O que é QSMP e quem são os brasileiros no servidor de Minecraft?

2 min de leitura
Imagem de: O que é QSMP e quem são os brasileiros no servidor de Minecraft?
Imagem: QSMPWikia

Você já ouviu falar ou sabe o significado da sigla QSMP? Se a resposta é não, estamos aqui para explicar! O Quackity Survival Multiplayer é um servidor privado de Minecraft Survival Multiplayer (SMP) modificado, administrado pelo youtuber norte-americano Quackity.

A iniciativa deu vida ao primeiro servidor SMP multilíngue do mundo, integrado com um mod de tradução automática. O server QSMP conta com criadores de conteúdo de diferentes partes do mundo em seu elenco, incluindo brasileiros famosos no mundo do YouTube.

A iniciativa é resultado de esforços coletivos para unir jogadores de todo o mundo. Só no Brasil, séries como "Era do Futuro" e "Minecraft Ultimato" contribuíram para juntar várias comunidades de Minecraft. Entretanto, nenhuma delas emplacou os assuntos mais comentados do X/Twitter com mais de 100 mil pessoas quanto o QSMP.

Surgimento do QSMP

Milhares de fãs de Minecraft se unem para assistir seus youtubers favoritos em um dos servidores mais falados do momento.Milhares de fãs de Minecraft se unem para assistir seus youtubers favoritos em um dos servidores mais falados do momento.Fonte:  ForeverPlayer/YouTube 

O Brasil possui um histórico forte com séries compartilhadas de Minecraft. Um dos exemplos é o “Aventureiros”, que contava histórias de sobrevivência com visões compartilhadas dos canais "VenomExtreme", "Jarvas", "DrM4ster" e "Feromonas", ainda no ano de 2012.

O QSMP estreou em março de 2023 trazendo uma variedade de elementos como episódios em tribunal, eventos de adoção de ovos, referências a filmes e séries da cultura pop e a outros SMPs de Minecraft. Seu destaque é a interação entre os criadores de conteúdo e seus chats durante as transmissões ao vivo.

Confira abaixo como funciona o mod de tradução em tempo real:


Além disso, há elementos de humor, como situações embaraçosas, piadas sobre a barreira de idioma, e eventos surpreendentes, como um casamento entre personagens jogados pelos criadores de conteúdo. O QSMP também apresenta mods como o Qlobal Translator, que permite a tradução em tempo real entre inglês, espanhol, português, francês e outros idiomas.

História da série QSMP

O youtuber Quackity foi o responsável pelo surgimento do QSMP. O youtuber Quackity foi o responsável pelo surgimento do QSMP. Fonte:  QSMPWikia 

A série começa com um grupo de pessoas recebendo passagens de trem para "Quesadilla Island". Ao chegarem, descobrem que não é o paraíso prometido e são informados de que estão permanentemente presos, tendo que se adaptar a essa nova vida. A narrativa segue o grupo enfrentando a realidade e as barreiras de idioma para sobreviver e desvendar os mistérios dessa ilha peculiar.

Quem são os brasileiros no QSMP?

O servidor contava com streamers e criadores de conteúdo falantes de inglês e espanhol. Posteriormente, o jogo expandiu e trouxe pessoas de outras nacionalidades, como os streamers e youtubers brasileiros Cellbit, Felps, Bagi, peqitw e Mike.

Cada um dos participantes possui seu personagem próprio, moradia e história dentro do QSMP. As principais interações e lore dos personagens costumam ser registrados em redes sociais e também no Wiki do QSMP, que possui versão em português brasileiro.

Vale ressaltar, também, que o youtuber brasileiro Forever também fazia parte do grupo de brasileiros no QSMP. No entanto, após se envolver em polêmicas, o criador de conteúdo foi retirado do servidor.

Como assistir séries de QSMP?

E aí, gostou da história do QSMP? Para assistir aos episódios da série, basta acompanhar um ou mais criadores que fazem parte do servidor, acessar seus respectivos canais na Twitch ou YouTube e conferir as programações de suas lives ou cortes nas redes sociais.

Siga também o Voxel para mais notícias! Aproveite para conferir nossos vídeos diários com listas e curiosidades sobre games em nossos canais no YouTube e TikTok.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.