O que significa Super e TI em placas da GeForce RTX? Veja explicação da Nvidia

3 min de leitura
Imagem de: O que significa Super e TI em placas da GeForce RTX? Veja explicação da Nvidia
Imagem: TecMasters

Quem está interessado em montar um computador precisa lidar com uma série de informações, e entre elas temos algumas referentes à placa de vídeo. Por ser um componente importante, é interessante ficar atento a várias terminologias, especialmente indicações em modelos da Nvidia.

Você, por exemplo, já viu que alguns modelos trazem a informação Ti ou Super no nome? Tem ideia do que essas variações significam? Se a resposta for negativa, não tem problema: é só seguir com a leitura que contamos para você nas linhas a seguir.

Em declaração enviada ao Voxel, a Nvidia Brasil explicou em detalhes o significado de cada uma das siglas. Saiba mais!

O que significa uma placa de vídeo Ti?

De acordo com Alexandre Ziebert,  Gerente de Marketing técnico da NVIDIA na America Latina, o sufixo Ti tem como principal objetivo diferenciar placas de vídeo da mesma família. Assim, o público consegue identificar qual das GPUs da mesma linha é mais potente.

"Normalmente utilizamos o sufixo Ti (do elemento químico Titânio) para diferenciar versões mais potentes de placas da mesma família", explica o especialista da Nvidia. "Assim temos, por exemplo, a GeForce RTX 4070 e a RTX 4070 Ti, ambas pertencem à família 70, logo são direcionadas à resolução 1440p, mas há a indicação que uma é mais potente que a outra."

A primeira placa a trazer essa sigla em seu nome foi a GeForce 2 Ti, que chegou às lojas em outubro de 2001. Enquanto o uso da sigla de "Titanium" é apenas estética, a presença do termo significa que o produto é mais potente que a variante comum.

Dessa forma, se você encontrar uma placa da Nvidia com essas duas letras, significa que está diante de uma variante mais poderosa daquele modelo. Isso se traduz em um item revisado em diversos aspectos, especialmente em barramento de memória, VRAM, processamento (em GHz) e núcleos CUDA em relação às GPUs "de base".

Quais são as melhores placas do modelo Ti?

Caso essa pergunta tenha passado pela sua cabeça, confira abaixo algumas das placas de vídeo "Ti" da Nvidia que se destacaram no mercado:

  • Nvidia GeForce GTX 1050 Ti
  • Nvidia GeForce GTX 1060 Ti
  • Nvidia GeForce GTX 1660 Ti
  • Nvidia GeForce RTX 2060 Ti
  • Nvidia GeForce RTX 3070 Ti
  • Nvidia GeForce RTX 3080 Ti
  • Nvidia GeForce RTX 4070 Ti

Quais são as principais características de uma placa Super?

Enquanto a terminologia Ti serve para identificar modelos aprimorados de uma mesma família, o significado da palavra Super é mais profundo. As GPUs que trazem o termo em seu nome fazem parte de uma atualização maior.

"O SUPER veio para indicar uma atualização, lançada um tempo depois da introdução da série", explica Alexandre Ziebert. O termo Super, inclusive, pode ser usado em conjunto com ao Ti, como ocorreu recentemente na RTX 4070 Ti Super: o novo modelo veio para trazer uma atualização para a RTX 4070 Ti, que terá suas vendas encerradas em breve.

"Os dois podem ser usados em conjunto, como no caso da GeForce RTX 4070 Ti SUPER, que é uma atualização da RTX 4070 Ti, tanto que ela substitui o modelo anterior, aposentando-o e mantendo o mesmo preço", explica Ziebert. "E também há casos onde o modelo novo convive com o anterior, como é a GeForce RTX 4070, que continua em linha junto com a RTX 4070 SUPER."

Dentre as principais características que costumam evoluir nas placas da linha Super, podemos destacar:

  • Desempenho: placas Super geralmente oferecem um aumento significativo no desempenho em comparação com os modelos "normais". Isso se traduz em taxas de quadros mais altas em jogos e mais desempenho em aplicações de edição de vídeo;
  • Núcleos CUDA: placas Super muitas vezes apresentam um aumento no número de núcleos CUDA em comparação com os modelos padrão. Dessa forma, conseguem garantir mais processamento paralelo para tarefas específicas, como renderização gráfica;
  • Clocks elevados: nesses modelos, é possível perceber um aumento nos clocks da GPU e da memória para melhorar a velocidade de processamento e transferência de dados;
  • Memória GDDR6: muitos modelos Super usam memória GDDR6, que oferece uma largura de banda maior em comparação com a GDDR5. Isso resulta em um melhor desempenho em altas resoluções e texturas mais detalhadas.

Quais são as melhores placas do modelo Super?

NvidiaRTX 4080 Super é uma das GPUs mais recentes da Nvidia.

Já se o seu interesse está em placas do modelo Super, deixaremos abaixo algumas opções que você pode considerar ao montar o seu PC:

  • Nvidia GeForce GTX 1660 Super
  • Nvidia GeForce RTX 2060 Super
  • Nvidia GeForce RTX 2070 Super
  • Nvidia GeForce RTX 2080 Super
  • Nvidia GeForce RTX 4070 SUPER
  • Nvidia GeForce RTX 4070 Ti SUPER
  • Nvidia GeForce RTX 4080 SUPER

E para você, qual é a melhor opção entre os dois tipos de placa? Compartilhe sua opinião com os demais leitores do Voxel usando as nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.