Como emular Nintendo Switch com o fim do Yuzu? Veja alternativas

5 min de leitura
Imagem de: Como emular Nintendo Switch com o fim do Yuzu? Veja alternativas
Imagem: The Sun/Nintendo

O Nintendo Switch, originalmente concebido como um dispositivo portátil, foi um dos consoles a receber emuladores mais rápido na história dos games. Pouco depois do seu lançamento, o produto já contava com soluções que podiam trazer seus jogos para o PC, como é o caso do emulador Yuzu.

O popular emulador de Nintendo Switch, Yuzu, foi encerrado nesta segunda-feira (04), após a Nintendo iniciar um processo contra sua desenvolvedora, Tropic Haze. Em acordo, a marca concordou em pagar US$ 2,4 milhões à Nintendo e cessar todas as formas de existência do software.

A decisão veio após alegações da Nintendo de que o emulador contribuiu para a pirataria de jogos após o vazamento de "The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom" antes de seu lançamento oficial. Os criadores do emulador distribuíam uma versão premium do software, além de terem realizado otimizações para o jogo não lançado da Big N, na época.

Vale a pena usar um emulador de Nintendo Switch?

Escolher o emulador adequado requer considerar especificações de PC para garantir uma experiência otimizada de jogo.Escolher o emulador adequado requer considerar especificações de PC para garantir uma experiência otimizada de jogo.Fonte:  Tom'sGuide 

O Yuzu foi o primeiro emulador a trazer a experiência do Nintendo Switch para PCs, desenvolvido pela equipe por trás do Citra para Nintendo 3DS. O programa de código aberto, estava disponível gratuitamente para Windows, Linux, Steam Deck e Android com uma emulação sólida em C++ e resolução em até 4K.

Mas por que usar um emulador de Nintendo Switch? Enquanto alguns usuários utilizavam o software para pirataria, o programa também pode ser utilizado para propósitos de preservação e aprimoramento de games.

Ao executar jogos direto do console, os usuários são limitados a 720p e 30FPS. Felizmente, diversos emuladores de Nintendo Switch permitem rodar jogos em 4K e 60FPS - caso tenha um PC potente para rodar com eficiência. Também é possível baixar mods para melhorar a experiência. Outra dica é utilizar os Joy-Cons ao emular, já que configurar o teclado pode ser bastante complicado.

A seguir, confira emuladores além do Yuzu que estão disponíveis no mercado (pelo menos por enquanto) e podem ser utilizados para trazer jogos do Nintendo Switch para o PC:

Ryujinx

Apesar de alguns bugs, o programa se esforça para proporcionar uma experiência próxima ao console original.Apesar de alguns bugs, o programa se esforça para proporcionar uma experiência próxima ao console original.Fonte:  NewsInside/Riujinx 

Robusto e versátil, Ryujinx é uma escolha sólida para quem procura um emulador que oferece desempenho consistente e uma experiência de usuário intuitiva. Disponível para Windows, Linux e macOS, sua ampla seleção de jogos conta com uma vasta biblioteca de mais de 4.000 títulos, dos quais cerca de 80% são jogáveis.

Ryujinx oferece desempenho consistente e uporte para uma vasta biblioteca de jogos.Ryujinx oferece desempenho consistente e uporte para uma vasta biblioteca de jogos.Fonte:  Ruijinx 

O emulador oferece a capacidade de rodar jogos em 4K com 60 FPS, apesar da indústria sugerir que seu desempenho é ligeiramente inferior ao do ex-concorrente Yuzu. Além disso, o emulador notifica novas atualizações e possui compatibilidade multiplataforma.

NSEmu

NSEmu oferece uma experiência sem atrasos, porém continua em desenvolvimento, então espere alguns bugs aqui e ali.NSEmu oferece uma experiência sem atrasos, porém continua em desenvolvimento, então espere alguns bugs aqui e ali.Fonte:  NSEmu 

Outra alternativa é o NSEmu, um emulador de código aberto que oferece uma gama impressionante de personalização, tornando mais acessível à jogabilidade de títulos avançados. Mesmo em fase de desenvolvimento, suas capacidades sonoras e visuais são ótimas. Embora não esteja no mesmo nível de confiabilidade que o Yuzu, a comunidade dedicada que a testá-lo e fornecer feedback pode, eventualmente, alçá-lo a esse patamar.

Para entusiastas, o NSEmu oferece alternativa com ampla personalização.Para entusiastas, o NSEmu oferece alternativa com ampla personalização.Fonte:  NSEmu 

Ainda que as imagens disponíveis até agora sejam apenas de telas de carregamento, isso é um sinal promissor. Afinal, o processo de carregamento muitas vezes é metade da batalha. Com expectativas elevadas, aguardamos ansiosamente os avanços do NSEmu nos próximos anos.

Versões alternativas do Yuzu

Enquanto o desenvolvimento do Yuzu foi encerrado, o código-fonte do emulador foi salvo por desenvolvedores e fãs, permitindo que versões alternativas sejam criadas. Logo após o anúncio do fim do software, duas edições criadas por entusiastas do projeto já foram anunciadas.

Conforme conta o DSOGaming, os emuladores em questão se chamam Nuzu e Suyu, e utilizam a base do código do software que foi proibido pela Nintendo. A dica, no entanto, é esperar para usar as plataformas, até que elas estejam mais consolidadas no mercado.

Baixar versões antigas do Yuzu

Por fim, para quem é muito fã do Yuzu, a dica é continuar utilizando o software. Apesar de seu desenvolvimento ter sido descontinuado, as versões já disponíveis do software continuam funcionando.

Com isso em mente, se você possui o Yuzu instalado, não precisa se preocupar com a proibição imposta pela Nintendo atualmente. No entanto, como o software não receberá mais atualizações, rodar novos jogos no emulador deve ficar mais difícil, uma vez que a equipe não realizará mais otimizações no programa.

É importante ressaltar, no entanto, que o link oficial de download do Yuzu foi retirado do ar. Ou seja, a dica é ficar atento na hora e baixar o software e buscar fontes de confiança para baixar o programa.

Veredito: qual é o melhor emulador de Nintendo Switch para PC?

Na dúvida entre Yuzu e Ryujinx, vale comparar as opções que convém a cada tipo de jogador.Na dúvida entre Yuzu e Ryujinx, vale comparar as opções que convém a cada tipo de jogador.Fonte:  NBCNews 

Mesmo com o encerramento do suporte para o Yuzu, o software ainda pode ser utilizado por jogadores e continua sendo uma boa opção para emulação, pelo menos por enquanto. O programa deixará de receber atualizações, então deve ficar defasado para rodar novos jogos com o tempo.

Para quem busca uma experiência estável e com atualizações, a opção mais confiável disponível no mercado agora é o Ryujinx, a segunda alternativa entre os emuladores mais populares do Switch. O software entrega um desempenho consistente, além de experiência de usuário intuitiva para Windows, Linux e macOS.

Especificações de PC para os emuladores

Antes de iniciar o download, é crucial garantir que o seu PC atenda às especificações recomendadas.Antes de iniciar o download, é crucial garantir que o seu PC atenda às especificações recomendadas.Fonte:  Nintendo 

Independente da plataforma escolhida, é importante ressaltar que seu PC deve atender as especificações recomendadas para garantir uma experiência de ponta com emuladores. Um sistema robusto garantirá uma experiência sem lag ou problemas técnicos, enquanto especificações inferiores podem apresentar problemas.

Veja recomendações de hardware para rodar emuladores de Switch:

Processador (CPU)

  • Mínimo: Intel Core i5-4430 / AMD Ryzen 3 1200
  • Recomendado: Intel Core i5-11400 / AMD Ryzen 5 3600
  • Ótimo: Intel Core i9-13900K / AMD Ryzen 7 7800X3D

Placa Gráfica (GPU) compatível com OpenGL 4.6 ou Vulkan 1.1.

  • Mínimo: NVIDIA GeForce GT 1050 4GB / AMD Radeon RX 550 4GB
  • Recomendado: NVIDIA GeForce GTX 1660 6GB / AMD Radeon RX 5500 8GB (com "Forçar clocks máximos" ativado) / Adreno
  • Ótimo: NVIDIA Geforce RTX 3060 12GB / AMD Radeon RX 6700 10GB (com "Forçar clocks máximos" ativado)
  • Placa Gráfica Integrada (Mínimo): Intel UHD Graphics 730 / AMD Radeon Vega 3
  • Placa Gráfica Integrada (Recomendado): Intel Iris Xe Graphics / AMD Radeon 680M / Qualcomm Adreno 740 / ARM Mali G720

Memória RAM

  • Mínimo: 8GB
  • Recomendado: 16GB
  • Ótimo: 32GB
  • Mínimo com placa gráfica integrada: 12GB

E aí, qual sua opinião sobre o fim do Yuzu? Aproveite para seguir o Voxel nas redes sociais e conferir nossos vídeos com listas e novidades de jogos no YouTube e TikTok!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.