pequenos desenvolvedores. A resposta da Valve, através do COO Scott Lynch, foi um simples questionamento irônico, sobre o estado emocional de Sweeney, falando "are you mad bro?" e refletindo a postura calma de Newell durante a disputa.

A resposta irônica da Valve e as críticas à Epic Games Store destacam a competição no mercado de distribuição de jogos.A resposta irônica da Valve e as críticas à Epic Games Store destacam a competição no mercado de distribuição de jogos.Fonte:  Baran Serhat Özer/Medium 

A Valve está envolvida em um processo antitruste movido pela Wolfire, acusando a empresa de utilizar sua posição dominante no mercado para controlar preços e excluir concorrentes no Steam. A revelação desses e-mails, feita durante a fase de descoberta do processo, ofereceu um vislumbre dos bastidores da competição entre a Valve e a Epic Games Store, com Sweeney expressando sua frustração com as políticas do Steam.

Disparidade nas distribuições de receita da Valve e Epic

Trocas de e-mails acaloradas entre Tim Sweeney e Gabe Newell revelam disputas sobre políticas de comissão no Steam.Trocas de e-mails acaloradas entre Tim Sweeney e Gabe Newell revelam disputas sobre políticas de comissão no Steam.Fonte:  Epic Games 

Sweeney argumentou que as taxas de comissão de 30% praticadas pelo Steam eram desproporcionais e prejudiciais para os desenvolvedores menores, enquanto a Epic Games Store oferecia uma taxa fixa de 12%, buscando desafiar o modelo estabelecido pela Valve. As trocas de e-mails mostram um debate acalorado sobre a distribuição de receita entre plataformas e desenvolvedores.

O processo antitruste aborda as práticas comerciais das plataformas envolvidas na comercialização e publicação de jogos.O processo antitruste aborda as práticas comerciais das plataformas envolvidas na comercialização e publicação de jogos.Fonte:  Reprodução 

A resposta irônica da Valve, através de Scott Lynch, refletiu a postura de Newell, que permaneceu distante das disputas públicas, mantendo-se acima do conflito. Enquanto o processo da Wolfire continua, levantou-se a questão sobre o financiamento da empresa menor e a coerência de suas alegações contra a Valve, com críticas também dirigidas à Epic Games Store.

Apesar das tensões nas trocas de e-mails, o contexto do processo antitruste e da competição entre plataformas levanta a dúvida sobre as práticas comerciais e as dinâmicas do mercado de games. Qual sua opinião sobre isso? Aproveite para conferir vídeos diários em nossos canais no YouTube e TikTok.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.