Atriz famosa já tentou processar GTA, mas se deu mal

3 min de leitura
Imagem de: Atriz famosa já tentou processar GTA, mas se deu mal
Imagem: Rockstar Games

Quem está de olho nas notícias referentes a GTA 6 certamente está por dentro do caso de Lawrence Sullivan. Conhecido como "Coringa da Flórida", ele exigiu que a Rockstar Games pague US$ 2 milhões por conta de um personagem que apareceu no primeiro trailer do game e tem um visual muito parecido com o seu.

Aparentemente, ele não gostou muito de ter visto a paródia, e alegou inclusive que "queria conversar" com a produtora. Isso claramente seria indício de um processo, mas não seria a primeira vez que a Rockstar enfrentaria algo do gênero.

Para quem não se lembra, a atriz Lindsay Lohan também tentou algo parecido na época de GTA 5, mas sem sucesso. A seguir, vamos relembrar como isso aconteceu.

Igual, mas diferente

Grand Theft Auto 5 chegou às lojas em setembro de 2013, e menos de um ano depois a atriz intimou a Rockstar Games na justiça. Em julho de 2014, Lindsay Lohan processou a produtora dizendo que a personagem Lacey Jonas foi inspirada em seu visual, e até mesmo a voz e linha de roupas era a mesma.

Algo que pode ter pesado contra a Rockstar nessa balança é que Lacey Jonas também é uma atriz de filmes. Ela aparece em um momento aleatório da jornada pedindo ajuda para fugir de paparazzis, algo muito comum na vida de celebridades ao redor do mundo.

Por conta dessa semelhança, o processo foi movido na corte de Nova York, mas a atriz se deu mal e teve sua apelação rejeitada.

Lindsay e Lacey comparadas lado a lado.Lindsay e Lacey comparadas lado a lado.Fonte:  TecMundo/Reprodução 

Derrota suprema

Por 6 votos a 0, a Corte de Apelações decidiu que as representações feitas pela Take-Two Interactive, empresa responsável pela Rockstar Games, não eram erradas. No entendimento da corte, essas recriações não são "nada mais que comentários culturais", e que a empresa não devia nada a Lohan.

O veredito do processo veio apenas em 2016, quando o tribunal decidiu a favor dos desenvolvedores de GTA. Para o juiz Eugene Fahey, Grand Theft Auto 5 representou uma mulher genérica, que não fazia nenhuma referência a Lohan.

“A queixa foi devidamente rejeitada porque as representações artísticas são indistintas interpretações artísticas de estilo, aparência e persona de uma jovem mulher moderna, que vai à praia e que não é razoavelmente identificável como a requerente”, escreveu Fahey.

Recorreu, mas perdeu

Após esse anúncio, a atriz ainda tentou recorrer da decisão, mas em 2018 o juiz deu a martelada final. Lohan perdeu mais uma vez, e acabou desistindo de tentar qualquer coisa contra a Take-Two Interactive e a Rockstar Games.

Mesmo com essa derrota, o "Coringa de Miami" mencionou o caso de Lohan em um vídeo recente, já que até agora a Rockstar Games não o respondeu. Na ocasião, ele chegou a dizer que "Lindsay Lohan não tinha um problema, mas ele tem".

“Temos que conversar, Rockstar. Já se passaram três dias. Eu entrei em contato com meu advogado e mostrei isso [o caso de Lindsay Lohan] a ele. […] Não é ela. Ela não tem um problema. Eu tenho um problema. Eles pegaram minha vida, minha história, e colocaram em um videogame", iniciou Lawrence em um vídeo publicado no TikTok.

"O tempo acabou, GTA. Já falei com meu advogado, ele está vindo até minha casa enquanto falamos, e vamos iniciar um processo gigante contra vocês. Se não entrarem em contato comigo nas próximas 48 horas, tomaremos medidas legais. Não estamos brincando. Eu quero meu dinheiro, GTA”, conclui o "Coringa da Flórida".

Será que o caso de Lohan vai se repetir mais uma vez? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do Voxel utilizando as nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.