Consoles de videogame como o PS5 podem ter vírus? Entenda

3 min de leitura
Imagem de: Consoles de videogame como o PS5 podem ter vírus? Entenda
Imagem: GettyImages

Se você possui uma tecnologia capaz de se conectar à internet, existe alguma chance de ela pegar vírus em algum momento. Isso vale computadores, smartphones, dispositivo inteligentes e, acredite, consoles de videogame.

Nunca tinha ouvido algo sobre o assunto? Não se preocupe: nas linhas a seguir, falamos sobre o que você deve fazer para que o seu PlayStation, Switch ou Xbox não tenha problema com esses arquivos maliciosos. Confira!

Apesar de pouco comum, é possível, sim, que um console de videogame acabe afetado por um vírus.Apesar de pouco comum, é possível, sim, que um console de videogame acabe afetado por um vírus.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

É possível que os videogames tenham vírus?

Começando pela pergunta básica: sim, é possível que um console acabe infectado por um vírus ou malware dependendo da forma como você o utiliza. Entretanto, vamos deixar claro que, apesar de a vulnerabilidade existir de alguma maneira, essa não é uma prática comum.

Vamos imaginar o seguinte: qualquer vírus, seja para computador ou outro dispositivo, é escrito com o intuito de prejudicar o sistema para o qual foi desenvolvido. Para que isso aconteça, entretanto, é preciso aproveitar alguma brecha, do contrário ele não pode se instalar ou mesmo se propagar pela rede.

No caso dos videogames da Sony, Microsoft e Nintendo, eles são restritos a ponto de rodar apenas programas autorizados, além de possuírem sistemas operacionais próprios e medidas de segurança robustas. Antes que um vírus possa afetar uma dessas plataformas, é preciso quebrar as camadas de segurança do sistema.

Para que um console pegue um vírus, é preciso antes quebrar suas camadas de defesa e depois trabalhar em códigos específicos.Para que um console pegue um vírus, é preciso antes quebrar suas camadas de defesa e depois trabalhar em códigos específicos.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Uma vez que essa porta é aberta, aí, sim, existe a possibilidade de o console receber um vírus. Porém, ainda há outro ponto importante nessa equação: saber se existe alguém interessado nesse tipo de empreitada, e então propagar o vírus ou malware para o videogame.

Dessa forma, podemos dizer que as chances de um Xbox Series X/S, PlayStation 5 ou Switch pegar um vírus existem. Entretanto, a probabilidade de que isso aconteça de alguma forma é extremamente baixa.

Como evitar os vírus nos consoles de videogame?

Diferente dos computadores, consoles não possuem antivírus para executar varreduras de tempos em tempos no sistema. Ainda assim, há algumas boas práticas que você deve observar para manter o videogame funcional.

Navegue de forma segura

Muitos vírus de computador acabam hospedados em sites suspeitos e links maliciosos. Apesar de um console não estar suscetível aos mesmos vírus criados para Windows, por exemplo, ainda assim é preciso ter cautela.

Dessa forma, caso utilize o navegador do seu videogame, tome cuidado para acessar apenas páginas confiáveis. O perigo mora exatamente em sites que ofertam coisas como um game recém-lançado de forma gratuita, por isso fuja dessas ciladas para evitar dores de cabeça.

Cuidado com o desbloqueio

Desbloquear um console pode dar acesso a todos os seus títulos, mas também abrir a porta para possíveis vírus.Desbloquear um console pode dar acesso a todos os seus títulos, mas também abrir a porta para possíveis vírus.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Conforme mencionamos antes, consoles contam com diversas medidas de defesas e atualizações para melhorar a segurança. Porém, a partir do momento em que você realiza o desbloqueio, essas proteções vão para o beleléu.

É importante atentar que arquivos de desbloqueio são escritos por pessoas não autorizadas oficialmente pelas fabricantes. Por conta disso, existe a possibilidade de que seus criadores escondam um vírus ou outro arquivo malicioso no pacote.

Mantenha o sistema atualizado

Sony, Microsoft e Nintendo contam com times de engenheiros que trabalham criando atualizações diversas de sistema. Eles atuam ativamente sempre que uma brecha é descoberta, o que também significa desenvolver melhorias de segurança.

Logo, para garantir a segurança da sua plataforma é desejado que o sistema esteja com a atualização mais recente instalada.

Nunca baixe jogos de fontes não oficiais

Por fim, nunca é demais dizer que não é recomendado baixar jogos fora da loja oficial da fabricante do seu console ou empresa parceira. Essa é a melhor forma de garantir que não terá surpresas desagradáveis durante ou depois das partidas.

O que fazer se o meu console estiver com vírus?

Caso esteja desconfiado de que o seu console foi afetado de alguma forma, o ideal é buscar a assistência técnica para uma verificação. Novamente, as chances de um console ser afetado por vírus é bem baixa, porém não é impossível.

Lembre-se também de seguir as boas práticas e estar em dia com as atualizações de sistema. Essa são as melhores formas de garantir uma jogatina segura e livre de qualquer ameaça.

E você, já teve alguma experiência negativa com vírus em um de seus consoles? Compartilhe sua opinião com os demais leitores do Voxel utilizando nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.