Blizzard cancela jogo de sobrevivência após demissões na Microsoft

2 min de leitura
Imagem de: Blizzard cancela jogo de sobrevivência após demissões na Microsoft
Imagem: Blizzard

A Blizzard cancelou o seu próximo jogo em desenvolvimento, que seria um título do gênero de sobrevivência. A ação é consequência direta da demissão em massa anunciada pela Microsoft, que é a atual dona do estúdio.

Nesta quinta-feira (25), a companhia demitiu 1.900 funcionários do setor de games, afetando tanto as equipes de Xbox quanto da Activision Blizzard. O motivo é a manutenção estratégica de uma “estrutura de custos sustentável”.

"Como parte desse novo foco, a Blizzard encerrou o desenvolvimento do seu projeto de jogo survival e vai redirecionar algumas das pessoas que estavam trabalhando nele para um de vários novos e promissores projetos que a Blizarrd tem em fases iniciais de produção", diz a nota oficial do Xbox assinada pelo gerente Matt Booty.

Jogo cancelado não tinha nem nome

O "jogo de sobrevivência" da Blizzard foi anunciado pela primeira vez em janeiro de 2022. O título seria ambientando em um universo totalmente novo, diferente de franquias da empresa como Diablo, Warcraft ou Overwatch.

Os mais recentes títulos da companhia são o jogo de tiro competitivo Overwatch 2, que foi recebido de forma mista, e o sucesso Diablo IV.

Um dos conceitos do projeto.Um dos conceitos do projeto.Fonte:  Blizzard 

Na época, algumas artes conceituais foram compartilhadas, mas o projeto nem sequer teve o nome anunciado — ele era conhecido internamente apenas pelo codinome Odyssey. "Um lugar cheio de heróis que ainda não conhecemos, histórias ainda a serem contadas e aventuras ainda a serem vividas. Um vasto reino de possibilidades, esperando para ser explorado", dizia a sinopse oficial do projeto.

A revelação veio dias depois da confirmação de compra da Activision Blizzard pela Microsoft, em uma negociação de quase US$ 70 bilhões que levou mais de um ano e meio para ser finalizada.

Mike Ybarra deixa a Blizzard por decisão própria

O fim do projeto teve outra consequência para o estúdio. Mike Ybarra, game designer sênior e vice-presidente da Blizzard, anunciou o próprio desligamento da companhia.

Ele publicou uma carta de despedida aos colaboradores na rede social X, o antigo Twitter, agradecendo a todos pelo período que passou na desenvolvedora.

Ybarra trabalhava na Blizzard há quatro anos em cargos executivos e era visto como o futuro da empresa após os escândalos de assédio envolvendo funcionários. Antes disso, ele passou quase duas décadas na própria Microsoft, onde chegou à liderança dos times de Xbox Live, Game Pass e Mixer, a antiga plataforma de streaming da companhia.

O gerente de design, Allen Adham, também decidiu sair por conta própria. Até o momento, a Microsoft não confirmou quem vai ocupar ambos os cargos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.