Ryujinx: como baixar e instalar o emulador de Switch no PC

3 min de leitura
Imagem de: Ryujinx: como baixar e instalar o emulador de Switch no PC
Imagem: Ryujinx/Voxel

Com a descontinuação do Yuzu tendo sido anunciada, a comunidade que costuma jogar os principais títulos do Nintendo Switch no PC foi pega de surpresa. Afinal, saiu de cena o mais popular emulador do console da Big N.

Nesse meio tempo, quem ganhou destaque foi o Ryujinx, concorrente do Yuzu, que agora passa a ser uma das melhores opções de emuladores de Nintendo Switch para PC. Se você quer saber como instalar e configurar o programa para rodar seus jogos de Switch no computador, você está no lugar certo.

Como instalar e configurar o emulador Ryujinx

Quem costuma usar emuladores sabe que alguns programas são mais simples de instalar e atualizar, enquanto outros precisam de ações extras a serem executadas pelo usuário. Este último é o caso do Ryujinx — mas não se preocupe, pois vamos te mostrar como realizar todo o procedimento logo abaixo.

Onde baixar o emulador de Nintendo Switch Ryujinx

Antes de tudo é preciso baixar o emulador do Nintendo Switch. Para isto, visite o site do Ryujinx e faça o download da versão compatível com o seu sistema operacional. Afinal, não adianta baixar a versão para macOS se você usuário do Linux, por exemplo. Neste tutorial, vamos mostrar como instalar o emulador Ryujinx no Windows.

Você deve escolher qual versão do Ryujinx deseja instalar de acordo com o seu sistema operacional;Você deve escolher qual versão do Ryujinx deseja instalar de acordo com o seu sistema operacional;Fonte: Voxel

Quando o download for finalizado, você deve extrair o arquivo ZIP para uma outra pasta, de forma a manter tudo mais organizado.

Como instalar o Ryujinx

Após extrair o arquivo ZIP é que começa a etapa de instalação do emulador. Dentro da pasta extraída, selecione a pasta "Publish" e, em seguida, abra o executável Ryujinx como mostrado na imagem abaixo.

Após baixar e extrair .zip do emulador, abra o arquivo Ryujinx para começar a instalação.Após baixar e extrair .zip do emulador, abra o arquivo Ryujinx para começar a instalação.Fonte:  Voxel 

Quando executar o arquivo, você vai perceber a exibição de uma tela com diversas etapas da instalação do emulador Ryujinx. Caso nenhum erro seja exibido, são grandes as chances de seus jogos rodarem muito bem no emulador do Nintendo Switch no seu PC.

Finalizada a instalação, é possível que você seja surpreendido por uma tela acusando a falta de um arquivo importante chamado prod.keys. Neste caso, você deve fazer o download do arquivo da versão mais recente no site Prod Keys e adicioná-lo à pasta do emulador.

Caso seja necessário, você deve abrir a pasta do emulador e adicionar manualmente o arquivo prod.keys.Caso seja necessário, você deve abrir a pasta do emulador e adicionar manualmente o arquivo prod.keys.Fonte:  Voxel 

Para encontrar o local exato para onde mover o arquivo prod.keys, tudo o que você precisa fazer é selecionar "File" no menu e, em seguida, "Open Ryujinx Folder". A pasta onde seu emulador está instalado será aberta e você deve mover o prod.keys para a pasta "System".

Atualizando o emulador do Nintendo Switch

O processo para atualizar o Ryujinx não é automatizado. Ou seja, não tem um botão para que a atualização seja feita de maneira totalmente passiva, simplesmente aguardando o programa baixar os arquivos mais atuais e finalizar o procedimento sozinho.

A atualização do rival do Yuzu deve ser feita de forma manual, o que significa que você precisa visitar um site que hospede as versões mais recentes do firmware do Ryujinx. Lá, basta selecionar a versão desejada e aguardar a finalização do download.

Você precisa baixar o arquivo de atualização do emulador Ryujinx em outros sites, como o Prod.Keys, por exemplo.Você precisa baixar o arquivo de atualização do emulador Ryujinx em outros sites, como o Prod.Keys, por exemplo.Fonte:  Voxel 

Depois disso, você deve selecionar "Tools" no menu, e em seguida a opção "Install Firmware". Agora basta clicar em "Install Firmware from XCI or ZIP" e selecionar o arquivo baixado (que deve estar salvo na sua pasta de downloads ou no local onde você optou por salvá-lo). Na dúvida, confira o caminho na imagem abaixo:

Com o arquivo de atualização baixado e salvo no seu PC, você já pode atualizar o Ryujinx para a versão mais recente.Com o arquivo de atualização baixado e salvo no seu PC, você já pode atualizar o Ryujinx para a versão mais recente.Fonte:  Voxel 

Após selecionar o arquivo de atualização de Firmware, uma tela de confirmação de atualização será exibida na tela. Selecione a opção "Yes" para dar continuidade ao processo e permitir que o emulador seja atualizado.

Uma tela será exibida com o status da instalação do arquivo selecionado e, em seguida, uma janela de confirmação da atualização será exibida. É isso, agora você tem o Ryujinx instalado e atualizado no seu computador.

Tudo pronto para jogar Switch no PC

Agora que você já baixou, instalou e atualizou o Ryujinx no seu computador, é hora de aproveitar tudo o que o emulador de jogos do Nintendo Switch tem para oferecer.  Você pode utilizar ferramentas de extração de ROMs de seus cartuchos originais e, dependendo das suas especificações de hardware, jogar seus títulos favoritos com performance muito melhor do que no console híbrido da Big N.

Bom jogo!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.